Ambiente
Vizinho despejado
Condomínio em Sorocaba (SP) vai retirar jacaré que mora em sua lagoa
Por Mariana Ribeiro Desimone
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Condomínio em Sorocaba contrata empresa para retirar jacaré
Antes da retirada, é necessário autorização do Ibama. Jacaré está na lagoa do condomínio há três anos.
A direção do Condomínio Lagoa da Boa Vista, no bairro Vicente de Morais, em Sorocaba (SP), contratou uma empresa para retirar o jacaré de papo amarelo que apareceu, ainda filhote, no lago do condomínio, há três anos, e permanece no local. Os moradores com medo cobraram uma atitude para a remoção do animal.
O condomínio com 300 famílias fica em frente ao Parque Chico Mendes. A direção chegou a chamar a Polícia Ambiental para retirar o animal, mas a ação foi negada com a explicação de que lá é o habitat dele. A saída foi a contratação de uma empresa que vai entrar com o pedido no Ibama, além de outros órgãos ambientais, para que o jacaré possa ser removido.
"Fizemos uma assembleia com os moradores e foi quase unânime a decisão de retirar o animal. Também tivemos que entrar em um acordo para o pagamento do trabalho de retirada, R$ 14 mil", conta a diretora social, Ângela Perrela.
O trâmite para retirar o jacaré é burocrárico, além da autorização, também é preciso ter um novo local para ele.
"Então, depois de todo o procedimento para autorizar, ainda vai ser preciso ter um local para levar o jacaré. Agora, os condôminos também estão cientes que se não for autorizado, que é um risco que corremos, vamos ter que fazer o pagamento do mesmo jeito". relata ela.
A Polícia Ambiental acredita que o jacaré chegou ao condomínio levado ainda filhote por algum morador e não representa nenhum perigo a comunidade. A Polícia Ambiental explica que a corporação é um órgão fiscalizador e só iria resgatar o animal se ele estivesse em cativeiro.
Fonte: http://g1.globo.com/