Fui eleito síndico, ao revisar a gestão anterior, achei possíveis irregularidades, o que fazer ?
Rodrigo Luiz Negresiolo
Respostas 5
Rodrigo, contas aprovadas pela assembliea são um complicômetro para serem reabertas; o melhor é levantar as irregularidades e levar para a assembleia a questão da contratação da auditoria, normalmente eles cobram entre R$500,00 ou mais por pasta a ser analisada, então dependendo do número de pastas, o valorpode ficar alto. Já pensem se com o resultado da auditoria vocês vão acionar o ex-síndico, por isso, é bom você ter a ordem de grandeza em reais dos valores irregulares para que vocês possam decidir pela auditoria e por um processo judicial de cobrança do ressarcimento pelo ex-síndico..
Angela MG
O síndico atual deve convocar uma assembléia para discutir as possíveis irregularidades da gestão anterior, colocando em pauta a decisão de uma auditoria ou não. Lembrando que futuros danos existentes serão suportados por todos, por isso é importante que todos participem da decisão sobre o que fazer. Abçs
MIRIAM
se vc achou irregularidades procure um contador e peça para que seja feita uma auditoria,é barato e rapido,importante ter em maos todos os documentos anteriores para ter um resultado concreto da auditoria.
juliano costa
Obrigado Juliano, mas um contador apenas não vai resolver meu caso, preciso de embasamento legal para acioná-lo na justiça se for comprovado as irregularidades. Neste caso somente um auditor certificado e isto custa caro.
Rodrigo, Se existem todas essas regulariades, embora as contas tenham sido aprovadas, se valer a pena, entre com ação contra o sindico. Mesmo que demore, ele é obrigado a ressarcir o condominio e pode pagar até com seu imóvel. Vale a pena sim, dependendo do valor e você está dizendo que são valores altos.
Maria Telma Falcão de Carvalho
Em "meu" condomínio houve situação análoga. Uma comissão de proprietários/moradores se debruçaram sobre os livros e encontraram suspeitas bem disfarçadas (não parece ser teu caso). Foram colocadas em AG e foi proposto a contratação de auditores. A AG recusou. Então PÁ DE CAL. Passados 5 anos, ainda tem proprietário que vem trazendo historinha do falecido. Eu corto na hora: se AG decidiu não averiguar com maior profundidade não quero mais ouvir sobre o assunto. Existem condôminos que lamentam não terem aprovado ou participado da AG, mas Inês é morta! Deixe para AG decidir.
Jussara Cunha
Boa Noite pessoal, estou com um caso parecido em meu condominio, como somos um condominio de 10 casas, em assembleia foi decidido tirar a administradora, pois seria um recurso que poderiamos usar para benfeitorias , porem deixamos na mão de uma moradora, que temos confiança, agora tomamos conta que ela é um pouco desorganizada e foi perdido alguns comprovantes, na verdade somando todas as despesas gira em torno de 4.000,00, durante os 2 anos que foi sindica, porem sabemos que o dinheiro foi empregado no condominio mesmo, porem os comprovantes foram perdidos, fizemos uma assembleia e aprovamos as contas mesmo sabendo das faltas dos comprovantes, porém um unico morador esta entrando com uma ação sobre esse assunto, o que podemos fazer ? Nesse caso eu era conselheira, e realmente nunca me importei em olhar essas coisas, essa ação pode acarretar algo sobre minha pessoa? A assembléia é um fator importante perante a ação ? Conto com a ajuda de vcs. Abçosss
Obrigado. Minha maior dúvida é: posso ser responsabilizado por não ter apontado essas irregularidades no futuro ? E em um possível processo de uma fiscalização arcar também com os prejuízos ?