REFORMA DE APTO CAUSA SUJEIRA Á ÁREA COMUM DANO À FACHADA E SAÚDE DE MORADOR
NOSSO PRÉDIO POSSUI APENAS 6 APARTAMENTOS E AINDA NÃO TEMOS SÍNDICO.
UM DOS MORADORES INICIOU UMA REFORMA FAZ CERCA DE 3 MESES.
NA VERDADE ELE TEM TODO O DIREITO DE FAZER REFORMA... MAS:
1 - OS RESÍDUOS/ SUJEIRA DA OBRA DELE (RESTOS DE: GESSO, CIMENTO, TINTA, PAPELÃO) PODEM FICAR ESPALHADOS PELAS ESCADAS E ÁREA COMUM DURANTE TODA A OBRA OU ELE TEM A OBRIGAÇÃO DE MANTER O PRÉDIO LIMPO E SEM DANOS? ELE PODE SER MULTADO PELA SUJEIRA?
2 - OS RESÍDUOS DA OBRA DELE ENTUPIRAM O ESGOTO, VAZOU UM LIQUIDO BRANCO QUE MANCHOU TODA A GARAGEM E ENTRADA DO PRÉDIO. A DESENTUPIDORA FOI ARRUMAR E CONSTATOU QUE O VAZAMENTO FOI DEVIDO AO ACÚMULO DE RESÍDUOS DA REFORMA DELE ( RESTO DDE TINTA, GESSO, CAL, MASSA CORRIDA, CIMENTO, ETC). ELE PAGOU O VALOR INTEGRAL DA DESENTUPIDORA, MAS ELE TB TERIA QUE PAGAR O REPARO DO DANO CAUSADO NA GARAGEM E ENTRADA DO PRÉDIO?
ELE ESTÁ PINTANDO, ENVERNIZANDO, PASSANDO MASSA CORRIDA, ETC. SOU ALTAMENTE ALÉRGICA A ESTES PRODUTOS. EXPLIQUEI À ELE EXATAMENTE A MINHA SITUAÇÃO E PEDI QUE ME AVISASSE COM ANTECEDÊNCIA QUANDO FOSSE USAR TAIS PRODUTOS PARA QUE EU POSSA SAIR DO APARTAMENTO E VOLTAR QUANDO ELE TERMINAR. ALGUMAS VEZES ELE AVISA E OUTRAS NÃO. PORÉM ESTOU SEM PODER IR PARA MINHA CASA FAZ CERCA DE 1 MÊS PQ CADA DIA ELE PINTA UMA COISA . INFORMEI QUE EU TERIA Q VOLTAR PARA MINHA CASA ESTA SEMANA. E ELE DISSE QUE TUDO BEM, MAS QUE A REFORMA/PINTURA VAI CONTINUAR MESMO COMIGO LÁ. MINHA DÚVIDA É: ELE PODE FAZER O USO DESTES PRODUTOS PARA PINTAR UMA PAREDE, ENVERNIZAR UMA PORTA TENDO CONSCIÊNCIA PLENA DE QUE ESTÁ COLOCANDO A SAÚDE/VIDA E INTEGRIDADE FÍSICA DE UM VIZINHO EM RISCO?
APENAS UMA TEORIA: SE EU SEI QUE "VC" É ALTAMENTE ALÉRGICA A VERNIZ E RESOLVO ENVERNIZAR MINHA PORTA E SEI QUE ISSO À LEVARÁ A UMA CRISE ALÉRGICA/INTOXICAÇÃO, QUE PODE EVOLUIR PARA UMA PARADA RESPIRATÓRIA OU ATÉ RISCO DE MORTE, NÃO SERIA UM TIPO DE "ENVENENAMENTO"? E "ENVENENAMENTO" SERIA CRIME NESTE CASO?
Jussara não adianta você postar várias vezes o mesmo assunto. Se ninguém te responde por aqui é porque ninguém sabe. Desconheço lei que me obrigue a avisar meu vizinho que eu vou iniciar reformas. Compreendo que o seu caso é específico porque envolve muito mais do que transtorno mas melhor você consultar um advogado, ok?