09/11/10 11:22 - Atualizado há 1 ano
Depois de conscientizar moradores, a retirada dos materiais recicláveis é o momento mais estratégico da coleta seletiva em condomínios.
Assim, saber qual será a destinação dos resíduos é fundamental para assegurar que o empreendimento esteja adequado às exigências legais, além de garantir a redução de seu impacto ambiental.
No entanto, os cuidados que o síndico deve adotar variam conforme o prestador desse serviço: prefeitura, ONGs/cooperativas ou terceirizadas. Entenda melhor a seguir!
Como indicado na introdução deste guia, uma das primeiras medidas a serem tomadas pelo gestor é verificar se, no próprio município, a prefeitura oferece algum tipo de coleta seletiva.
Em alguns casos, com o engajamento de condomínios vizinhos, é possível solicitar um caminhão para retirada dos materiais. Assim, resta saber quais serão os dias em que ele passará pela sua rua e informar a comunidade, a fim de que o acúmulo de lixo não se torne um problema, atraindo pragas urbanas.
Ao firmar parceria com uma ONG ou cooperativa, também é importante que se estabeleça, com critérios que favoreçam ambas as partes, a periodicidade da retirada do lixo. Não adianta a instituição vir uma vez por mês, nem o condomínio querer que ela venha todos os dias.
Dependendo do tamanho do edifício e da sua capacidade de armazenamento, o usual é que ela ocorra de uma a duas vezes por semana.
Por outro lado, é importante que o síndico tenha um plano B, caso a ONG deixe de coletar o lixo conforme o combinado. Uma opção é ver com condomínios vizinhos quem faz a coleta seletiva por lá.
A segurança do condomínio deve estar em primeiro lugar, logo optar por organizações que tenham um CNPJ e indiquem quem vai realizar o serviço é o ideal. Pedir indicações à administradora pode facilitar essa busca.
Se não houver nenhuma dessas alternativas na sua região, é possível recorrer ao setor privado. Haverá investimento financeiro e com isso o trabalho profissional que eliminará acúmulo de recicláveis no condomínio e a destinação será correta.
O condomínio ainda ganhará uma assessoria ambiental para melhorar o processo de coleta seletiva e conscientização ambiental dos moradores e funcionários.
Na hora de escolher um fornecedor, o fato de possuir um caminhão próprio e espaço disponível no momento da coleta devem pesar na decisão. Não adianta, por exemplo, o veículo já passar quase cheio em um condomínio repleto de material para escoar.
Lembre-se também de averiguar se o prestador possui cadastro nos órgãos competentes, assim a idoneidade da empresa fica garantida.
Conteúdo SíndicoNet