O que falar para incentivar os INADIPLENTES a pagar
helenice da rocha oliveira
Respostas 5
Helenice. É difícil de responder essa pergunta já que os inadimplentes estão sobre processos e caberá a justiça resolver. O que eu faço as vezes para dar uma satisfação aos condôminos e uma acordada nos esquecidos é informar pelo nosso informativo interno, que o valor total da inadimplência está aumentando, isso sem revelar nomes e unidades. E que isso atinge diretamente o fundo de reserva e as melhorias do condomínio, revelando somente o total da dívida.
ANGELICA THOMAZ
Não da pra falar nada, voce pode simplesmente enviar carta cobrança e se não houver interesse em negociar somente a justiça.
Eduardo Gimenez Junior
Que o dever deles é pagar sua cota parte das despesas, ao invés de se "escorarem" nos adimpelntes. Hj em dia não é mais novidade que morar em condomínio é ter que seguir regras (que já deveriam ser seguidas por quem mora em casa de rua) e ter que pagar sua parte das despesas; se a pessoa não quer, não tem condições ou perdeu a condição financeira de pagar, deve sair do condomínio ao invés de "ir empurrando com a barriga" e vivendo às custas dos que pagam em dia. O inadimplente deve ser cobrado de forma séria e com todas as ferramentas legalmente possíveis, nem que isso leve a unidade a leilão, as vezes só assim o condomínio consegue receber o que lhe é de direito.
Angela MG
Bem, vou lhe dar o mesmo conselho que dei a um condomínio cliente. Esse predio tinha 4 apartamentos por andar, logo o condominio prêmiou com um reforma no hall de entrada dos andares que estavam 100% adimplentes, ou que já estavam fazendo acordos extrajudiciais e obviamente honrando com eles, essa reforma incluia porcelanado no piso, e gesso no teto. Lá funcionou, para minha surpresa e até da própria sindica.outra dica que eu sempre recomendo, é a concessão de desconto no boleto para pagamentos em dias. incentiva bastante e cria aquele compromisso com o condomino. Qual o brasileiro que nao gosta de um bom e velho abatimento!? Espero ter ajudado!
Thiago G. Barros
Thiago, cuidado com esse desconto pontualidade, há vários julgados que consideram como multa disfarçada e condenam o condomínio; e outra, para implantar diminuindo esse risco há que se alterar a Convenção e conseguir os famosos 2/3 do total dos condôminos , todos adimplentes, aprovando tal procedimento. Não basta implantar o desconto, tem-se que legalizá-lo, do contrário, o inadimplente vai à justiça e o juiz manda rever os cálculos. OK?!
Gostei da sua ideia e vou aplicar no meu condominio.