24/08/20 02:15 - Atualizado há 4 anos
Quando o tema “coleta de lixo” entra na pauta do dia, lá vem aborrecimento. Pelo menos, até ontem, era assim em muitos condomínios.
Por mais boa vontade das partes — síndico, funcionários e moradores —, a gestão dos resíduos sólidos não é uma tarefa simples.
Ainda mais agora, com a pandemia, muitas pessoas estão passando praticamente o dia inteiro em suas unidades. De acordo com dados da prefeitura de São Paulo, os resíduos recicláveis aumentaram em 25%.
fazer a separação, o armazenamento e a destinação do lixo de maneira correta e eficiente envolve conhecimento técnico, estrutura, dinheiro, contratação de terceiros e boas parcerias.
E, quando não se cumpre as etapas necessárias desse processo, aparecem as consequências — desde as sanitárias, como o odor, a sujeira e o risco de atrair insetos e outros bichos, além de doenças; até as financeiras, que envolvem multas.
Qualquer que seja o problema, isso vai afetar o condomínio e respingar na gestão do síndico.
“Devido à Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas são obrigadas a realizar a Logística Reversa, e nós ajudamos interligando-as com os condomínios que precisam da Coleta Seletiva. Basicamente, nossas parceiras (Tetrapak, Ambev, Natura, Nestlé etc.) patrocinam a implementação e os contêineres em comodato para o condomínio”, conta Alexandre Furlan Braz, diretor comercial do Instituto Muda.
Do outro lado dessa interação coordenada pelo Instituto Muda está o condomínio, que paga somente a operação (coleta). Na iniciativa Adote um condomínio, o Muda, em parceria com o SíndicoNet, está selecionando 50 condomínios, até o dia 09/10, para serem patrocinados por grandes empresas.
Todos os materiais são 100% destinados como doação para as cooperativas de baixa renda, que emitem os créditos de logística reversa às patrocinadoras.
O que as empresas patrocinam?
Implementação
Contêineres ecológicos
O valor de R$ 10,00 por apartamento/mês ou um mínimo de R$ 500,00 até 50 apartamentos, em um contrato mínimo de 1 ano.
“Todos os serviços e produtos são fornecidos pelo Instituto Muda com 100% de mão de obra própria”, informa o diretor.
Além do patrocínio, o condomínio consegue:
O Adote um condomínio gera economia, patrocínio, descontos e ainda contribui com o meio ambiente e com a sociedade. Todo mundo sai ganhando.
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.