15/01/25 01:07 - Atualizado há 15 dias
Independentemente de ser um síndico morador ou profissional, ao assumir a gestão de um condomínio, é crucial estar atento a diversos aspectos, principalmente nas áreas financeira e contábil.
Para ajudá-lo a começar sua gestão com segurança e evitar erros em questões fundamentais, listei aqui algumas orientações importantes.
Assim que assumir a gestão, você passa a ser responsável por toda a documentação do condomínio durante o seu mandato. Mas quais documentos você precisa verificar? Aqui estão os principais:
Embora essa lista sirva como um direcionamento básico, é importante lembrar que ela pode variar conforme as particularidades do condomínio. Ter esses documentos em ordem é essencial para garantir a transparência e a segurança financeira.
Além de organizar a documentação, é fundamental solicitar à administradora a atualização do representante legal do condomínio nos órgãos competentes e do responsável financeiro nas instituições bancárias.
Como síndico, você será o responsável legal pelas movimentações financeiras, e ter acesso direto às contas é crucial para assegurar que a administradora está cumprindo suas obrigações corretamente.
A função de síndico é multidisciplinar e exige conhecimentos variados, mas isso não significa que você precise dominar todas as áreas.
Delegue tarefas para as quais você não possui expertise técnica e, se surgir qualquer dúvida sobre a documentação ou a situação financeira do condomínio, consulte um profissional qualificado, o que pode significar uma perícia contábil ou auditoria. Veja mais abaixo.
Se você não se sentir seguro para iniciar a gestão e verificar toda a documentação, considere contratar um serviço de 'Diligência em Troca de Gestão', também conhecido como auditoria por algumas empresas.
Embora não seja uma auditoria formal, é essencial verificar o escopo do serviço oferecido, garantindo que o profissional contratado analisará toda a documentação, identificando o que está presente e apontando o que está ausente.
Protocolar todos os documentos recebidos e entregues durante a gestão é uma medida essencial para comprovar as transferências realizadas.
(*) Marco Bole é sócio-diretor da SGEx Consulting Group. Responsável pela divisão de auditorias e investigações de fraudes de condomínios e associações. Bole é Perito Judicial, formado em Administração de Empresas, já realizou mais de 100 investigações em condomínios, formulando laudos que já foram utilizados na esfera civil e criminal. Bole já atuou em projetos no Canadá, Brasil e Estados Unidos, fala português e inglês.