É caso de indenização por causa de vazamento hidraulico?
1) Devido a um curto circuito a bomba d'água parou deixando o prédio sem água por 1 dia. Quando a água foi reabastecida e veio com tanta pressão dentro da tubulação que a duchinha do banheiro não suportou e vou arremessada causando uma inundação dentro do banheiro e transbordando para o meu quarto.
2) Estava eu e minha mãe uma idosa de 72 anos dormindo por volta das 5:20h surpreendidas com este vazamento, enquanto ela tentava conter a força da água eu sai gritando por socorro e alguns vizinhos vieram nos socorrer.
3) Dentro do apto não existe chave geral só na parte externa, por falta de manutenção a mesma estava tão dura e vedada que era impossivel fecha-la por força humana impossibilitando a agilidade de resolver o problema.
4) A chave só foi fechada uns 40min depois do fato, e o reabastecimento da água na minha unidade pela imobiliaria 5hs depois.
5) Meu movel do banheiro ficou danificado, a madeira inchou. Como devo pedir a reparação material, cabe também indenização por danos morais, e emocional pelo constrangimento nos causados?
Boa noite, Ana!
A indenização pelo condomínio é passível desde que se comprove que a pressão da água estava acima do normal. Digo isso porque o condomínio pode alegar que a sua duchinha estava mal encaixada, ou que estava muito antiga e, por esse motivo estourou, entende? Ainda mais se o seu apartamento for o único afetado.
Quanto aos danos morais, é muito difícil avaliar, pois as avaliações do judiciário podem apresentar muitas surpresas. Ainda assim, danos morais são aqueles que provocam algum tipo de constrangimento e, pelo ver, seu caso se tratou apenas de um incidente.
Minha sugestão é que tente negociar com seu síndico fora da esfera judicial, tentando buscar uma solução que fique boa pra ambas as partes. Será mais rápido e terá menos dor de cabeça
Boa noite
Go Sindico
Quando a água chegou normal para os outros moradores, eu questionei no grupo do whatsapp se somente no meu apto que continuava com pouca água nas torneiras.
" Digo isso porque o condomínio pode alegar que a sua duchinha estava mal encaixada, ou que estava muito antiga e, por esse motivo estourou, entende?" Também pensei nesta possibilidade, o problema é que a chave da geral estava vedada, ninguém conseguia fecha-la pra amenizar o problema. Nunca teve manutenção preventiva nestes registros externos , o plastico acabou ressecando.
Liguei para os bombeiros para tentar solucionar com ferramentas, quando um vizinho conseguiu fecha-la a golpes de martelo.
O dano moral é que nós estávamos dormindo, isso ocorreu no inicio da manhã, e minha mãe está recém operada e teve que conter a força da água por muito tempo e com roupas intimas exposta ao constrangimento na frente dos vizinhos que apareceram para ajudar.
Minha mãe ficou tão abalada pelo nervosismos que não conseguiu se alimentar normal durante o dia.
Isso aconteceu ontem e hoje não tive tempo de notificar a imobiliaria dos fatos com videos e testemunhas e fotos do loca, algum modelo que eu possa usa-lo para imprimir?
Mas a duchinha do banheiro estava aberta? E outras unidades tiveram problemas? Poque veja bem: não tem água, eu abro o chuveiro e esqueço de fecha-lo no reabastecimento eu terei problema mesmo.
E não entendi porque no seu apartamento não tem chave geral? Cada vez que alguém por ai precisa trocar um mero courinho de torneira tem que deslizar a água do prédio?
Prezada Ana, qualquer situação pode ser objeto de processo judicial. No entanto, as probabilidades de ganho irão depender das provas que serão juntadas aos autos. Você, de fato, pode pleitear indenização pelos prejuízos materiais e morais pelo acontecimento, no entanto, o condomínio irá se defender sob o argumento de que a culpa pela inundação foi sua, então tudo irá depender das provas juntadas aos autos.
Estou à disposição para eventual auxílio jurídico.
Atenciosamente.
Quem responde pela unidade é vc. Vc tinha pleno conhecimento notório da falta de água, portanto, as medidas de cautelas são suas e não o condomínio. Vc já pensou em cobrar a concessionária Cagece ?
Marisa Marta Sanchez
Mas a duchinha do banheiro estava aberta?
Resp: Fechada
E outras unidades tiveram problemas?
Resp. Não
E não entendi porque no seu apartamento não tem chave geral?
Resp. Não tem dentro do apto, só fora no hall, por falta de manutenção a chave estava vedada, parecia que tinha cola, nem o homem mais forte do predio conseguia fecha-la, tive que chamar os bombeiros
WESLEY DA SILVA LOURENCO
No entanto, as probabilidades de ganho irão depender das provas que serão juntadas aos autos.
Resp: Tenho videos e testemunhas (todo os vizinhos)
A duchinha estava em perfeito estado, a força da água foi tão forte, com o impacto a ducha saiu do cano ocasionando a inundação. O problema foi maior porque não foi possivel fechar a geral.
Compliance Sindico Profissional
Quem responde pela unidade é vc. Vc tinha pleno conhecimento notório da falta de água, portanto, as medidas de cautelas são suas e não o condomínio. Vc já pensou em cobrar a concessionária Cagece ?
Resp: Neste caso creio que não. A falta d'água foi por conta da bomba que queimou e ficamos sem água por 2 dias. Quando voltou o abastecimento as torneiras estava com baixa pressão, o problema ocorrei as 5hs da manhã nos surpreendendo com essa explosão do cano.
Chamei tbm a Cagece para trocar a chave do registro, só que a companhia de água só faz o serviço na rua, dentro da área do condominio é de responsabilidade dos proprietários.
Chamei a administradora que mandou um bombeiro hidraulio resolver o problema da chave e voltei a ter água, só que não trocaram a chave, se eu precisar usar a chave geral vou ter que pedir ajuda de alguém porque só um gorila que consegue mexer.
No item 3 vc relata que o registro geral fica do lado de fora do apto, sendo sua manutenção, portanto, de respondabilidade do condominio. Por conta dessa falta de manutenção, o problema se agravou, aumentando os danos sofridos. Além disso, pode-se argumentar que o zelador deveria ter fechado os registros dos andares até que as colunas se enchessem novamente, após o abastecimento da caixa dagua. Com base nesses argumentos, vc pode tentar uma ação indenizatoria no juizado especial civel.