Já tem uma resposta de várias pessoas a esse respeito.
Como disse a Jussara, ninguém é obrigado a trabalhar para o condomínio de graça.
A gente sempre usa o nosso carro para ir ao banco, para fazer compras.
Dependendo do valor, você pode até resolver isso com o conselho consultivo. É só trazer o comprovante e colocar parfa onde foi com o seu carro..
Helio. tem sim, ele não mdeve custear despesas do condomínio do próprio bolso. Para que não cobre, coloque um veículo à disposição dele, com motorista de preferência. Assim não terá esses dissabor. Agora se você for o Síndico, não tenha dúvidas, bônus é em função do seu tempo dispendido, agora custear também despesas, aí já e´pedir muito, não acha ?
Eu sou Síndico, sou isento da taxa de ordinárias, e cobro as despesas que tenho. Nunca questionaram, pois deixei bem claro que cobraria as despesas quando me elegeram há seis anos, sempre tive minhas contas aprovadas e me reelegeram três vezes.
Mesmo tema de pergunta: http://www.sindiconet.com.br/3159/5/TiraDuvidas/Financas/Desejo-instaurar-um-auxilio-de-custo-para-gasolina-e-telefonia-do-sindico-como-proceder-com-lisura
Até complemento: se o condomínio estiver na penúria, há de se fazer um esforço de TODOS para evitar os gastos do condomínio. Se estiver pesando R$ 0,50/km no caixa, realmente o condomínio está no fio da navalha e c/ ajuda de todos, e boa gestão, se recupera. Afinal o condomínio é de todos! Então 1 dia o carro do condomínio. Outro dia do subsíndico. Outro dia os conselheiros e assim vai fazendo um rodízio de mutirão para tirar o patrimônio de TODOS do buraco.
Uma vez restabelecida a saúde financeira, funcionamento de empresa!
Se tem direito ou não, você deverá consultar a convenção, regimento e decisões de assembleias anteriores.
Se não há a vedação em nenhum destes dispositivos, sub entende-se que as despesas inerentes ao exercício do cargo devem ser reembolsadas.
Porém, não faz sentido alguém assumir um cargo para cuidar de um patrimônio que é de muitos e assumir para si as despesas dessa representação. As despesas do síndico enquanto representa o condomínio, não despesas pessoais, mas depesas inerentes e necessárias para o condomínio. Portanto, são de responsabilidade do condomínio.
Se o síndico está fazendo mau uso dos recursos, está sendo perdulário ou se há indícios de desvios ou exageros, o caminho a ser tomado é outro, e não questionar se estas despesas são ou não justas.