Ajuda de crianças colabora para melhor uso das áreas comuns
Por Mariana Ribeiro Desimone
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Condomínio de Curitiba adota síndico e conselheiros mirins
Condomínio possui 72 apartamentos; reuniões ocorrem há quatro meses.
Um condomínio do bairro Barrerinha, em Curitiba, decidiu inserir as crianças na busca por soluções dos problemas vivenciados pelos moradores dos 72 apartamentos. A ideia partiu do síndico do condomínio e as reuniões com as crianças ocorrem há quatro meses.
“Nós perguntamos quem gostaria de ser a síndica e ninguém se manifestou. Ficaram tímidas. Então, nós demos a ideia de fazer a eleição nominal (...). Foi eleita a Mariana com a maioria dos votos”, contou o síndico Roberson Ludgero. Os outros três mais votados viraram conselheiros.
O primeiro problema levantado foi a falta de um lugar para andar de bicicleta, patinete e skate, já que no estacionamento essas brincadeiras sempre foram proibidas. Por sugestão das próprias crianças foi construída uma ciclovia em uma área verde que ninguém usava. Hoje é o lugar preferido de todos.
As crianças não só brincam como também cuidam do novo espaço. Juntar o lixo, por exemplo, foi a última tarefa que assumiram. E eles já pensam em melhorias no espaço. O conselheiro Eron Blum do Prado, de nove anos, afirmou que é preciso uma mesa para que as crianças façam piquenique. “No chão tem muita formiga”, contou Eron.
As crianças entenderam rápido que para ter direitos é preciso assumir deveres, entenderam o que é cidadania. E para este Dia das Crianças, a síndica e conselheiros mirins comandaram uma arrecadação de brinquedos no condomínio. Cada bloco de apartamentos encheu uma caixa para doação.
“Muitas vezes a agente tem muitos brinquedos que não usa e a gente deveria doar para as crianças que as vezes não tem nem comida em casa ou mesmo uma casa”, disse a conselheira Isabela Ludgero, de 12 anos.