Documentação

Troca de síndico ou administradora de condomínio

Conheça os documentos e procedimentos necessários para trocas de gestão

Por Mariana Ribeiro Desimone | Atualização: Beatriz Quintas

17/11/10 03:19 - Atualizado há 4 meses


O momento da troca de gestão, seja da administradora ou do síndico, sempre pede muita atenção. É imprescindível que alguns procedimentos sejam seguidos para que a falta de informações não prejudique o futuro ocupante do cargo.

Para que a transição seja a mais tranquila e transparente possível, siga o check-list abaixo. Ele oferece a lista de toda a documentação necessária para um estudo completo da saúde atual do condomínio.

Assim, é possível traçar todas as medidas necessárias e começar o novo mandato com o pé direito!

"Cerimônia de atualização" facilita a troca de gestão do síndico

Fazer uma troca de bastão entre as gestões é fundamental tanto para quem chega, como para quem está deixando o cargo. 

Nesse momento, é muito saudável que haja uma conversa entre essas duas pessoas, para esclarecer qualquer mal entendido ou dúvida que possa surgir, como relacionada a uma obra em andamento no condomínio. 

Criada com o intuito de servir como uma trilha didática para quem está assumindo a gestão pela primeira vez, a série "Bússola do Síndico" traz dicas especiais para essa fase em seu segundo episódio. Confira:

DOCUMENTOS

Além disso, na troca de gestão do síndico, o anterior deve entregar todos os documentos referentes à sua administração, principalmente:

CERTIDÕES

Um dos pontos principais são as certidões que o novo síndico deve tirar para ficar a par da situação do condomínio (veja quais são na tabela abaixo).

Vale lembrar que a administradora do condomínio é peça fundamental para lhe ajudar na coleta dessas informações, e os condomínios que contam com a certificação digital conseguem ter acesso a diversos dados para averiguar a conformidade com obrigações trabalhistas e fiscais.

  Pendências apontadas Onde consultar
Certidão INSS Contribuições com a Previdência Social Receita Federal
Certidão FGTS Pagamento do fundo de garantia por tempo de serviço Caixa Econômica Federal
Ações trabalhistas Obrigações relacionadas a funcionários próprios Tribunal Regional do Trabalho
Ações cíveis/criminais Responsabilidades do síndico perante o condomínio Tribunal de Justiça do seu estado
AVCB Medidas preventivas contra incêndios Prefeitura Municipal
Habite-se ou Auto de Conclusão Requisitos de segurança, habitabilidade e infraestrutura Prefeitura Municipal
RIA dos elevadores Manutenção e segurança dos equipamentos Prefeitura Municipal

PROCEDIMENTOS:

  1. É de praxe que, ao entregar a pasta com todos os documentos, o síndico faça uma carta contendo a relação de tudo que está sendo entregue, e protocole para que não haja erro ou perda de algum documento.
  2. Não é correto o síndico que deixa o cargo reter algum documento. Caso isso aconteça, o atual deverá comunicar a ausência dos documentos e amigavelmente solicitar a entrega.
  3. Ao se constatar irregularidades na documentação da gestão anterior, deve-se pedir esclarecimentos ao síndico responsável por tais erros.
  4. Se não houver nenhuma justificativa plausível, leva-se a questão ao Conselho.
  5. Sendo comprovado que o erro poderá ser reparado e não houve má-fé, fica resolvido. Caso contrário, deve-se convocar uma assembleia.
  6. A assembleia aprovando, o condomínio entra com uma ação contra o síndico anterior.

Como funciona a transição entre administradoras de condomínios?

Como citado na matéria de abertura deste guia, a administradora é uma grande aliada para otimizar a rotina e desafogar demandas dos moradores.

Dessa forma, caso seja identificada alguma irregularidade ou ineficiência, especialmente durante a troca de gestão do síndico, é completamente possível fechar negócio com uma concorrente que atenda às necessidades do condomínio.

É importante frisar que as empresas pedem um período de 30 a 60 dias para finalizar a prestação de serviços, dependendo do que está previsto em contrato.

Confira, a seguir, a explicação do advogado Zulmar Koerich:

DOCUMENTOS

Na transição de gestão e troca de empresas a atual deve entregar todos os documentos que provem a administração. Devem integrar a pasta de prestação de contas, principalmente:

PROCEDIMENTOS

Downloads úteis

Encontre parceiros ideais para sua gestão

Fontes consultadas: Mayb Ferreira - Síndica ; Dr. Daphnis Citti de Lauro - Advogado Especialista em Condomínios ; Hubert Gebara - Vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP; Conteúdo SíndicoNet