Administração
Risco de desabamento
Prédio de 14 andares no Itaim Bibi é evacuado às pressas
Por Mariana Ribeiro Desimone
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Risco de desabamento faz Defesa Civil esvaziar prédio de 14 andares no Itaim
Um prédio de 14 andares no Itaim-Bibi, na zona sul de São Paulo, foi interditado nesta quinta-feira, 13, sob risco de desabamento. O Edifício Ivany, no número 6 da Rua Desembargador Aguiar Valim, esquina com a Avenida Santo Amaro, teve três colunas danificadas por uma obra do Hospital São Luiz, vizinho e dono de parte do prédio.
Moradores tiveram de deixar o prédio e ficarão fora de casa por tempo indeterminado.
No edifício moram cerca de 100 pessoas, em 29 apartamentos, cada um de 110 m², em média. No térreo funciona uma galeria de lojas e, logo acima, há uma área usada como vestiário dos funcionários do Hospital São Luiz. Ambos pertencem ao hospital.
No começo de agosto, o hospital iniciou obras no subsolo da galeria, onde há um estacionamento usado pelos condôminos. No dia 11 daquele mês, moradores sentiram o primeiro tremor e o prédio chegou a ser evacuado por algumas horas.
A Defesa Civil foi acionada, mas nenhum risco iminente foi constatado. A garagem subterrânea, porém, foi interditada, e os carros dos condôminos tiveram de ser levados para um estacionamento particular ao lado do prédio. A conta foi paga pelo São Luiz.
Nesta quinta-feira, 13, porém, às 8h30, um forte abalo chegou a derrubar um morador da cama, segundo relatos. Às 9h10, os bombeiros, a Defesa Civil e a Subprefeitura de Pinheiros foram acionados. Os moradores tiveram poucos minutos para pegar seus pertences e sair do local.
Fonte: http://www.estadao.com.br