Pode ser tirado acesso a imagens da entrada do prédio e entrada da garagem pela portaria remota?

Tínhamos acesso as imagens pelo APP da portaria remota da entrada do prédio e da entrada da garagem e foi tirado o acesso sem aviso nenhum e a síndica informa que isto é lei de proteção de imagem. O acesso era em tempo real e de apenas algumas câmeras, sem possibilidade de gravar imagens, só ver em tempo real. A síndica está certa? E todos os outros condomínios estão errados? Ficamos agora totalmente na mão desta portaria remota sem poder saber quem está chamando da portaria. Apenas autorizamos a entrada ou não. Não acho correto isto ou realmente estou errada? A portaria remota não informa nada e a síndica afirma isto e que não voltaremos a ter acesso ás imagens, simples assim.

Imagem de perfil Angelina Somolanji R. Oliveira
Condômino(a)


Respostas 7

Boa tarde! Não é exatamente o que a síndica informou,ela que não quer falar o motivo.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Sra. Angelina, Nesse caso a assembleia deve deliberar o que será disponibilizado ou não e para quem e como.

Foto de perfilPessoa bloqueada

Eu também acho que há motivos diferentes para se tirar este acesso as imagens. E se há necessidade de se tirar este acesso então só por meio de votação em assembleia. Ou se quer garantir o direito a imagem que todos assinem um termo de responsabilidade. É muita estória mal contada. Esta portaria remota está é tirando a nossa segurança mas esta é outra história. E nos deixando reféns dela.

Foto de perfilAngelina Somolanji R. Oliveira
Condômino(a)

Isso que dá aderir a um sistema de portaria que não condIz com nossa realidade nossa cultura.

Foto de perfilSergio Messias de Souza
Porteiro(a)

Sendo em SP, ela está se referindo à lei de Marta Suplicy: Lei 13541/03 | Lei nº 13541 de 24 de Março de 2003 DISPÕE SOBRE A COLOCAÇÃO DE PLACA INFORMATIVA SOBRE FILMAGEM DE AMBIENTES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º - Nos locais, internos ou externos, controlados por câmeras de vídeo, deverão ser afixadas placas com os seguintes dizeres: Ver tópico "O ambiente está sendo filmado. As imagens gravadas são confidenciais e protegidas, nos termos da lei". Parágrafo Único - As placas de que trata o "caput" deste artigo deverão ser legíveis e colocadas em locais de fácil visualização dos pontos de entrada e saída dos ambientes controlados. Ver tópico Art. 2º - O não-cumprimento do disposto nesta lei acarretará a aplicação de multa de R$ 100,00 (cem reais), por ambiente controlado, que será dobrada a cada período de 60 (sessenta) dias, se a irregularidade não for sanada. Ver tópico Parágrafo Único - O valor da multa de que trata este artigo será atualizado anualmente pela variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção deste índice, será adotado outro, criado por legislação federal e que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Olá Sra. Angelina, Primeiramente precisa ser estudado qual a real necessidade do prédio. Pois existem prédios pequenos que não necessitam de portaria remota - o próprio morador atende o interfone e libera ou não o visitante - visualizando as imagens no aplicativo. Vocês tinham portaria física(porteiros/controlador de acesso) ou não tinham nenhum serviço de portaria? Ou era direto com o morador essa liberação de entrada? Se vocês já tinham o acesso e se foi retirado precisa verificar se foi realizado assembleia para tal assunto e o que foi aprovado ou não. Sobre o acesso das imagens a interferência que pode causar é que se muitas pessoas estiverem acessando as imagens dependendo do pacote de internet contratado pelo prédio causa lentidão, atrapalhando o serviço da portaria remota, pode ser por isso que foi retirado o acesso dos moradores, ou também pois se os moradores continuarem acessando causaria inutilidade do serviço da portaria remota.

Foto de perfilJack
Outros

Senhores: A sindica voltou atrás em não dar acesso as imagens de entrada do prédio. Culpou a portaria remota mas não vem ao caso o acesso vai voltar. Grata a todos. Eu sempre ajudo em que eu posso mas há situações em que preciso de orientações também.

Foto de perfilAngelina Somolanji R. Oliveira
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error