Ricardo Karpat

Síndico profissional

Como romper barreiras e chegar ao primeiro cliente?

Por Mariana Ribeiro Desimone

20/04/18 09:55 - Atualizado há 6 anos


Por Ricardo Karpat*

Muitos profissionais estão se deparando com o mesmo dilema: como romper a barreira e se tornar, de fato, um Síndico Profissional? Como qualquer inserção em uma nova profissão, não é fácil ultrapassar o obstáculo inicial, afinal quem vai dar a primeira oportunidade para uma pessoa que ainda não teve experiência prática como Síndico Profissional?

Mas ninguém nasce tendo experiência numa função, a pessoa se torna experiente. Todos tiveram a primeira oportunidade em algum momento, todos se depararam com as dificuldades de entrada num determinado mercado.

A primeira coisa que o profissional precisa buscar é um curso de reconhecimento, pois além de lhe agregar conhecimento, o certificado vai lhe abrir portas. Como exemplo, vale a pena citar as universidades reconhecidas que fazem com que os alunos tenham preferência no processo seletivo.

Os profissionais que derivam da área, como gerentes de condomínios e advogados especialistas no segmento, têm uma grande vantagem competitiva, pois suprem a não experiência como Síndico Profissional com essas atividades.

Para quem nunca trabalhou com nada relacionado ao assunto, uma dica muito importante é conseguir um estágio, informal mesmo, ajudando um Síndico Profissional já atuante. Isto, além de trazer vivência, vai agregar no currículo.

Falando em currículo, suas experiências anteriores devem ser direcionadas ao mundo condominial. Exemplificando: Foi gestor de uma equipe: tem experiência em comandar funcionários; é engenheiro: tem conhecimento de manutenção; é contador: poderá controlar muito bem as prestações de contas do condomínio; e por aí vai.

Por fim, um produto só é comprado quando os possíveis compradores sabem que ele está à venda. Sendo assim, você deve informar ao maior número possível de pessoas que agora é um Síndico Profissional, que está se qualificando, fazendo cursos, realizando estágios, indo a eventos e tudo o mais.

Uma excelente forma de propagar essa notícia são as mídias sociais. Além delas, comente pessoalmente com os amigos, apresente seus serviços às pessoas que podem lhe contratá-lo ou recomendá-lo. Normalmente, a primeira oportunidade vem de uma pessoa que já lhe conhece e confia em você, mesmo sem experiência específica no segmento.

*Ricardo Karpat é Diretor da Gábor RH, administrador de empresas especializado em recursos humanos e possui experiência profissional de 15 anos no segmento de condomínio