O síndico pode cortar a água para manutenção preventiva sem antes notificar os condôminos?
Bom dia.
Continuo tendo problemas com nosso síndico, ele está renovando as caixas de gordura dos blocos, mas esta obra é preventiva e não emergencial, visto que pelo menos a do meu bloco funciona normalmente.
Tudo começou quando ele colocou um aviso escrito à mão na porta do meu bloco no final da tarde deste domingo, dia 13 de Julho informando que na segunda-feira dia 14 de Julho à partir das 8 horas da manhã estariam fazendo a reforma das caixas de gordura e o serviço ia durar até a manhã de quarta-feira, dia 16 de Julho, pedindo aos moradores para não usarem a pia ou tanque, mas dizendo que o banheiro poderia ser usado normalmente
Pois bem, na segunda-feira, antes das 8 horas da manhã ele simplesmente fechou o registro de água do bloco, alegando que ainda estavam usando a pia ( ele havia informado que as obras começariam às 8 horas da manhã mas cortou a água antes disso... ) e o mesmo permanece fechado até o momento, ou seja, além de avisar sobre a obra em cima da hora e dizer que o banheiro poderia ser usado normalmente, ele não informou do corte no fornecimento de água e o fez antes mesmo de começar a obra e até agora não disse quando vai voltar.
O que posso fazer para pressioná-lo a religar a água, pois não se trata de uma obra emergencial, ele não tentou outras formas de conscientizar os moradores a não utilizarem a pia e já estamos a mais de 24 horas sem água.
Já estou farto desse síndico, estou organizando um abaixo assinado para a destituição do mesmo, pois esta é apenas uma das muitas arbitrariedades que ele tem cometido, mas enquanto isso ele continua fazendo coisa errada.
Gostaria de saber o que posso fazer contra ele legalmente para tentar pelo menos frear as atitudes inconsequentes até que ele seja destituído, pois sei que ele não vai parar por aí.
Agradeço a quem puder ajudar.
Sr. Antonio,
Realmente não é obra emergencial. É manutenção que cabe ao Síndico fazer de tempos em tempos. O erro dele seria deixar de fazer e transformar isso em "emergencial".
Acho que um pouco de boa vontade e bom senso dos moradores seria muito bom para o Sindico.
No lugar de abaixo assinado o "grupo" já tentou ajudar nas soluções e não arrumar mais problemas?
O síndico poderia ter avisado com mais antecedência, mas fora isso se a obra foi aprovada em assembléia não há o que fazer, e na questão do atraso na conclusão é normal, pois acontecem imprevistos.
Se você quer destituir o síndico, reúna 1/4 dos moradores e realize uma assembléia, mas se o síndico for destituído, você ficará no lugar dele ou ao menos possuem um candidato?
Boa tarde pessoal.
Aí é que está o problema, esse síndico assumiu há 8 meses e até hoje ele não fez nem 1 assembléia, ele nem sequer está entregando a prestação de contas mensal, que foi aprovada há bastante tempo e sempre cumprida pelo sindico anterior.
Sem falar que já fez modificações no estacionamento de motos, que na verdade causaram mais problemas que soluções, já fez reparos nos reservatórios de água e tudo isso sem nosso consentimento ou sequer conhecimento prévio, ele simplesmente vai e faz, não sabemos se foi bem feito e nem quanto custou.
Infelizmente ninguém aqui quer assumir o cargo de síndico, mas reclamar todos reclamam, portanto estou tendo de tomar a frente disso e caso assuma, vou procurar uma administradora para cuidar das coisas, pelo menos até eu aprender o suficiente para fazer um bom trabalho sozinho.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda.
Sr. Antonio. Bom dia, mais uma vez!
Entendo seu problema, mas nem mesmo procurar um administradora o senhor pode!
Isso é competência do Sindico.
Acho, que pelo que o senhor relata, pode sim fazer um processo para destituir. Antes, procurem quem colocar no lugar. Pode ser até o senhor mesmo, Ser Sindico não é tarefa ingrata desde que faça as coisas certas. Lamentavelmente ninguém quer ser Sindico mas reclamar todos querem.
Uma sugestão: Procurem eleger um Sindico proprietário) e, em último caso, apelem para um sindico profissional.
Oi Osni.
Então, é exatamente o que estou pensando, já que ninguém mais se manifesta eu penso em assumir o cargo e contratar uma administradora, pois infelizmente no momento sei que não tenho conhecimento suficiente para exercer o cargo sozinho, o que não posso mais permitir é que este síndico continue fazendo o que quer, de jeito nenhum.
Grande abraço.
Antonio, você está reclamando que ele não exerce bem a função de síndico e vai assumir o mesmo cargo sem capacitação?
Primeiramente procure um curso para não passar pela mesma saia justa que o atual síndico, é minha sugestão.
Porteiro-Santos eu realmente não tenho experiência como síndico, mas estou correndo atrás de condições para isso, o que não posso fazer é continuar nas mãos de quem nem sequer procura melhorar.
Sr. Antonio,
Faça isso mesmo. Assuma a função de Síndico. Se puder faça um curso para poder melhor se preparar (o Sindiconet tem um curso à distância maravilhoso). No que precisar conte conosco.
Um abraço