Vender a carteira do Condomínio para empresas de cobrança, vale a pena?? É seguro e correto?
Magali J. Victal Garbelotti
Respostas 3
Magali, muitos condomínio já fazem isso, deve-se analisar com cuidado a empresa e a carteira em si. Por exemplo, aqui eu não tenho inadimplência, apenas uns 5 moradores que pagam ao longo do mês ou no mês seguinte ao vencimento, mas vamos considerar que seja 5% de inadimplência , se a empresa me cobrar 5% para repassar os valores, seria um empate; agora se minha inadimplência cair para 3 ou 4 aí eu já estou pagando para receber, pois se eu esperar esse pessoal pagar eu recebo os 100% em 30 dias e com a multa de 2%, agora a empresa irá me cobrar 5% de taxa sempre. Ou seja, cada condomínio deve analisar sua carteira e inadimplência para saber se compensa receber a arrecadação descontando a taxa que a empresa irá cobrar ou não. OK?!
Angela MG
Voce deve analisar o que vai ficar melhor para o condomínio. Hoje vivemos a era do acordo, quando voce faz uma tentativa de acordo com o morador e essa tentativa se torna frustrante, normalmente voce coloca a situação nas mãos de um advogado para que estas cobranças sejam feitas. Não vejo muita diferença entre uma empresa de cobranças e um advogado direto. Aqui usamos um advogado, levamos a inadimplencia até ele e ele se encarrega dos recebimentos. Na maioria das vezes o acordo funciona, poucas vezes tivemos que ir até o forum pra receber.
Lazaro Roberto Campagna
Lazaro, o caso não é de cobrança de atraso e sim da venda do total da carteira de arrecadação do condomínio. A empresa "compra" a arrecadação do condomínio pagando o total e assume dali pra frente, inclusive a inadimplência; dessa forma o condomínio sempre irá receber o total de arrecadação, mas irá pagar mensalmente um percentual desse valor para a empresa contratada. Ou seja, no final das contas a arrecadação deixa de ser 100%, passa a ser TOTAL - % cobrado pela empresa. OK?!
Magali, É preciso analisar se será vantajoso para o condominio. Veja qual o percentual de inadinplencia de vocês. Eu prefiro fazer a cobrança extrajudicial ou judicial do que vender as cotas,não sei se vale a pena.
Maria Telma Falcão de Carvalho
Obrigada Maria Telma pelas suas considerações. Eu também prefiro seguir esta regra. Prefiro analisar melhor esta novidade.
Telma, Se formos analisar que este receberá o valor do condomínio integralmente, salvo da taxa cobrada da carteira, Pense que será uma dor de cabeça a menos e sempre poderá contar com este valor todo o mes, assim poderá ter um plano melhor de ação para traçar as melhorias do condomínio. Mas desde que seja cobrado uma taxa que não seja absurda. Att. Erickson Mattos
Obrigada Angela pelo seu precioso comentário. Vou analisar estas porcentagens pra ver o que vale a pena para o condomínio.