Poder de analise do Balancete!

Sei que todo e qualquer condômino pode analisar o balancete(es) do mês, contudo a Convenção diz que só pode ser analisado na Administração, então um membro do conselho fiscal ao retirar em seu nome e repassar para um ex membro do conselho, suspeito de ter aprovado contas e de estar de coluio com antiga gestão suspeita de fraudes e desvios de valores do condomínio, tudo apontado segundo auditória, não se comporta como uma ilegalidade cometida pelo atual membro do conselho? e talvez má fé de ambos??

Imagem de perfil Marcos César Moares de mello
Síndico(a)


Respostas 2

Marcos, O balancete mensal é uma coisa, e a pasta de prestação de contas mensal é outra. Na pasta, você deve encontrar todos os documentos referentes aos valores lançados no balancete (que deve ser enviado ou disponibilizado a todos), como folha de pagamento, GFIP, recibos de pagto de salário, guias de impostos. Ou seja, só através dela você consegue conferir se os lançamentos no balancete são verdadeiros. Essa conversa de que pastas só podem ser analisadas na administradora é enrolação, pois hoje em dia existem as cópias digitais de pastas em CD/DVD, que podem ser examinadas por qualquer um. Todo mundo fala muito em "transparência", mas isso, geralmente, é papo furado.

Foto de perfilLuiz Leitão da Cunha
Síndico(a) Profissional

Olá Marcos! A responsabilidade pela documentação é do síndico. Talvez seja por isso que a maioria deles não permitem que TODOS os condôminos levem as pastas para verificação em casa. Imagine se alguém retira algum documento importante? Quem pode fazer isso são os membros do conselho fiscal, a quem cabe dar o parecer sobre as contas. Como disse o colega acima, o bom gestor já escaneia toda a pasta e coloca à disposição de todos os condôminos. Isso se chama transparência. Se ele fizer isso, qualquer um pode levar a pasta pra casa, porque os documentos estarão salvos em arquivo digital do condomínio. Att

Foto de perfilMárcio Spimpolo
Outros

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?