AGO ou AGE ?

caros Srs Como sindico, tenho que solicitar uma reunião para deliberarmos sobre regras e bons costumes contando com a presença de moradores Proprietários e moradores Inquilinos. Que tipo de Assembleia deve ser convocada AGO ou AGE ?? Ou posso apenas convocar para uma reunião de condomínio sem designar se é AGO ou AGE ?? abrs

Imagem de perfil O. Marcassa Jr
Outros


Respostas 5

Melhor seria se voce ja tivesse em mãos uma minuta do que quer, passe aos proprietários com protocolo de entrega e depois de 30 dias marque uma reunião para discutir os pontos polemicos do R.I.(se for este o caso).Apos todas as discussões e sanadas todas as duvidas, marque uma AGE para fazer a votação, não se se foi o melhor caminho, mas foi o que estamos usando em meu condominio para aprovação de um novo regulamento interno. Uma AGO ocorre uma vez por ano, uma AGE ocorre quando houver necessidade de aprovação de uma maioria expressiva.

Foto de perfilEduardo Gimenez Junior
Síndico(a)

O. Marcassa Jr, Você esta querendo fazer uma assembleia para deliberar sobre o REGIMENTO INTERNO. A AGO só acontece uma vez por ano (verifica na convenção do condomínio que tem informando). No seu caso é uma AGE. Não esquece que essa assuntos devido ser muito extenso, é pauta ÚNICA. 1) Discurssão e votação do REGIMENTO INTERNO.

Foto de perfilRonald Oliveira
Outros

Marcassa, reunião é uma coisa e assembleia é outra. A reunião pode e deve chamada simplesmente para a discussão das regras e nela não acontece votação alguma, assim como podem participar adimplentes, inadimplentes e moradores-não-condôminos. Agora, Assembleia é outra coisa, se vocês vão aprovar as regras, então deve convocar todos os condôminos (proprietários), porém, só poderão participar os que estiverem quites com o condomínio; os inquilinos, ou seja, moradores-não-condôminos, só podem participar com a procuração do proprietário da unidade. Sobre ser AGO ou AGE depende, você já fez a AGO deste ano? Se sim e se pretende fazer esssa assembleia ainda este ano, então será uma AGE; agora, se prefere deixar para aprovar essas regras no ano que vem, pode incluir na pauta da AGO do ano que vem. Espero ter ajudado.

Foto de perfilAngela MG
Síndico(a)

Existem algumas diferenças claras que devem ser levadas em cosideração para que se utilize corretamente as nomenclaturas das assembleias. Assim a Assembleia Geral Ordinária necessariamente deve acontecer pelo menos uma vez durante o ano, e tem com função direta, dirimir sobre assuntos voltados às ordens financeiras e de cunho administrativo. Por isso, eleições para síndicos, aprovações de contas de uma gestão, posse de síndico e conselhos, devem ser tratados em uma AGO. Para demais assuntos, em que há um nível seguro de programação, podendo ser requisitada por 1/4 dos condôminos, no mínimo, convocamos uma Assembleia Geral Extraordinária. Para assuntos urgentes, em que se necessite tomadas rápidas de decisões, e níveis não seguros para programações, devemos convocar Assembleias Gerais Especiais. Por isso, o que você deve convocar é uma Assembleia Geral Extraordinária. Espero poder ter ajudado! Renato Defanti Maricá - R.J

Foto de perfilRENATO DEFANTI FERREIRA
Síndico(a) Profissional

Marcassa, AGE. AGO é específica pa eleição e prestação de contas, e é ao menos uma por ano. Outros assuntos podem ser em AGE mas os quoruns são os de sua convenção. ou o Código Civil.

Foto de perfilE. Rui Franco
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error