21/12/20 12:55 - Atualizado há 1 ano
2020 vai ficar eternizado na memória de todos que viveram esse ano. A pandemia do coronavírus causou uma reviravolta no mundo inteiro, e é claro que os condomínios, como espelhos da sociedade, enfrentariam os reflexos disso tudo também.
Má notícia para os síndicos que, assim como os prefeitos de uma cidade, tiveram que, com braveza e muito jogo de cintura, comandar o barco em plena tempestade.
Muito do que aconteceu neste ano deve servir de lição e nunca ser esquecido. Vamos relembrar nesse retrospectiva de 2020, venha com a gente!
Com o coronavírus ainda distante do Brasil, as pautas discutidas neste mês miravam questões típicas do início de ano em condomínios, como assembleias, período de férias e combate à dengue, assim como assuntos que nunca saem de foco, entre eles, inadimplência, manutenção e segurança.
Além disso, até tivemos tempo para um conteúdo mais descontraído, com a matéria sobre o horóscopo do síndico.
Principais matérias do mês
Seguimos abordando as assembleias, mas já no início de fevereiro sobe o alerta da COVID-19 para o mercado condominial, com o caso suspeito de uma família que foi confinada em um apartamento no Rio de Janeiro após volta de viagem à China.
Principais matérias do mês
Daqui por diante, a pandemia ganha força, tumultuando a vida de síndicos que não sabem como lidar com uma situação excepcional como esta.
Para apoiar o gestor nesse processo, em 29 de março, elaboramos a primeira matéria sobre medidas de prevenção ao coronavírus em condomínios.
As recomendações iniciais ainda eram básicas (isolamento social e limpeza), mas com o avanço da doença, nas semanas seguintes trouxemos temas mais profundos e específicos, como realização de assembleias, interdição das áreas de lazer, obras nas unidades e protocolos em caso de contaminação no condomínio.
No final do mês, elaboramos um e-book gratuito que até hoje serve de manual para o síndico e também um Guia com atualizações diárias sobre o assunto.
Principais matérias do mês
Após o primeiro mês de quarentena, governo e entidades ligadas ao setor condominial passam a se organizar para propor ações concretas de combate à crise sanitária. É um amparo para as tomadas de decisão dos síndicos.
Neste contexto, o Senado aprova o PL 1.179/20 que trata das regras transitórias do Direito Privado durante a pandemia, cujo texto também contempla os condomínios. Além disso, explodem as denúncias de violência doméstica e os mais variados casos relacionados à COVID-19 e condomínios tomam o Judiciário.
Principais matérias do mês
Momento extremamente crítico da pandemia, no qual muitas cidades e estados começam a decretar lockdown, causando efeitos diretos nos costumes dos moradores (cada vez mais adeptos de serviços digitais e do home office integral) e também no bolso deles.
Com restrições ao comércio e aumento das demissões, vemos síndicos preocupados com o possível aumento da inadimplência.
Prorrogação de mandatos de síndicos cada vez mais frequentes na Justiça, aluguel de temporada com a proximidade das férias do meio do ano e obrigação do uso de máscara nas áreas comuns também são destaques.
Principais matérias do mês
Com a leve melhora no quadro de casos de algumas cidades, as prefeituras passaram a estudar a possibilidade de flexibilização da quarentena. Enquanto isso, o PL 1.179/2020 é sancionado e vira a Lei 14.010/20, autorizando a realização de assembleia virtual e prorrogando mandatos vencidos de síndicos.
Também temos a publicação da nova norma de Inspeção Predial e o SíndicoNet lançando, neste mesmo mês, o curso Gestão de Manutenção Predial, com o engenheiro e professor Felipe Lima.
Principais matérias do mês
Após quase quatro meses vivenciando mudanças bruscas provocadas pelo coronavírus, os condomínios puderam analisar os resultados e identificar tendências (nossa pesquisa confirmou muita coisa, veja abaixo).
Com boa parte das moradores em casa o tempo inteiro, a questão da convivência foi intensa, isso sem contar a busca por serviços de conveniência, como delivery, lavanderias compartilhadas, serviços a domicílio, etc.
A crise do coronavírus também comprovou que gerir um condomínio não é coisa para amadores, e assim, percebemos o aumento da procura por síndicos profissionais.
Principais matérias do mês
A flexibilização da quarentena se confirma em diversos setores da economia e os condomínios acompanham esse movimento. Ainda assim, serviços que preservam a ideia de isolamento social, como e-commerce, delivery e correspondências, mantêm o ritmo acelerado, transformando a portaria em um verdadeiro hub logístico.
Também notamos que conhecidos conflitos de convivência em condomínio se acentuam com a pandemia, provocando a atuação do Poder Legislativo.
Desde abril deste ano, 13 estados já sancionaram leis obrigando o síndico a denunciar casos de violência doméstica nos condomínios (Rondônia, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Acre, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas).
Principais matérias do mês
Neste mês aconteceram duas mudanças importantes no calendário de obrigações dos condomínios: a implantação da fase 3 do eSocial ficou para 10 de maio de 2021 e a LGPD finalmente entra em vigor.
Enquanto isso, seguimos orientando os síndicos com assuntos que não podem parar, sobretudo, a manutenção predial.
Principais matérias do mês
Lembram da Lei 14.010/20 que liberou as assembleias virtuais e prorrogou automaticamente o mandato dos síndicos por conta da pandemia? Pois é, sua vigência teve fim em 31/10, e muitos condomínios ainda não tinham regularizado essa situação, o que provocou um boom de reuniões ao final do mês.
Além disso, percebendo as inúmeras mudanças sofridas pelo mercado condominial, o SíndicoNet preparou um Workshop online e gratuito, para falar sobre os novos patamares de gestão condominial e ajudar o síndico a se aprimorar cada vez mais.
Principais matérias do mês
Com a pandemia aparentemente sob controle, neste mês abordamos temas que ajudassem o trabalho do síndico em meio a tantas mudanças e novas demandas. Em destaque, a matéria que tratamos da relação síndico, administradora e zelador - o tripé que faz a diferença para o condomínio, sobretudo, em tempos de crise.
Também em novembro, realizamos a 3ª edição do Conexão SíndicoNet, até então agendada para março de 2020, mas que devido à pandemia, foi redesenhada editorial e logisticamente falando para acontecer em formato 100% digital. Ao final do mês, prestamos uma homenagem ao Dia do Síndico (30/11) produzindo este vídeo, assista aqui.
Principais matérias do mês
Aqui reforçamos que a pandemia não foi embora e os reflexos de uma flexibilização precoce se mostram preocupantes neste fim de ano, muito em função da proximidade das tradicionais festas de Natal e Ano Novo.
Principais matérias do mês
Conteúdo SíndicoNet.