Administração

Tecnologia em condomínios

Terceirizadas oferecem soluções informatizadas para melhorar segurança

Por Mariana Ribeiro Desimone

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


 Soluções informatizadas contribuem para tranquilidade de moradores de condomínios

Problemas com a segurança de condomínios são cada vez mais frequentes. Só na Grande São Paulo, por exemplo, o número de arrastões em condomínios residenciais registrados no primeiro semestre do ano já supera todas as ocorrências apuradas ao longo de 2011. Entre janeiro e junho, foram 18 invasões, ante as 13 registradas durante os 12 meses anteriores, conforme números da Polícia Civil.
 
Para diminuir esses índices e aumentar a segurança dos condomínios, a Portoserv, conjunto de serviços para condomínios residenciais e comerciais desenvolvido pela Porto Seguro, oferece soluções informatizadas que contribuem com a tranquilidade dos moradores. 
 
Ao contratar os serviços da Portoserv, os condomínios ganham um computador com acesso a um exclusivo portal de serviços informatizados, que possibilita, entre outras funcionalidades: cadastrar dados de identificação dos condôminos; controlar o fluxo de correspondências; armazenar informações de entradas e saídas de pessoas; e registrar ocorrências, informatizando o tradicional “Livro de Ocorrências”. 
 
Os dados inseridos no portal não ficam salvos no computador do condomínio. São armazenados nos sistemas da Porto Seguro, evitando a perda das informações em uma possível ocorrência. E o síndico pode acessar o portal de forma segura, de qualquer local com acesso à Internet. 
 
“Com as informações armazenadas fora do condomínio, evita-se a possibilidade de perda e, ao mesmo tempo, agiliza-se a tomada de providências em casos em que as imagens e registros são importantes para prevenir e solucionar eventuais problemas de segurança”, explica Mauro Mandeltraub, gerente da Portoserv. “Outro objetivo é facilitar a gestão do condomínio pelo síndico ou administrador condominial, que tem a comodidade de poder acessar as informações sempre que precisar”, acrescenta. 
 
A Portoserv reúne soluções que abrangem de serviços terceirizados (portaria, limpeza, zeladoria, segurança, entre outros) e de manutenção (portões, bombas, interfones, hidráulica e elétrica, entre outros) a portal informatizado para acompanhamento de registros diversos (entradas e saídas de pessoas, ocorrências, etc.), a fim de facilitar a gestão de síndicos e administradores. 
 
Os serviços da Portoserv podem ser contratados por condomínios da Grande São Paulo e cidades do litoral paulista, mesmo que não sejam segurados Porto Seguro. Estruturados em três grupos*, os serviços atendem aos empreendimentos em suas necessidades de profissionais, manutenção e reparos emergenciais que também podem ser solicitados gratuitamente pelos condôminos, 24 horas por dia, como chaveiro, desentupimento, elétrica e hidráulica básica, telefonia, entre outros. 
 
Ainda de acordo com Mauro Mandeltraub, uma série de tendências justifica a maior procura dos condomínios por atendimento especializado em serviços e gestão. “A qualidade dos serviços e o preparo dos profissionais que os executam são características cada vez mais valorizadas pelos condomínios, que também prezam pelo investimento feito para terem esse retorno e a variedade de atendimentos disponíveis”, explica. “Quanto à gestão, é importante destacar que a atividade do síndico está cada vez mais profissionalizada. Muitos, inclusive, não residem no condomínio, por isso demandam mais praticidade na administração. Aí, entra também a importância da informatização, outra tendência fortemente verificada nos condomínios”, completa. 
 
Os serviços oferecidos pela Portoserv estão distribuídos em três categorias principais*: Manutenções Periódicas, Reparos Emergenciais gratuitos e Serviços Terceirizados. O síndico ou administrador condominial opta somente pelos serviços que selecionar dentro de cada categoria, de acordo com as necessidades do local. 
 
Todos os atendimentos seguem o padrão de qualidade Porto Seguro e são executados por profissionais que passaram por rigoroso processo seletivo, participam de treinamentos constantes e contam com uma política de benefícios (que inclui, por exemplo, Seguro Saúde, Previdência Privada e Participação nos Lucros) que favorece a sua fidelização. [3]
 
“Dessa forma, aliamos qualificação profissional, indispensável na prestação de um bom serviço, a iniciativas que ajudam a diminuir a rotatividade de funcionários, problema ainda comum em muitos condomínios. Também vale ressaltar que, no atendimento terceirizado, o condomínio fica desobrigado quanto a responsabilidades e encargos trabalhistas, que podem comprometer as finanças quando não são bem administrados”, comenta Mauro.

Fonte:http://www.segs.com.br