15/09/20 05:01 - Atualizado há 4 anos
Por Rafael Lauand*
Antes de começarmos a falar sobre vendas para você Síndico Profissional, queria recomendar meu artigo anterior (aqui mesmo no Sindiconet): Marketing Digital para o síndico profissional.
Como você sabe, marketing e vendas andam de mãos dadas, são inseparáveis, melhores amigos, e por isso, considere esse artigo como uma continuação do anterior.
Agora, queria entrar rapidamente no conceito de omnichannel, que é uma estratégia de uso simultâneo e conectado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de alinhar a relação entre online (internet) e offline (eventos, imprensa, etc.). Ou seja, é estar em todos os canais – ou ao menos em grande parte deles – para atingir mais pessoas, mas sempre de maneira personalizada. Com tudo isso, a ideia final é a melhor experiência do cliente, começando pelo seu primeiro contato com ele, até o pós-compra.
Como um Síndico Profissional 4.0, fazer sua primeira venda através de canais digitais é tão simbólica quanto necessária.
Completar a primeira venda online parece bem direto ao ponto do nosso papo de hoje, porém quero apontar que o otimismo e a tranquilidade que esse primeiro passo traz pode ser o maior ponto de virada do seu negócio.
No entanto, não deixe que o simples conceito de uma primeira venda online (ou não) o engane. Obter esse primeiro cliente às vezes pode ser uma longa e árdua batalha.
Como esse artigo levou um tempinho para eu conseguir reunir tudo para você, ele vai ser um pouco mais longo, então aproveite para se alongar, pegar o nosso tradicional café e vamos lá!
Se você ainda não tem um blog associado à sindicatura profissional, então você está perdendo o potencial ilimitado de marketing de conteúdo.
primeiros resultados em mecanismos de busca como o Google.Uma maneira simples, mas altamente eficaz de começar com o marketing de conteúdo para o seu negócio é pensar: ‘Qual pesquisa meu Cliente faria no Google?’. Usando seu blog, você pode responder a essas perguntas como artigos individuais.
Como exemplo, os visitantes do blog do Contabilizei estão interessados em aprender sobre e-contabilidade, tributos, entre muitos outros tópicos.
Por causa disso, a Contabilizei cria conteúdos que classificam para termos como "contabilidade online" e "como fazer o imposto de renda de sua empresa", fazendo com que as pessoas que estão pesquisando esses termos encontrem seus conteúdos e serviços.
oferecer dicas, tutoriais e recursos relacionados aos seus serviços. Se você pode criar um conteúdo relevante de forma bastante regular, você começará a ver o poder do marketing de conteúdo através de compartilhamentos de mídia social, mecanismos de busca e assim por diante.
Construir uma lista de e-mails para fins de marketing é absolutamente essencial. Você sabia que 60% dos profissionais de marketing entrevistados, em uma pesquisa da MarketingSherpa, descobriram que o e-mail marketing mais que dobrou os retornos de suas vendas? Um número difícil de ser ignorado por Síndicos Profissionais ou qualquer outro profissional, não é mesmo?
Ter uma lista de e-mails de clientes anteriores e potenciais significa que você pode enviar suas informações, promoções e conteúdo para a caixa de e-mail pessoal deles. Em contraste, as atualizações feitas em sua página do Facebook e no Instagram quase nunca serão capazes de alcançar todos seus seguidores.
Comece a construir sua lista de e-mails hoje, incluindo um formulário de assinatura de e-mail em algum lugar perceptível em seu site!
Em alguns casos, patrocinar um evento pode fazer maravilhas para o seu negócio. Porém em outros, pode ser uma imensa perda de tempo e recursos. Para evitar o último, você precisará fazer sua lição de casa.
Primeiro, você deve garantir que selecionou o evento certo para patrocinar. Procure por eventos onde os participantes realmente estão interessados em seus serviços e, em seguida, descubra quantos consumidores estarão presentes.
Uma vez que você tenha uma ideia aproximada sobre os diferentes tipos e tamanhos de eventos, você pode começar a classificá-los por custo.
Fora os estudos, também têm as pessoas e, é importante evitar enviar apenas um pequeno grupo de profissionais de marketing e vendas para simplesmente montar uma mesa, distribuir panfletos e canetas. Se houver clientes em potencial, você precisará ser mais criativo do que isso para construir relacionamentos.
Tente ser criativo com a demonstração do seu serviço e os seus diferenciais para contar sua história como Síndico Profissional (e não deixe de fora carreiras e experiências passadas).Fazer as pessoas interagirem e fornecer pequenos mimos para isso (aqui que entra os brindes), como cupons e adesivos gratuitos em troca de assinaturas de lista de e-mail e mídias sociais.
Eu nem preciso citar o Conexão SíndicoNet aqui por que você vê a LAR.app lá todos os anos e já deve ter entendido a ideia.
E não se esqueça que toda essa criatividade fica ainda mais acentuada nos eventos online - que vieram para ficar.
A Internet está repleta de blogueiros, influenciadores, jornalistas, empreendedores e etc. (parece que tem nome para tudo hoje em dia, né?) de uma ampla gama de indústrias e nichos.
Busque se aproximar desses formadores de opinião do mercado condominial.
Pode parecer difícil, mas começando pelo básico e mergulhando no setor para conhecer muitos síndicos e curiosos, a cada pessoa que você conhecer você estará mais próximo de um influenciador.
Uma vez que você esteja com contatos mais próximos de formadores de opinião, enviar uma amostra do seu trabalho (com informações relevantes) pode ser uma iniciativa importante, porém, aqui a dica é chamar a atenção.
Para chamar a atenção de pessoas influentes (de qualquer setor) fuja do tradicional cerco em eventos. Chame a atenção por alguma coisa inesperada e tente buscar uma oportunidade em que você possa ser apresentado diretamente e comece com uma pergunta sobre o mercado que desperte o real interesse em uma conversa sobre o assunto. Se tudo der certo, peça para tirar uma foto para registrar o momento e marque o formador de opinião.
proporcionar um aumento no tráfego do seu site e nos seguidores das suas mídias sociais, mas também pode ser considerado um ‘selo’ de aprovação de especialistas do setor.Esses influenciadores fornecerão resultados mensuráveis após um possível compartilhamento ou post, e você provavelmente aumentará o status do seu serviço aos olhos de potenciais clientes.
Lembra da importância do marketing de conteúdo que comentei ali em cima? Pois bem, entrevistar um influenciador da indústria é um exemplo primordial de como criar um conteúdo épico (ou seja, mais relevante do que o relevante).
Essas entrevistas funcionam muito bem porque são situações ganha-ganha. O entrevistado fica mais exposto, enquanto o entrevistador coloca as mãos em algum conteúdo quente para sua publicação, que neste caso, é o seu blog.
Aproveite ao máximo a entrevista fazendo perguntas relevantes envolvendo não apenas suas vidas e carreiras, mas também sobre o setor condominial como um todo.
Isso garantirá que os fãs do influenciador experimentem te acompanhar nas redes sociais e blogs, enquanto outros valorizarão seus conselhos como Síndico Profissional.
O AdWords é a rede de publicidade paga por clique extremamente popular do Google que permite que os empresários digitais (e Síndicos Profissionais) coloquem anúncios em quase todas as páginas de resultados de pesquisa do Google, vídeos do YouTube e sites parceiros. Quem não gostaria de ficar entre os três primeiros de uma consulta de pesquisa para acelerar as vendas?
Faça um teste, vai ali no Google e note o que aparece quando você digita “computador”. Veja que o primeiro resultado é um anúncio pago de uma grande rede varejista. E se você for ainda mais específico e acrescentar o nome dessa Varejista à palavra “computador” você encontrará a varejista ali.
A beleza do AdWords está em sua velocidade e alcance maciço. Em poucos minutos, você pode configurar e iniciar uma campanha publicitária que recebe seu texto, imagem ou até mesmo anúncios de vídeo vistos por navegadores em toda a web.
Usando as opções de campanha do Google, você pode criar anúncios direcionados que são acionados e exibidos ao lado de pesquisas do Google quando os navegadores da Internet buscam palavras-chave predefinidas. Além disso, seus anúncios também podem aparecer em sites e artigos que contêm palavras-chave semelhantes.
E tudo isso não se limita ao Google, tá? Temos outras opções como o Bing ou o Yahoo.
Tentar vender seus conteúdos e mídias sozinho pode ser uma tarefa difícil, então por que não compartilhar a carga com os outros?
Marketing de afiliados é quando você deixa outras pessoas comercializarem seus serviços e enviar tráfego de sites. Em troca, você paga a eles uma porcentagem de qualquer venda que se origine de seus esforços (cada negociação é um diferente, mas no geral vai nessa linha).Seus esforços de marketing podem ser acompanhados dando-lhes links exclusivos contendo um código no final do link, apenas para eles.
Aqui vai um exemplo: um proprietário de site pode postar seu link de afiliado para uma camiseta verde que está à venda em seu site. Se um dos visitantes do site clicar no link e comprar a camiseta verde, você terá feito uma venda, e como afiliado, o proprietário do site terá direito a uma porcentagem dessa venda.
O sucesso dessa estratégia depende muito dos serviços que você vende, bem como da porcentagem de comissão que você recompensa seu parceiro afiliado, porém acredito que o serviço de sindicatura profissional se encaixa bem aqui.
Revisar (e agir) sobre análises de sites é primordial. O comportamento de todos os visitantes (potenciais clientes ou leads - potenciais clientes com dos quais você já possui as informações ou tem algum relacionamento) do site da entrada para a saída ajuda você a entender porque você está vendendo, e ainda mais importante, porque você não está.
As estatísticas (ou análises) do seu site mostrarão o que seus clientes estão fazendo em seu site, incluindo quais páginas da Web eles digitam, o tempo que passam em páginas específicas e a rota que eles tomam para deixar seu site. Ocasionalmente, algumas ferramentas exibirão informações adicionais, por exemplo, com que frequência um cliente visita seu site.
Google Analytics (de novo o Google? Sim, eles dominam o tráfego web no Brasil, não tem como evitar) é um serviço completamente gratuito, permitindo que você consiga medir seu tráfego de mais maneiras do que você pode pensar.
As pesquisas de consumo e necessidades são uma ferramenta ideal para obter uma opinião sincera. Ao contrário de seus amigos e familiares, os consumidores não têm escrúpulos em ferir seus sentimentos, por isso, sempre faça pesquisa com eles.
Use o Google para pesquisar alguns fóruns ativos que possam se relacionar diretamente com seu mercado. Quando você postar, escrever ou comentar, certifique-se de que não está infringindo nenhuma regra do fórum quando promover sua marca ou serviços. Conheça os limites e restrições do fórum e se atenha a eles.
Você pode sentir a tentação de postar e promover descontroladamente, mas mantê-lo profissional. Nenhum fórum tolerará promoção constante ou posts cheios de links para o seu site. E por que eu disse isso se você já sabe? Dá uma revisada aqui no SíndicoNet, pois oportunidades não faltam e ainda dá tempo de você se destacar.
Porém, encontre ou crie o grupo certo, um com Síndicos Profissionais complementares (mas não competitivos), fornecedores e concorde em promover e apoiar uns aos outros.
Aqui a palavra de ordem é qualidade, encher um grupo de gente não vai ajudar, muito pelo contrário.
Por exemplo, se você dirigisse uma loja de roupas online, os candidatos ideais da comunidade podem incluir joias e calçados. Essencialmente, as lojas com as suas parcerias são semelhantes o suficiente para poder promover e compartilhar conselhos, mas não o suficiente para criar um conflito de interesses. No caso dos Síndicos Profissionais, vocês podem se separar por região, tamanho de condomínio atendido e por aí vai.
É importante admitir que não é o que você sabe, é quem você conhece. Uma pequena pausa para destacar que o que você sabe pode abrir portas para quem você conhece e vice-versa. Volta ali no tópico dos influenciadores para revisar.
O truque é construir relacionamentos com outros que estejam intimamente alinhados ao seu negócio, mas não concorrentes diretos. não deixe de se relacionar e aproximar dos seus concorrentes direto, tá? É bem importante que a categoria de Síndicos Profissionais seja mais unida para crescer em conjunto.
O LinkedIn Groups também é uma maneira estelar de se envolver com outros síndicos e empresários do mundo condominial. Há grandes quantidades de grupos públicos e privados criados para nichos específicos, permitindo que você poste perguntas e converse com outros membros.
Como citei no tópico 2, o Instagram vai entregar seus posts para uma pequena parcela dos seus seguidores. Contudo, só no Brasil, essa plataforma conta com 65 milhões de usuários ativos. Dificilmente seu público-alvo não estará lá!
Aproveite seu perfil pessoal do Facebook e sua página de Síndico ou Sindicatura Profissional para se envolver com amigos, familiares e conhecidos e fazer com que as pessoas falem sobre seus serviços. Seja criativo com atualizações de status e interaja em grupos públicos e páginas de fãs relevantes para o seu nicho.
Também é importante ter em mente os anúncios do Facebook. Assim como no AdWords, você pode criar campanhas direcionadas para atrair ikes, fazer vendas e promover sua marca.
A bela simplicidade do Twitter é o que o torna uma das formas mais eficazes de se envolver com seu mercado-alvo. Não usa? Eu recomendo.
Um excelente método para encontrar potenciais clientes é procurar proativamente pessoas twittando perguntas sobre sua indústria e chegar a eles de uma maneira útil.
A ideia é não lançar ou mesmo mencionar seus serviços – basta ser útilolharão mais para você como referência de Síndico Profissional.Se você precisa de alguns exemplos da vida real de como pregar o marketing do Twitter, dê uma olhada no perfil do Twitter da XP Investimentos, que poderia te ensinar uma coisa ou outra.
Agora é com você! Para ser um Síndico Profissional 4.0 é fundamental que você seja um empresário/empreendedor omnichannel e falaremos mais sobre isso no nosso próximo encontro. Existe algum tema que você gostaria de ver por aqui? Deixe nos comentários para que eu possa ver!
Obrigado pelo café e até a próxima!
(*) Rafael Lauand (@rafalauand) é Engenheiro de Produção formado pela UFPR; especialista em controladoria e finanças pela UFPR; especialista em 'Data Science' pela John Hopkins University; sócio-fundador da LAR.app Administradora de Condomínios; professor do INSPER no curso de Direito das Startups; e conselheiro de empresas de tecnologia. Rafael foi um dos pioneiros no mercado de startups da geração 'mobile', com atuação desde logística à saúde, e também teve experiência como sócio de algumas startups de tecnologia brasileiras.