14/12/23 11:36 - Atualizado há 11 meses
No final de novembro, infelizmente tivemos uma tragédia na entrada de veículos de um prédio na região do Morumbi. Um casal ao chegar da rua, com sua moto de luxo, foi abordado por três bandidos, também em duas motos (uma delas furtada), no interior do primeiro portão da clausura do edifício.
Um dos criminosos apontou uma arma e atirou pelo menos duas vezes nas vítimas. Nesse momento, um policial militar de folga que passava pelo local, também em uma moto, percebeu a movimentação e parou na rua. Ele sacou a arma, e ainda de cima da moto, atirou nos bandidos, que revidaram.
Os três criminosos acabaram baleados assim como o morador do condomínio e proprietário da moto. Dois ladrões acabaram mortos assim como Dennis Roberto Ramos, uma das vítimas do assalto. O terceiro meliante foi socorrido, com vida, ao pronto socorro.
Diante deste trágico evento fica uma lição para todos os moradores de condomínios que, ao chegarem ou saírem do prédio, devem prestar atenção se não existem pessoas paradas junto aos portões, em atitude suspeita.
Se ficar inseguro, com dúvida, não entre! Dê uma volta no quarteirão e analise melhor a situação; se a dúvida persistir, entre em contato com a portaria para saber se está tudo bem. Por isso é importante que se tenha o número do telefone da portaria do edifício assim como da polícia local, em seu celular.
O mesmo é válido caso haja um veículo com passageiros parados, ou se um carro/moto tentar entrar atrás do seu no condomínio. Ao abrir o portão de pedestres, esteja atento a toda a movimentação ao redor para que não seja surpreendido por alguém que entrou no condomínio, aproveitando o portão aberto. O porteiro pode achar que é seu acompanhante e não o abordar.
Fechar o portão deixando a pessoa do lado de fora não é falta de educação e sim medida preventiva de segurança.
É importante também que fique observando se não está sendo seguido por estranhos, que estejam de veículos ou mesmo de moto.
Ao caminhar ou conduzindo animais de estimação pela rua, esteja atento a toda movimentação e analisando tudo o que acontece ao seu redor. Ao identificar um suspeito em potencial, observe suas atitudes e seus gestos e, em caso de dúvida, chame a polícia (190).
Os gestores dos condomínios devem promover treinamentos aos funcionários para terem consciência de como identificarem situações suspeitas e terem conhecimento de como acionarem a polícia em situações emergenciais.
Agindo-se preventivamente é que se poderá minimizar esses riscos e dificultar o acesso de criminosos.
(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".