14/08/12 04:13 - Atualizado há 7 anos
Que a portaria é uma área que merece muito cuidado e atenção, todos sabem. Porém, esse local deve ser guardado por alguém que seja capaz de tomar decisões corretas rapidamente.
Para avaliar o nível dos profissionais da portaria do seu condomínio, o SíndicoNet, com ajuda de especialistas, elaborou um pequeno teste para os porteiros.
São catorze questões de fácil entendimento e múltipla escolha. A ideia é que o síndico, dessa forma, tenha um instrumento a mais para medir a necessidade de reciclagens e cursos daqueles que ocupam a “porta da frente” do condomínio – seja essa pessoa funcionário do condomínio ou de uma empresa terceirizada.
Caso os profissionais não tenham se saído muito bem, não se preocupe. Aposte em mais treinamento e em uma conversa amigável; esses são os primeiros passos para que a situação entre nos eixos.
Se os funcionários forem terceirizados, você pode pedir para a própria terceirizadora aplicar o questionário, sob sua supervisão. Em caso de resultados abaixo do esperado, cobre da empresa por providências de melhorias.
Mas não se esqueça que o condomínio também deve fazer a sua parte e oferecer boas condições de trabalho para o porteiro.
O ideal é uma portaria blindada, bem ventilada e ergonômica para o profissional. Deixar o porteiro em um ambiente abafado, sem boa vizualização da rua, e sem conseguir se comunicar com ninguém é receita certa para que o profissional enfrente ainda mais dificuldades no seu trabalho.
Dica: faça o download do teste no final desta página, e veja como andam seus profissionais de portaria!
Caro profissional,
Cuidar bem da portaria é sinônimo de segurança para todo o condomínio. Por isso, sua atenção e cuidados são tão importantes para o bem-estar dos moradores.
Que tal fazer um teste para saber como andam as suas habilidades? Mas sem preocupação. Aqui, não importa o resultado. Esse teste é apenas para que o condomínio possa oferecer mais informações e condições de trabalho a você, ok?
(Nome do profissional): _______________________________
1- Quando chega uma funcionária de uma unidade, no final de semana, você:
2- Você já liberou a entrada de alguém desconhecido no condomínio, por achá-lo familiar ou de boa aparência?
3- Como você reage quando um morador pede para deixar a portaria “só um minutinho” para ajudá-lo em alguma atividade?
4- Quando um entregador ou outro prestador de serviços começa a fazer muitas perguntas sobre o dia a dia do condomínio, você:
5- Você as vezes se vê em uma situação em que não sabe como agir?
Se houver alguma, informe-nos abaixo: ____________________________________________________________________________________
6- O que você costuma responder para familiares ou visitas de moradores que não gostam de esperar para serem liberados?
7- Você considera os cursos e/ou reciclagens oferecidos para profissionais de portaria:
8- Como você reage quando algum visitante ou prestador de serviço do lado de fora do condomínio insiste para que você saia da portaria para atendê-lo?
9- Quando um prestador de serviço chega, o que você faz?
10- Quando um carro conhecido embica no portão e buzina para abrir, o que você faz?
11- Qual o telefone de emergência da Polícia Militar?
Escreva ao lado o endereço do nosso condomínio:_______________________________________
12) Se o morador estiver acompanhado de pessoa desconhecida, você:
13) Em caso de você observar indivíduos ou carros suspeitos nas imediações do prédio, como deve proceder?
14) Qual o cuidado que se deve ter com portões eletrônicos?
1-C, 2-B, 3-A, 4-C, 5-B, 6-A, 7-C, 8-B, 9-C, 10-B, 11-A,12-B,13-C,14-C
Fontes consultadas: Ligia Paula Paranhos Grillet, diretora administrativa do grupo Pro Security, Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH, e Aline Gomes, profissional de RH da administradora OMA, José Elias de Godoy, sócio diretor da SUAT - Consultoria em Segurança Condominial