Qual o quórum para aprovar compra de gerador?

Imagem de perfil Cinthia Behr Majella
Síndico(a)


Respostas 13

Sra. Cinthia, Não é a compra que determina o quórum, mas sia a finalidade. Suponhamos que seja apenas para a iluminação de Natal pelas milhares e milhares de lâmpadas Made In China...... 100% de aprovação. Suponhamos que seja para cobrir eventual apagão (?) que eventualmente possa acontecer e pessoas ficarem presas no elevador, atender a iluminação de emergência..... 2/3. Suprir o apagão (que breve virá) de 4 horas por dia..... 50% +1.

Foto de perfilPessoa bloqueada

Mas o gerador não seria "obra útil"? Ou seja, as que aumentam ou facilitam o uso da coisa* Exemplos: - Instalação de coberturas no estacionamento - Implantação e medição de água individual - Instalação de sistema de segurança - Instalação de grades no perímetro do condomínio - Construção ou ampliação de sala de ginástica - Obras para aumento da garagem - Instalação de grupo gerador - Compra de um novo equipamento de ginástica nesse caso não seria a maioria dos presentes na Assembleia que aprovariam???

Foto de perfilCinthia Behr Majella
Síndico(a)

Oi Cinthia Vale o custo? Ou será para suprir o apagão, como citou o colega Osni?

Foto de perfilJose Alberto da C. Cordeiro
Condômino(a)

Cinthia Instalação de um gerador para uso em caso de falta de fornecimento da companhia de eletricidade, é obra útil. O quórum é maioria dos condôminos. 50% mais 1. Não é maioria de assembleia, é de todo o condomínio.

Foto de perfilEnio Peixoto
Condômino(a)

quorum 50% dos condominos com convocação especifica sobre a compra.

Foto de perfilSandro Renato da Silva
Condômino(a)

Cinthia, o Osni disse tudo, se a preocupação é com a segurança do condomínio vocês podem colocar em pauta como obra útil que vai exigir 50% +1 dos condôminos

Foto de perfilDerek
Outros

Cinthia a compra do gerador não pode ser caracterizada como "obra" e sim aquisição de bens moveis, portanto quorum de maioria simples dos presentes em assembleia.

Foto de perfilRoberto Martins
Síndico(a) Profissional

então...cada um me fala uma coisa... uns dizem maioria simples em assembleia. Outros, 50% +1

Foto de perfilCinthia Behr Majella
Síndico(a)

Sra. Cinthia, Todos nós queremos lhe ajudar com as nossas opiniões. Quanto mais clara e objetiva a pergunta, melhor será a resposta porque não ficaremos respondendo por suposições. Por favor, poderia ser mais objetiva: Qual a finalidade desse gerador?

Foto de perfilPessoa bloqueada

Salvo disposição em contrario na convenção, entra na regra comum de maioria dos presentes em 2ª convocação. A lei exige quórum qualificado para obras e não para aquisições. Abraços

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Eu hein? Instalação de um gerador não é obra? Basta olhar no dicionário o significado de obra. Tem gente que acha que só é obra quando tem pedreiro, areia e cimento. Isto, é obra CIVIL! As vezes, mesmo sem esses três itens, também é obra civil. Ou que gerador para um edifício pode ser igual a aqueles que se usam na roça para iluminar uma casa durante parte da noite.

Foto de perfilEnio Peixoto
Condômino(a)

O gerador seria para suprir eventual falta de energia. Atenderia os elevadores e áreas comuns. Assim como portões de entrada e garagens. Meu edifício tem 15 andares e muitos idosos. É inviável ficarmos sem um gerador. Pesquisando, cheguei a conclusão que é obra útil e que precisa da aprovação de 50% dos condôminos + 1.

Foto de perfilCinthia Behr Majella
Síndico(a)

Sra, Cinthia, Se 'é inviável" ficar sem gerador, (mesmo não sendo obra), deve comprar e fazer o rateio (caso não tenha sido provisionado). Quando uma coisa, uma obra, um equipamento consideramos como "inviável ficar sem" e comprar, ou fazer e depois explicar para a assembleia.

Foto de perfilPessoa bloqueada

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error