Fundo de reserva em atraso pode cobrar multa e juros

Condomínio em atraso com o condomínio, não quer pagar juros no fundo reserva, somente no condomínio

Imagem de perfil luiz fernando airoldi lopes
Síndico(a)


Respostas 3

Sr Luiz, boa tarde, O condômino tem que entender que a Cota Condominial é composta por: - Despesas Ordinárias - Fundo Reserva - Fundo de Obras - E vários outros fundos aprovados em assembléia. Quando o condômino não efetua o pagamento no vencimento ele deverá pagar o valor TOTAL atualizado com juros / multa / atualização monetária. Lembro ainda que os "Fundos" não são cobrados em separados e sim sempre junto com a cota condominial. Espero ter ajudado, caso precise de qualquer informação adicional, fico a disposição,

Foto de perfilJOSE AUGUSTO DE ABREU LOPES
Síndico(a) Profissional

Olá Luiz Como é feito.o pagamento do fundo? Como o morador pagou separadamente? O fundo de reserva precisa estar junto a taxa condominial. Estamos a disposição

Foto de perfilTarget Administradora
Administradora de condomínio

Atualizando....

O fundo de reserva é uma obrigação prevista na lei e deve ser pago pelos condôminos de acordo com a convenção do condomínio. Geralmente, o valor correspondente ao fundo de reserva é definido como um percentual sobre o valor da taxa condominial, e sua finalidade é garantir recursos para despesas extraordinárias e obras emergenciais no condomínio.

Caso um condômino esteja em atraso com o pagamento do fundo de reserva, é possível que haja a incidência de juros e multa, assim como acontece com a taxa condominial em atraso. Isso pode estar previsto na convenção do condomínio ou em regulamentação específica.

Caso o condômino se recuse a pagar juros e multa incidentes sobre o atraso no pagamento do fundo de reserva, o condomínio pode adotar medidas legais para a cobrança, como o envio de cobranças extrajudiciais e ação judicial de cobrança.

Por isso, é importante que os condôminos estejam em dia com suas obrigações financeiras em relação ao condomínio, para evitar problemas e desgastes desnecessários. É recomendável que o condômino que tenha dúvidas sobre o pagamento do fundo de reserva entre em contato com a administração do condomínio para esclarecer suas dúvidas.

Atenciosamente,

Dra. Patrícia Pereira Moreno

OAB Paraná 91.784 /PR

OAB Rio Grande do Sul 110.913A /RS

OAB São Paulo 132.664 /SP

Fonte: https://sindicanciaprofissional.blogspot.com/

Foto de perfilDra. Patricia Pereira Moreno
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error