Síndico de destaque
Síndica inova comunicação no condomínio com Instagram
Com moradores jovens e conectados, Moira Mori decidiu criar perfil do condomínio de Curitiba na rede social, mantendo a comunidade engajada e bem informada
Por Gabriela Piva
21/10/21 11:24 - Atualizado há 3 anos
Desde 2018, o condomínio Edifício Orbit, em Curitiba (PR), tem entre as principais ferramentas de
comunicação com os moradores um
perfil no Instagram. A ideia inovadora partiu da síndica e moradora Moira Correia Mori, advogada de 33 anos.
No ofício há seis anos, Moira conta que a página facilita a comunicação com os outros condôminos, que são, em sua maioria, jovens, estudantes, pais e investidores, adeptos de redes sociais.
Com isso, a síndica consegue ter um maior
controle sobre
quem visualiza os comunicados publicados nos
Stories, já que este recurso do Instagram mostra ao administrador quem viu a postagem, que fica disponível por 24 horas. A divulgação também permanece publicada no
feed do perfil.
"O Instagram ajuda bastante porque eu consigo fazer um aviso de qualquer lugar em que esteja", pontua Moira. Além disso, a rede social a auxilia na comunicação com proprietários que não moram no prédio e não acompanham os comunicados afixados no elevador.
O que é publicado no Instagram do condomínio?
Moira usa o Instagram para publicar diversos tipos de
comunicados para manter a comunidade bem informada não só sobre o condomínio, mas sobre outros assuntos de interesse geral:
Regras de uso das áreas comuns;
Manutenções;
Reformas;
Avisos de concessionárias, como cronograma de rodízio de abastecimento de água;
Classificados e desapegos dos moradores;
Venda de móveis usados pelos condôminos;
Indicações de produtos e prestadores de serviços;
Orientações aos proprietários;
Campanhas de doação;
Notícias de interesse da comunidade.
Para isso, ela usa os seguintes recursos da rede social:
Posts no feed: foto com descrição detalhada do assunto abordado;
Stories;
Enquetes: no recurso disponível nos Stories, ela consulta moradores sobre data de assembleia e melhores dias para interrupção de algum serviço, por exemplo;
Destaques com diversos temas, como desapegos, avisos de concessionária, áreas de lazer etc;
Inbox: mensagens particulares, por onde ela presta atendimento.
Convivência e maior interação entre moradores
Moira usa a conta do Instagram para outros fins, como
divulgação de trabalho dos moradores. Segundo ela, a
convivência melhorou após a criação da página - há até mesmo quem se interesse romanticamente pelo vizinho e pergunte pela identidade alheia.
"Com segundos interesses ou não, os laços entre os moradores aumentaram. As pessoas acabam vendo quem é o vizinho, quem está ali [no Instagram], puxando uma conversa, adicionando... É bem legal", diz.
Como a conta foi criada?
Para criar a página, Moira reuniu o conselho para saber se poderia levar a ideia adiante. Com uma decisão positiva, a síndica abriu a conta no aplicativo e criou regras para o seu uso.
A página, que é fechada para o público geral no intuito de proteger os dados condominiais, possui grande adesão dos moradores: tem 109 seguidores de um total de 185 unidades.
"Eu acho um número bom, bem bacana. A maior adesão conquistada é nas visualizações dos stories, superior às curtidas e comentários", detalha Moira.
Ela também aproveita o perfil para fazer atendimentos aos moradores por meio das mensagens "inbox", que entram após a visualização dos Stories ou mensagem direta.
Além do Instagram, a síndica e advogada fez uma lista de transmissão no WhatsApp para enviar avisos e comunicados aos condôminos que não têm conta na rede social.
Passo a passo para criar uma conta no Instagram do condomínio
Se você gostou da ideia e gostaria de experimentar esse meio de comunicação em seu condomínio, confira o passo a passo para levar adiante e ter uma implantação bem-sucedida:
-
Avaliar se o perfil do Instagram vai atender às necessidades do condomínio;
-
Levar a ideia para deliberação da assembleia ou reunião de conselho;
-
Definir regras de uso do Instagram. Por exemplo: quem pode participar, o que será publicado e se haverá atendimento;
-
Criar o perfil e divulgá-lo para todos os proprietários e moradores;
-
Definir se terá plano de postagens ou se será usado para assuntos mais emergenciais;
-
Gerenciar o Instagram.
Queremos
ouvir a sua história também! Você tem feito algo de
inovador no seu condomínio?
Comente abaixo ou envie e-mail para
imprensa@sindiconet.com.br: seu relato pode virar a nossa
próxima pauta!