Quem é responsável se uma telha voar e danificar um bem material ou ferir alguém?

Uma troca de telhas foi feita pela gestão anterior. As telhas voaram com o vendaval noturno de ontem. Percebemos que algumas nem parafusadas estavam. Quem seria responsabilizado se houvesse danos em janelas dos prédios, carros ou mesmo se caíssem na rua? O ex síndico ou o engenheiro que acompanhou a obra? Como proceder?

Imagem de perfil raquel da fonseca
Condômino(a)


Respostas 4

Boa noite! O condomínio ,é mito quem acha que por ter um responsável técnico este terá tal resposabilidade é esse tipo de engenheiro que temos no mercado. A empresa não deu garantia ? Não houve contrato ?

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

A responsabilidade é do engenheiro, que deve ter assinado uma ART.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

A leitura do Artigo 1.348 do Novo Código Civil indica que o síndico é quem deva ser responsabilizado. Na verdade, "responsáveis" são todos os condôminos, porém o único que responde cível e criminalmente é o síndico. Pode-se concluir que em uma obra já concluída, não haverá como o(a) advogado(a) do autor(a) inferir quem tenha sido responsável perante o Conselho de Classe; diferentemente de obras em execução que possuem a obrigatoriedade de placa com identificação do PREO à frente da edificação. Espero ter contribuído.

Foto de perfilGustavo Adolfo Nogueira do Espírito Santo Jr
Empresa do setor

Raquel a responsabilidade a principio é do condomínio, Código Civil artigo 938 “Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido”. Depois o condomínio através da Justiça poderá imputar responsabilidade a terceiros, se houver provas concretas, neste caso, talvez laudo pericial. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?