Em São Paulo, 47% dos condôminos estão insatisfeitos com seus síndicos.Pergunto, por quê?
Edylson Campos
Respostas 4
Particularmente eu acho que é falta de informações a respeito dos problemas do condominio, que só ficamos sabendo quando é preciso fazer rateio.A grande maioria não tem conhecimento de seus direitos e por outro lado ainda se pratica o imperialismo do sindico.Ele é sindico e se sente dono do condominio.Ninguem quer seguir regras em sua propria casa, mas se esqueçe que não mora em casa e sim em apto.
Eduardo Gimenez Junior
Edylson: Tem o lado do síndico ruim mesmo, completamente despreparado. Se elege o único que quis aguentar o rojão. E tem também o lado do pessoal que não se interessa por nada e quer tudo sem gastar e ele pode tudo, qualquer advertência o síndico é chato, não sabe nada. Hoje não dá mais para se ter síndico despreparado sem noções de contabilidade, de RH, administrativo, finanças e com muito jeito com pessoas.
Angelina Somolanji R. Oliveira
Excelente o seu posicionamento Sra. Angelina, realmente "não há mais espaço para síndicos despreparados tecnicamente". Hoje, o condomínio deve ser administrado como uma empresa, não acha? O problema é muito grave e merece a nossa reflexão diária, pois o que observamos diariamente aqui no site é exatamente - em sua grande parte - a confirmação desse despreparo técnico para a função (com base nas inúmeras reclamações que colecionamos no dia a dia). Obrigado por sua atenção e atendimento à questão.
Na minha opinião há erros dos dois lados. Há síndicos autoritários, os que desconhecem as leis para saber aplicá-las, aqueles que não têm perfil para serem síndicos e outros ainda que foram candidatos únicos ou se candidataram para ter a isenção, deixando tudo a cargo do zelador ou mesmo largado. Mas, há também o lado dos moradores: - a garagem é descoberta, querem cobrir, a garagem é pequena, mas ele compra uma cabine dupla estendida; - o prédio não tem playground e eles têm filhos que querem que brinquem nas áreas comuns, como se fosse o quintal deles; -o prédio não tem piscina nem quadra e eles querem construir a todo custo; - seu cachorro nunca suja nada só os dos vizinhos, e só os dos vizinhos latem, pois o dele é um cachorro mudo; - barulho é o vizinho quem faz: Tv alta, festas, arrastar móveis fora outros barulhos que não pega bem citar aqui; - aquele que diz que o síndico nunca resoive o meu problema, nem adianta reclamar, detalhe ele nunca reclamou mesmo (tive dois casos assim aqui, os moradores ficaram espantados que um em 3 ou em 5 dias estava resolvido, mas tinham que reclamar antes, não sou advinha). Enfim, os síndicos têm culpa, mas acho que a parcela maior é dos condôminos / moradores que não se envolvem no dia-a-dia do condomínio e com isso culpam sempre o síndico sem saber que ele não tem dinheiro para fazer o que querem, não foi aprovada a obra pela assembleia e por isso não foi feita, ou mesmo eles sequer levaram o caso ao síndico, Outra coisa a se pensar, é que se os condôminos acompanham tudo, grande chance do síndico não dar um golpe no condomínio, como já aconteceu e ainda acontece. O sínidco administra, mas o patrimônio é de todos, que tal um pouco mais de participação?!?!?
Angela MG
Sra. Angela Merici, sua opinião é igualmente muito importante - sua experiência e participação profissional: inquestionável como sempre. Grato. Realmente. Falta uma pouco mais de conhecimento, empenho, estudo técnico dos problemas do dia a dia, envolvimento comum de todos, humildade, perseverança, amizade recíproca, respeito à ISONOMIA condominial, compreensão recíproca, responsabilidade das partes (síndico e condôminos), entendimento de que o nosso mandato é transitório, e, que não somos donos de nada; apenas representamos por um lapso de tempo os nossos vizinhos, etc... Muito obrigado por sua participação.
Obrigado por sua opinião, este assunto merece realmente a nossa reflexão. Um abraço.