Em São Paulo, 47% dos condôminos estão insatisfeitos com seus síndicos.Pergunto, por quê?

Veja a reportagem de hoje na TV Globo (Bom Dia Brasil) e deixe a sua opinião pessoal e/ou profissional sobre as razões disso. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/06/em-sao-paulo-47-dos-condominos-estao-insatisfeitos-com-os-sindicos.html Obrigado!

Imagem de perfil Edylson Campos
Síndico(a) Profissional


Respostas 4

Particularmente eu acho que é falta de informações a respeito dos problemas do condominio, que só ficamos sabendo quando é preciso fazer rateio.A grande maioria não tem conhecimento de seus direitos e por outro lado ainda se pratica o imperialismo do sindico.Ele é sindico e se sente dono do condominio.Ninguem quer seguir regras em sua propria casa, mas se esqueçe que não mora em casa e sim em apto.

Foto de perfilEduardo Gimenez Junior
Síndico(a)

Imagem de perfil Edylson Campos • Síndico(a) Profissional

Obrigado por sua opinião, este assunto merece realmente a nossa reflexão. Um abraço.

Edylson: Tem o lado do síndico ruim mesmo, completamente despreparado. Se elege o único que quis aguentar o rojão. E tem também o lado do pessoal que não se interessa por nada e quer tudo sem gastar e ele pode tudo, qualquer advertência o síndico é chato, não sabe nada. Hoje não dá mais para se ter síndico despreparado sem noções de contabilidade, de RH, administrativo, finanças e com muito jeito com pessoas.

Foto de perfilAngelina Somolanji R. Oliveira
Condômino(a)

Imagem de perfil Edylson Campos • Síndico(a) Profissional

Excelente o seu posicionamento Sra. Angelina, realmente "não há mais espaço para síndicos despreparados tecnicamente". Hoje, o condomínio deve ser administrado como uma empresa, não acha? O problema é muito grave e merece a nossa reflexão diária, pois o que observamos diariamente aqui no site é exatamente - em sua grande parte - a confirmação desse despreparo técnico para a função (com base nas inúmeras reclamações que colecionamos no dia a dia). Obrigado por sua atenção e atendimento à questão.

Na minha opinião há erros dos dois lados. Há síndicos autoritários, os que desconhecem as leis para saber aplicá-las, aqueles que não têm perfil para serem síndicos e outros ainda que foram candidatos únicos ou se candidataram para ter a isenção, deixando tudo a cargo do zelador ou mesmo largado. Mas, há também o lado dos moradores: - a garagem é descoberta, querem cobrir, a garagem é pequena, mas ele compra uma cabine dupla estendida; - o prédio não tem playground e eles têm filhos que querem que brinquem nas áreas comuns, como se fosse o quintal deles; -o prédio não tem piscina nem quadra e eles querem construir a todo custo; - seu cachorro nunca suja nada só os dos vizinhos, e só os dos vizinhos latem, pois o dele é um cachorro mudo; - barulho é o vizinho quem faz: Tv alta, festas, arrastar móveis fora outros barulhos que não pega bem citar aqui; - aquele que diz que o síndico nunca resoive o meu problema, nem adianta reclamar, detalhe ele nunca reclamou mesmo (tive dois casos assim aqui, os moradores ficaram espantados que um em 3 ou em 5 dias estava resolvido, mas tinham que reclamar antes, não sou advinha). Enfim, os síndicos têm culpa, mas acho que a parcela maior é dos condôminos / moradores que não se envolvem no dia-a-dia do condomínio e com isso culpam sempre o síndico sem saber que ele não tem dinheiro para fazer o que querem, não foi aprovada a obra pela assembleia e por isso não foi feita, ou mesmo eles sequer levaram o caso ao síndico, Outra coisa a se pensar, é que se os condôminos acompanham tudo, grande chance do síndico não dar um golpe no condomínio, como já aconteceu e ainda acontece. O sínidco administra, mas o patrimônio é de todos, que tal um pouco mais de participação?!?!?

Foto de perfilAngela MG
Síndico(a)

Imagem de perfil Edylson Campos • Síndico(a) Profissional

Sra. Angela Merici, sua opinião é igualmente muito importante - sua experiência e participação profissional: inquestionável como sempre. Grato. Realmente. Falta uma pouco mais de conhecimento, empenho, estudo técnico dos problemas do dia a dia, envolvimento comum de todos, humildade, perseverança, amizade recíproca, respeito à ISONOMIA condominial, compreensão recíproca, responsabilidade das partes (síndico e condôminos), entendimento de que o nosso mandato é transitório, e, que não somos donos de nada; apenas representamos por um lapso de tempo os nossos vizinhos, etc... Muito obrigado por sua participação.

Tendo em vista que nunca havia morado em condomínio e em 6 anos que estou morando os últimos 3 que realmente tive noção de como ser um morador em coletivo . Pois precisei entrar para o corpo diretivo para saber como funciona esse universo que não é mostrado aos moradores ( no caso do meu tá! ) . A síndica faz o que quer sem ter conhecimento e responsabilidade nenhuma , sempre esperando que a administradora a defenda . Passando por cima de leis , regras . Ah ! Mas pq ninguém destitui ela ? Olha eu tentei me candidatar e fizerem de tudo para eu não entrar . E agora a conselheira está com abaixo assinado para troca da administradora e a síndica a notificou por perturbar o sossego. Notificação essa não não teria validade por constar que só seriam válidas reclamações pelos meios de comunicação do condomínio ( regras dela e da administradora pois não está em regulamento ou convenção) , sendo esse e-mails somente , e ela foi notificada pq moradores interfonaram na portaria ( disse a síndica ). Então respondo por minha insatisfação. Falta de conhecimento no cargo e desrespeito total com os moradores . Que demonstraram insatisfação quando estávamos recolhendo assinaturas. Não há comunicação, não há planejamento.

Foto de perfilLuciana Milan
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error