Qual a melhor opção para economizar energia na garagem?
FERNANDO DANIEL
Respostas 4
Fernando, depende muito do tipo de garagem e como vocês querem ou precisam dessa iluminação. Aqui eu mesma fiz um esboço do projeto, qdo ainda era subsíndica, e levei para um engenheiro elétrico da Eletropaulo analisar, numa feira que participei, ele analisou na hora mesmo e recomendou algumas alterações mínimas. Fizemos a instalação e ficou muito bom. Das 39 lâmpadas fluorescentes originais ficaram apenas 16 sendo que há um circuito maior (com 8 lâmpadas) em "L" para circulação das pessoas que fica aceso direto e as demais lâmpadas compõem outros 2 circuitos (um com 5 e outro com 3 lâmpadas) que se acendem conforme a necessidade, utilizando-se de um sensor de presença ajustado com um temporizador com mais minutos, o que não prejudica a vida útil das lâmpadas. Com essa implantação, nossa conta de luz baixou perto de R$350,00 mês. Chame um engenheiro de iluminação para fazer um projeto de uso racional, assim não vai faltar luminosidade, mas também não haverá desperdício. Boa sorte.
Angela MG
Fernando , A melhor opção é o sensor de presença, mas nem todo condomino gosta. Ele reclamam que pagam energia e andam no escuro. Sanbta ignorancia!!!! Uma outra solução é deixar as luzes apagadas de dia, dependendo da luminosidade que recebe do sol ou reduzir pela metade e à noite acende todas.
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria já tentei os sensores mas sem sucesso eles dão um prejuízo maior , o subsolo não recebe luz do sol nenhuma estou estudo outras formas .. Um dia da certo obrigado pela resposta.
Para as garagens, deixe algumas Lâmpadas Fluorescente ou Compactas dos corredores acesas 24hs nas passagens ogrigatórias e as demais, com senseores de presença, mas não esqueça, cada sensor acende no máximo uma quantidade de lâmpadas até tantos Wats. Não precisa gastar com Engenheiro para essa finalidade, basta contratar um Eletricista autorizado Eletropaulo e com referências. No Topo do Prédio, Jardins e locais com iluminação do Sol, utilize Sensores de Luz. As Lâmpadas irão acender com o por do Sol após 18h, e desligarão automaticamente ao amanhecer apos 05h. Isso evita do Porteiro ter de abandonar a Portaria para executar esse serviço. Nos Salões de Festa, Salas de Vídeo, Saunas, assim como, no filtro da piscina, utilize Timer. Ele liga e desliga automaticamente no horário que você determinar. O Salão de festes e Salas de Vídeo ligarão às 18h e desligarão as 22h. A Piscina irá recircular a água automaticamente por três horas diariamente como é recomendado, sem precisar que alguém ligue ou desligue o TImer. Num Condomínio tudo é terceirizável, mas, jamais terceirize o Zelador ou Gerente Predial. Afinal, o Patrão do Zelador Terceirizado é a Terceirizada à quem ele deve lealdade e o emprego, e não o Condomínio. Se perder o emprego no Condomínio, a Terceirizada o envia para outro Condomínio qualquer e o Zelador não ficará a pé. Face à essas explicações, o Zelador Terceirizado jamais dirá para o Síndico os defeitos de sua Terceirizada, afinal, quem é que deda o próprio Patrão? Os principais erros que os Síndicos nunca saberão são, faltas e atrazos constantes dos funcionários que não são descontados da fatura mensal. Falta de Hierarquia, pois, os funcionários se dirigem aos Supervisores e Síndicos sem passar pelo Zelador, e isso sempre gera guerras e conflitos internos, e muitas outros erros graves. Superfaturamtos, e por aí vai.
juarezferreiraalves@hotmail.com
Obrigado Juarez
Obrigado pela orientação foi de grande valia.