domingo, 4 de janeiro de 2015
Entidade afirma que há três anos ninguém deixa currículo para o cargo. Profissionais são disputados no mercado, cada vez mais restrito. O déficit de zeladores na região de Campinas chega a 40%, segundo o sindicato da categoria. As administradoras de condomínios têm cada vez mais dificuldades em contratar profissionais e há três anos não aparecem interessados neste tipo de trabalho.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (Sinconed), Valdir Lucas Pereira, ninguém mais deixa currículo para pleitear uma vaga no setor.
“Os que tinham na categoria migraram para a construção civil”, afirma Pereira.
Com a modernização dos prédios, o zelador é hoje praticamente um gerente de condomínios e precisa entender um pouco de elétrica, hidráulica e de manutenção. A crise é tanta que os administradores têm preferido formar um profissional interno, como um porteiro.
Os zeladores que estão no mercado são disputados, o que leva a uma valorização salarial. Segundo o administrador de condomínios Marcelo Barbosa, algumas vezes a proposta chega a ser feita pelo profissional que está empregado no condomínio vizinho.
Fonte: http://g1.globo.com/