Dúvida de segurança. Vale a pena ter uma portaria sem porteiros?

Amigos, gostaria de um ajuda. Hoje em nosso prédio temos 4 porteiros que trabalham no regime de 12x36 horas e 1 faxineira. Este ano o aumento da conservadora foi de 15% e passamos a pagar R$ 12.000,00 por mês para a prestadora de serviço. Este indice foi repassado para a cota de condomínio, o que gerou algumas reclamações ontem na assembléia em que comparecem 18 moradores e foi levantado a possibilidade de acabar com este serviço de portaria e manter apenas a faxineira ou até mesmo fazer um estudo para reduzir esta mão de obra. No meu prédio temos 58 apartamentos e tenho muitos moradores da terceira idade que moram sozinhos, o que me preocupa ficarmos vulneráveis. Nosso prédio é no centro numa rua bastante movimentada e a um quarteirão de uma rua em que há vários botecos que funcionam a noites com grande movimentação. Acompanho no jornal local o aumento de arrombamentos e assaltos em residências na minha cidade, até mesmo com moradores dentro do imóvel. Ao meu ver, acabar com os porteiros iria trazer um grande risco ao prédio, mas tenho que acatar o pedido da assembléia, que me pediu fazer um estudo de alguma alternativa para reduzir este custo. Vi que não nem todos concordaram em demitir os funcionários, mas aceitaram que seja feito um estudo. Acabar com a terceirização deste serviço, não foi aceita, pois apesar de haver a redução dos custos, teriamos problemas quando houve a ausência e período de férias, o que no passado causou muitos transtornos. Também a qualidade do serviço prestado foi muito criticada o que pretendo fazer uma avaliação com os moradores e então fazer uma reunião para podermos orienta-los. Também pretendo investir em treinamentos, caso seja decidido mante-los. Alguém teria alguma sugestão para uma escala de trabalho para a redução de funcionários ou alguma outra alternativa? Ou na avalição dos amigos, não vale a pena? Quem puder me ajudar, desde já agradeço.

Imagem de perfil Flávio de Almeida Cândido
Síndico(a)


Respostas 2

Flávio: Você devem avaliar o que é melhor para vocês. Se reduzirem o número de funcionários terão a portaria vazia em algumas horas e dias. No meu prédio que é pequeno e o pessoal é próprio reduzimos os porteiros mas fico sem portaria algumas horas do dia e também no domingo. Mas investimos em outras seguranças eletrônicas e em melhores portões e os condôminos se adaptaram a fechar portão. Problemas sempre temos mas a solução depende de cada condomínio e se todos concordam. Não assuma nada sozinho dê as alternativas e decidam em assembleia, preferencialmente por quase totalidade dos votos.

Foto de perfilAngelina Somolanji R. Oliveira
Condômino(a)

Sr. Flávio: Muito se fala em segurança em condomínios e este assunto sempre gera controvérsias entre as partes ai a questão demitir porteiros e contratar um serviço virtual. Acredito que a função porteiro e dessas profissões que sempre foi tratada como sendo algo essencial para um condomínio afinal quem receberá as correspondências,quem que de maneira indireta participa da vida dos condôminos ao ponto de saber identificar por um simples gesto ou comportamento se está tudo bem ou não é o contato humano insubstituível e não será um monitor virtual que dará ao condomínio a segurança tão esperada e a economia desejada. Mais que cortar a portaria para diminuir custos acredito que verificar a parte hidráulica, elétrica e inadimplência essas sim oferecem aos condomínios números que geram custos bem maiores um condomínio bem adm.criando sistemas para economia de sua funcionalidade gerando assim menos custos as reuniões de condomínio está sempre cheias de reclamações e obs.sem nexo de pessoas que só reclamam só querem abrir suas portas e sentarem em suas confortáveis poltronas e pouco se emportam se seus filhos deixaram a torneira da área comum aberta e quesito segurança quantos condôminos se importam se o portão travou ou não ao adentrar no condomínio quem está parado em frente ao portão será um morador pouco importa ele quer entrar parar na rampa da mater o portão aberto sem se importar se está obstruindo a passagem deixando o condomínio vulnerável tecnologia de ponta bom!! Mas de que vale se não há um treinamento de pessoal aplicar palestras sobre segurança para os condôminos ensinalos que em condomínio o princípio de coletividade não se aplica do portão pra fora a que se ter cuidado condômino não tem obrigação de saber nomes e fisionomias por tanto o cuidado deve ser redobrado ao chegar no portão de pedestres e de garagem, quem é essa pessoa? Passe direto se possível ligue para a portaria e verifique se está tudo bem "comportamento de risco" os eletrônicos falham e embora eu seja mais um adepto da tecnologia sou a favor do treinamento,das reuniões se preciso for com os porteiros dar a eles estrutura para assim oferecer qualidade em serviço o investimento não será para beneficiar o porteiro e sim a portaria logo a mesma pertence ao condomínio o benefício será de quem? Pergunta retórica um grande abraço!!

Foto de perfilSergio Messias
Porteiro(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error