Quais os prós e contra de se ter zelador morando no condomínio?

Morando e se for solicitado por alguém do condomínio, fora do horário de trabalho, poderá solicitar horas extras ou outra verba financeira?

Imagem de perfil João Vieira Filho
Síndico(a)


Respostas 2

João, A vantagem é ter o zelador por perto se voce precisar de algo urgente. Claro que se for fora do horário de trabalho, ele deverá receber horas extra. Não vejo nenhum problema é contra isso, mas tem quem prefira o zelador morando fora do condominio.

Foto de perfilMaria Telma Falcão de Carvalho
Síndico(a) Profissional

Imagem de perfil João Vieira Filho • Síndico(a)

Obrigado, Maria Telma. Entretanto você não considera que o zelador morador onera a folha de pagamentos no que se refere ao salário habitação, que apesar de descontado, é considerado como base de calculo para a previdência, fgts e horas extras? Alem disso, o desconto não ocorre no caso do 13º . Paga-se um valor maior e isso não exclui o risco do síndico ser incomodado dependendo da gravidade do problema ocorrido fora de horario.

João, "Meu" condomínio já teve zelador morador e hoje, há 3 anos, temos zelador que mora próximo. O zelador possui rádio e ganha sobreaviso. Sem o zelador morador os FUNCIONÁRIOS devem ter completa segurança e saberem agir para a maioria das situações Por exemplo: Situação 1: Domingo: ocorre um problema na bomba. Porteira aciona o zelador, que estava offline. Porteira possui o tel do atendimento de bombas. Porteira ligar e o atendimento vem. Informa que precisará fazer troca de algo. A porteira assina autorizando. A porteira informou ao zelador qdo esse ficou disponível. FIM DE PAPO. Situação 2: Morador quer falar com zelador fora do horário: o porteiro questiona sobre o que se trata. O porteiro CONHECE o RI e tem capacidade de responder a 90% das questões. O que não seja de seu conhecimento ou que realmente apenas o zelador possa encaminhar, ele informa o horário do zelador. Caso o morador insista que não pode encontrar o zelador no horário comercial, receberá o cartão do condomínio onde consta tel e e-mail para o morador entrar em contato. Situações de real emergência: sempre os orgãos de emergência são chamados primeiro - polícia, bombeiro, resgate e, por 2o. lugar, o zelador é acionado via rádio. Houve 1 vez nesses 3 anos a real necessidade da "presença" do zelador que foi na tentativa de suicídio de uma moradora. Os funcionários acionaram 190, o filho da moradora, mantiveram-se conversando com ela para impedir que ela dormisse e acionaram o zelador - que chegou e acompanhou a moradora para o HC, até que o filho dela lá chegasse. Como síndica soube da situação 2 dias depois. Então moradores e funcionários têm que ser conscientes - conhecedores - das regras e cada funcionário é um agente do RI.

Foto de perfilJussara Cunha
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error