Qual o valor de indenização sobre calúnias e difamações?

Boa tarde! Sou síndica num condomínio em sp e os moradores achando que eu estava roubando fizeram a assembléia, mesmo eu ter provado o contrário me pediram a destituicao sem provas e mencionaram ART 1349 CC, foi várias acusações sem provas, aprovsdo problemas pessoais por conta de moradores terem recebido notificações, como proceder nessa situação?

Imagem de perfil Kelly Regina Zanda
Síndico(a)


Respostas 6

Você pode iniciar dois processos: criminal e cível. Não rende muita coisa mas você "lava sua alma".

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Então vc foi destruída é isso? Vc tem de ser clara para ser orientada. Se vc foi destituída e sem provas, aguarde a divulgação a ata e após, contrate um advogado junte todas as provas e ingresse em juízo pedindo anulação judicial dessa AGE/AGO e sua recondução ao cargo. Como vc diz que tem provas, o juiz vai deferir o seu pedido e reconduzir vc ao cargo. Depois com muita calma, peça ao seu advogado para processar todos que votaram contra vc. São dois processos: na esfera penal quem votou contra vai responder pelos crimes de injurias, calunia e dimanação. No cível também vão responder por danos morais. Assim q sair a sentença ao seu favor mande comunicado ao todos os condôminos informando o desfeche do processo. Esse é o melhor cala boca, contra essa gente que não entende nada. Repito, tudo requer provas da sua parte.

Foto de perfilPessoa bloqueada

Oi Kelly! Uma situação dessa tem que ir em frente, ao sindico tem que ser dado toda oportunidade de se defender, os condôminos não podem extrapolar essa garantia fundamental em defender sua honra. Se fizeram e extrapolaram seus direitos, tem sim que ser reconduzida ao cargo e provocar danos morais. Um abraço!

Foto de perfilGilmar Marçal da Rosa
Síndico(a)

Boa noite! Deixar para lá ou contratar uma consultoria jurídica .

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Kelly ainda na informação dada pela Marisa. Processos criminais são mais demorados que o Civil, portanto, acione primeiro o criminal e ganhando este, acione o civil. Quanto ao valor só Deus sabe, porque o calculo é de acordo com a gravidade da agressão perpetrada contra você, portanto, uma decisão do Juiz. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Queixa na DP, se vc tiver provas, e representação criminal contra os caluniantes. Como disse a Marisa, cabem processos civeis, de indenização, e criminal. Serão julgados no JEC, eo criminal provavelmente redundará no pagamento de cestas basicas ou, mais provavelmente, a extinção da punibilidade. Já a calunia pode render alguns milhares. Eu ganhei em 1a instancia 7.600 no JEC por injuria, sem advogado, mas a parte recorreu e o colegio recursal reverteu a sentença. Como eu sabia que não pagaria a chamada sucumbencia se não respondesse ao recurso, ficaram elas por elas. No fim, deu trabalho, e, embora eu não tenha tido custo financeiro, hoje vejo que não valeu a pena. Pela figura, dono de uma administradora, que não aprendeu a lição e até hoje faz as mesmas besteiras.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error