14/04/20 03:35 - Atualizado há 4 anos
Por Marcelo Moreira Duarte*
Em tempos onde os moradores são obrigados ao isolamento social, os síndicos usam da tecnologia para manter assídua a comunicação com todos os condôminos, além de manter em dia os sistemas financeiros e gerenciais do condomínio.
Com esse sistema, as assembleias do condomínio são realizadas através das plataformas digitais das administradoras. As pautas são disponibilizadas nesse ambiente virtual e restrito, e os condôminos podem ter acesso às discussões, participarem dos chats, e até mesmo, à leitura de documentos e propostas inerentes à pauta.
Durante o período que a assembleia fica disponibilizada, o condômino entra a qualquer hora. Quando se sentir confortável e com pleno entendimento do assunto, faz o seu voto. É simples, fácil e com total comodidade sem precisar sair do apartamento.
Utilizando de plataformas 100% digitais e de aplicativos, os síndicos que já possuem os sistemas de gerenciamento eletrônicos, mantêm os compromissos com seus fornecedores e todos os pagamentos em dia, garantindo a transparência e o controle de todas as obrigações fiscais e trabalhistas, com facilidade, tendo mais tempo para outras rotinas do condomínio.
As leituras de ponto dos funcionários são todas feitas através da digital de cada colaborador, por biometria, que também garantem a segurança na coleta dos dados e, consequentemente, a rapidez na elaboração da folha de pagamento, garantindo a entrega de holerites, os pagamentos de salários e de benefícios.
Os holerites são enviados no e-mail do funcionário, antes do pagamento ser realizado, permitindo até mesmo correções antecipadas se necessárias, para efetivação do depósito do salário.
Os benefícios de alimentação e transporte são garantidos através dos cartões, assim como o pagamento do salário em conta corrente.
Além de tudo isso, os moradores podem acompanhar todo o processo, cargos e funções dos empregados do condomínio no mesmo painel eletrônico.
Os sistemas digitais integrados, garantem também que o síndico possa tomar decisões mais rápidas e com segurança, deliberar sobre acessos às áreas comuns, tais como: aluguel do salão de festas e acessos aos ambientes reservados, pois consegue restringir e bloquear as reservas em um clique através de seus painéis eletrônicos, que gerenciam todo o residencial.
Controles de acessos à portaria também são gerenciados pelo síndico que conta com uma parametrização e pode autorizar quem entra e sai do condomínio com segurança e facilidade.
Outro caso são as mudanças e seus agendamentos. Em épocas de crise, o síndico consegue impor regras emergenciais e colocar em prática, em frações de segundos, com apenas alguns comandos através dos sistemas.
Nos planos de contingências e na necessidade de se levar uma informação mais rápida, o síndico pode, a qualquer momento, enviar notificações diretamente aos moradores, que são lidas na mesma hora através de seus aplicativos e e-mail.
Moradores também podem publicar nos canais do condomínio e fazer interação com seus vizinhos, tudo moderado pelo administrador e, além disso, registrar ocorrências tanto para o síndico, como para a administradora, obtendo um número de protocolo e acompanhando 24h o status do seu pedido.
Por fim, a tecnologia dentro dos condomínios é uma via de mão única, já chegou e para ficar, não se tratando de um capricho ou coisa do futuro.
Trata-se de uma necessidade presente e imprescindível para que o síndico possa realizar com segurança, transparência, rapidez e excelência, o atendimento aos seus moradores e a administração do condomínio.
(*) Marcelo Moreira Duarte é palestrante e fundador da administradora Sigecon Condomínios e um entusiasta da vida em condomínios.