Condominio é responsavel danos aos carros causados por goteiras na garagem mesmo obra em garantia

os vazamentos são provenientes das áreas comuns, do piso, e estão sendo reparados pela construtora, já que ainda tem garantia vigente, porem os veículos estão sendo danificados por essa água, causando manchas na pintura, o sindico alega que a responsabilidade é da construtora e que não pode fazer nada, que o morador deve entrar em contato com a mesma e fazer suas reclamações. Procede? O condomínio não tem responsabilidade nenhuma, nem mesmo de tomar uma medida paliativa para desviar as goteiras? Posso exigir do condomínio a reparação de meu veiculo? aguardo

Imagem de perfil halisson bittencourt
Conselheiro(a)


Respostas 8

Halisson, cobre do condomínio e o condomínio cobra da construtora.

Foto de perfilDerek
Outros

Derek,fiz essa cobrança ao sindico, mas a resposta que tive foi que deveria cobrar a construtora já que a obra está em garantia, por isso minha duvida, se posso ou não continuar pressionando o sindico, e ter uma base legal para isso. Esta situação está gerando um desconforto, pois faço parte do conselho.

Foto de perfilhalisson bittencourt
Conselheiro(a)

Hallisson Novamente volu esclarecer a todos. Condomínio não tem vida própria, Não tem orçamento ou receitas próprias. Nem personalidade jurídica tem. Tudo é feito em função dos condôminos. qualquer conta ou despesas quem paga são os condôminos. Para saber se o condomínio tem responsabilidade pergunte se os seus vizinhos, que vão pagar as contas, têm responsabilidade. ~Eles não tem culpa pelo ocorrido ? então eles não tem responsabilidade e ipso fato o condomínio. Guarde esta lição para sempre que sempre lhe será útil. Você tem que acionar a construtora sem nenhuma dúvida. Um forte abraço. Nilo de Araújo Borges Junior

Foto de perfilnilo de araujo borges junior (advo)
Conselheiro(a)

Nilo, então partindo desse principio, o condomínio pode se esquivar de quase todos os problemas que ocorrem nele, visto que se este vazamento já vai fazer aniversario de um ano e o morador não pode por convenção fazer nenhuma intervenção na área( por se tratar de área comum) e o sindico "lava as mão", fico eu no prejuízo?? Digo mais, assim que a garantia da obra expirar, como ficam os problemas que irão certamente ocorrer nestas áreas? Ainda não estou convencido que o condomínio na pessoa do sr sindico não possa fazer nada, apenas direcionar o morador/condômino ao sac da construtora.

Foto de perfilhalisson bittencourt
Conselheiro(a)

Halisson O síndico pode (mas não é obrigado) fazer. Mas ele não quer fazer (não é obrigado). Então cabe a você fazer em seu nome. Você também não é obrigado. Então ninguém resolve os danos. Simples. Nilo de Araújo Borges Junior

Foto de perfilnilo de araujo borges junior (advo)
Conselheiro(a)

Halisson, Vc mesmo afirma que a obra está em garantia e a construtora está providenciando os reparos. Então, não resta duvida, que a obrigação de reparar o dano é da construtora, não do condomínio e muito menos do síndico, certo? Na verdade, vc é a vitima e teve seu bem patrimonial afetado.

Foto de perfilPessoa bloqueada

SIm, temos aqui um impasse, a obra está sim em garantia, mas a construtora está fazendo fazendo os reparos após 01 ano, de vazamentos e danos aos veículos dos condôminos, mesmo sendo acionado o sac da empresa. Tentamos junto a adm do condomínio o remanejamento de vagas, a fim de provisoriamente reduzir o prejuízo do condômino, visto que temos um bolsão de estacionamento para visitantes. Nosso pedido foi negado pelo sindico! Então fica assim a situação, a construtora resolve a seu tempo, o sindico lava as mão, o codomino leva todo o prejuízo ... Ainda acredito na força e poder de resolução de um sindico eleito em assembleia que se coloca a frente de uma administração para zelar pelo bem comum e ser um canal de soluções a fim de diminuir os problemas na convivência em comunidade.

Foto de perfilhalisson bittencourt
Conselheiro(a)

Halisson Concordo com a sua última frase. É o ideal, não obrigatório. Obrigatório é quem teve ou esta tendo prejuízos acionar o causador dos danos, sob pena do seu direito prescrever. Você está batento em ponta de faca. Nilo de Araújo Borges Junior.

Foto de perfilnilo de araujo borges junior (advo)
Conselheiro(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error