06/09/21 07:46 - Atualizado há 3 anos
“Vivemos num país com constantes alterações legislativas que impactam no cotidiano dos condomínios e na relação locatícia, sendo de extrema relevância que todos os processos que envolvem as atribuições de uma administradora estejam preparados e rapidamente ajustados para esses desafios”, avalia Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (ABADI).
Nesse sentido, a ABADI exerce a importante função de sempre manter as administradoras de condomínio associadas atualizadas com informação, comunicados e treinamento.
Com cerca de 140 associados e atuação em todo o Estado do Rio de Janeiro, e em outros estados da Federação, a associação tem um olhar atento que abrevia, e muito, os procedimentos de adaptação às novidades obrigacionais dos condomínios. Isso confere a segurança na adequada prestação de serviços das administradoras.
Não basta só a tecnologia. O entendimento correto da informação e sua disseminação rápida aos síndicos e condôminos são imprescindíveis para qualquer gestão.
A associação conta com especialistas para preparar as administradoras com vistas à transformação digital do ecossistema. Para isso, busca constantemente pessoas com expertise comprovada nos diversos temas que envolvem uma administração imobiliária, estabelecendo uma conexão com atores integrantes do universo digital.
“Temos consciência das rápidas transformações dos tempos atuais e da imperiosa necessidade de todas as empresas estarem antenadas — seja para uma qualitativa e revolucionária prestação de serviços aos condomínios ou pela otimização de seus processos internos gerenciais, objetivando melhores resultados”, resume o diretor.
A ABADI exerceu, e ainda está exercendo, um papel muito importante na crise sanitária. Diante do desafio imposto pelas restrições sociais e das inúmeras leis e decretos editados e sancionados em caráter emergencial, a associação passou a produzir materiais diversos — cartilhas, manuais com informação relevante — e a liderar reuniões, criando um ambiente compartilhado para a solução dos problemas e orientações às associadas e, sobretudo, para os síndicos.
Certamente muitas administradoras teriam dificuldade de enfrentar os desafios deste período anômalo, se não tivessem uma associação comprometida com os seus propósitos.
“Os síndicos que apresentaram dúvidas de como agir e tomar ações internas nos seus condomínios encontraram na ABADI, através de suas associadas, um norte e um porto seguro para as medidas decisórias e desafiantes, estabelecendo um equilíbrio num momento tão especial”, diz Borges.
“Uma administradora que busca ser certificada passa por uma análise criteriosa que abrange mais de 150 itens, em que são verificados desde sua estrutura física, capacidade técnica em áreas contábil, fiscal, administrativa, idoneidade financeira, formação do corpo diretivo e gerencial e tantos outros. Por isso, poderíamos descrever como sinônimos: Competência, Capacidade e Segurança”, explica Pedro Carsalade, diretor geral do Procondo.
O Procondo foi pensado para o síndico. Para isso, foi buscar no Bureau Veritas, líder em certificação no mundo, o parceiro ideal para que o programa fosse realizado sem qualquer interferência de "players" do mercado. “Esse é seu diferencial. Isso é o que credencia para o sucesso”, define Carsalade.
Com a certificação, a administradora terá em mãos uma importante ferramenta de gestão. Carsalade explica:
“Uma radiografia de sua empresa, que mostra como ela está para o mercado e o que precisa melhorar. Apesar de serem muitos itens a se avaliar, todos são plenamente factíveis e de fácil implementação, quando o objetivo é a excelência na prestação de serviços”.
O programa já conta com 19 empresas certificadas no Rio de Janeiro em números absolutos. Se considerarmos o percentual de condomínios que essas empresas administram, a representatividade é bem grande, cerca de 30% do mercado.
A certificação independe do tamanho da empresa. “Queremos certificar seu serviço e sua capacidade em prestar um bom serviço, tenha ela 50 ou 1000 condomínios administrados. O que o Procondo busca é trazer mais profissionalismo ao mercado, facilitando a tomada de decisões do síndico”, diz.
O processo é bem rápido, acrescenta, e tem quatro passos:
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.