Portão automático bateu no carro do morador - Quem paga o conserto?

Bom dia. Estamos com um problema. Primeira questão: Nosso portão tem fechamento automático e sensor anti-esmagamento. Ocorre que, um vizinho estava saindo e, antes de entrar no carro ou aproximar do portão, acionou a abertura do mesmo. Como o portão fecha em 30 segundos e o anti- esmagamento não funcionou, acabou batendo no carro. Dúvida: quem paga o conserto? Segunda questão: O morador levou o carro para o conserto, sem comunicar ao condomínio antecipadamente, dizendo que havia ficado em R$ 500,00. Esse procedimento é correto? Agradeço desde já o retorno.

Imagem de perfil Elizabete Barboza
Outros


Respostas 4

Prezada Elizabete, É preciso verificar de quem foi a culpa. Se foi do morador que não atentou-se aos segundos ou se foi o portão, que não funcionou como deveria. Se foi o portão, entendo que o Condomínio deva responsabilizar-se. Por outro lado, o procedimento correto seria o morador informar ao síndico, solicitar três orçamentos e, juntos, escolherem o mais viável. Atenciosamente, Danielle.

Foto de perfilDanielle Wei Chyn Tung
Outros

Elizabete, o condomínio é responsável pela manutenção dos portões e dos sensores e como esse acidente foi decorrente do mal funcionamento do sensor anti esmagamento acredito que o condomínio deva ser responsabilizado. Com relação a segunda questão, ja me deparei com esse tipo de situação diversas vezes, a última foi no final do ano passado quando um ecosport titanium cor prata foi atingido pelo portão, o conserto ficou em 650,00 portanto acredito que esse valor passado não está fora do preço de mercado.

Foto de perfilDerek
Outros

Bom dia! O morador não pode alegar ignorância sobre a funcionalidade do sistema ,quem paga é o causador do dano. Três orçamentos e esperar o posicionamento do outro morador. Os envolvidos que se entendam , não é justo todos os demais pagarem por danos causado por distração de alguém.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Elizabete, o condomíno pagou por um anti esmagamento que não funcionou, o condomínio paga o morador e depois recebe do seguro ou da empresa que fez o serviço (se estiver na garantia).

Foto de perfilEliasar Pereira Eduardo
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error