regimento do condominio proibe animal?perante a justiça o regimento é soberano?

Imagem de perfil sinval Pinho da Silva
• Conselheiro(a)


Respostas 4

NĂ£o, em questões conflitantes prevalece a lei, hoje a lei possibilita de ter animal (Ă§Ă£o) de pequeno porte que nĂ£o incomode os vizinhos, obvio que obsernabdo as demais regras da convenĂ§Ă£o e regimento interno.

Foto de perfilDomingos Moreira de Barros
• SĂ­ndico(a)

Imagem de perfil sinval Pinho da Silva • Conselheiro(a)

realmente aminha duvida continua,pois conforme jĂ¡ vi decisões do superior tribunal de justiça,no que diz que se o regimento interno realmente proibe vale o regimento,quando ele Ă© omisso, ai entĂ£o vale a decisĂ£o do juizado no qual da favoravel a poder permnecer com animal no apto.fica outra pergunta qual a finalidade do regimento interno se a maioria dos condominos constituiem o regimento,e as pessoas adquirem os imoveis atĂ© no preço mais elevado para ter tranquilidade e depois surge um novo morador sabe das condiçoes do condominio ,depois que estĂ£o morando querem reverter o regimento tentando ingressar na justiça caso nĂ£o deixe permanecer seu animal no condominio.pensa sĂ³ um pouco voce trabalha de escala chega as zero horas em casa e acorda as 5hs da manhĂ£ com um passarinho cantando na varanda debaixo do seu apto.

Sinval, hĂ¡ julgados para ambas as partes, vai depender da argumentaĂ§Ă£o das partes, Ă© Ă³bvio que se o passarinho for uma araponga, o morador reclamante vai ganhar mais facilmente. Mas, Ă© como vc colocou, a pessoa vem para um condomĂ­nio e mesmo sabendo das regras acaba querendo dar um "jeitinho" para que todos se adaptem ao que ela quer, ao invĂ©s dela se adaptar ao que o condomĂ­nio tem como regra. AĂ­, sĂ³ argumentando bem e levando para a justiça, mesmo assim, o reclamante pode perder.

Foto de perfilAngela MG
• SĂ­ndico(a)

Oi Sinval, Existe, como bem colocou a Angela, julgados em ambas as direções; ouso dizer que majoritariamente a justiça tem decidido a favor dos pets, restando ao RI apenas disciplinar como essa bicharada vai circular pelas partes comuns. Veja, embora a ConvenĂ§Ă£o se faça lei entre as partes, mesmo a convenĂ§Ă£o nĂ£o pode decidir diferente da lei, e a lei tem entendido que querer disciplinar o que eu posso ter dentro da minha propriedade fere o direito de propriedade. Eu jĂ¡ vi atĂ© um julgamento onde um determinado pit bull ficou no prĂ©dio porque o seu dono conseguiu convencer a justiça que aquele pit bull Ă© manso. Estamos falando de uma Ă¡rea nebulosa. VocĂª pode pegar o cara pela perturbaĂ§Ă£o do sossego, mas inĂºtil tentar pegĂ¡-lo pela posse do passarinho. Nada como um bom berreiro de um recem nascido e a gente aguenta, nĂ£o e mesmo? Boa sorte

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
• SĂ­ndico(a) Profissional

Imagem de perfil Paulo SĂ©rgio Silva • SubsĂ­ndico(a)

Realmente, em todos as Ăºltimas sĂºmulas publicadas pelo TJSP, envolvendo casos similares, o ganho de causa foi do requerente. A alegaĂ§Ă£o do Desembargador Ă© sempre a mesma: "fere o direito de propriedade".

Sinval, O regimemento interno, como o prĂ³prio nome diz, Ă© apenas interno e deve obedecer o que diz a lei. Se a lei permite cĂ£es em condominios, mesmo que conste na convenĂ§Ă£o e regimento, o sindico nĂ£o pode proibir. O que pode fazer Ă© determinar regras tais como: o cĂ£o sĂ³ pode descer pelo elevador de serviço, se ele fizer necessidades fisiolĂ³gicas nas Ă¡reas comuns o dono terĂ¡ que limpar, nĂ£o pode ficar nas Ă¡reas comuns do condominio, se for mais agressivo tem que usar focinheira, etc..... Existem algumas raças perigosas que nĂ£o podem morar em aptos.

Foto de perfilMaria Telma FalcĂ£o de Carvalho
• SĂ­ndico(a) Profissional

IlustraĂ§Ă£o de um casal procurando por algo que estĂ¡ embaixo do sofĂ¡
NĂ£o encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta Ă© respondida em poucos minutos, vamos lĂ¡?

Ranking mensal

Ver mais
ASSEMBLEIA.CLICK
4°
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error