Visitante preso no elevador entrou com ação contra condomínio e empresa de manutenção

Como o condomínio deve proceder neste caso? Não temos porteiro e o elevador havia sido reformado. A empresa de manutenção ligou o elevador sem ligar o interfone. Visitante ficou preso 30 minutos. Pede R$ 10.000,00 de indenização.

Imagem de perfil Katia Belarmino
Síndico(a)


Respostas 7

Deixa ele entrar com ação. Quais as provas que ele possui? Antes até: ele entrou com processo ou "disse que ia entrar". Visitante ainda? Quais os "danos " que ele sofreu para querer 10.000,00?

Foto de perfilPessoa bloqueada

Prezada Kátia, O que o Síndico do condomínio deve fazer é o seguinte: i) providenciar a ligação do interfone do elevador; ii) caso seja citado para se defender em ação contra si ajuizada por esse visitante, contratar um bom advogado e até mesmo trazer a empresa de manutenção do elevador para o pólo passivo na tentativa de responsabilizá-la. E então aguardar a decisão judicial até seu trânsito em julgado. Att.,

Foto de perfilMARCUS VINICIUS G. DE O. FEITOSA
Síndico(a)

Quanto a ele entrar com a ação, nao vejo problemas pois é um direito dele, mas se vai ganhor ou não o Juiz determinara. O importante é voce verificar as condições que ele entro no condominio, pois mesmo sem porteiro, penso que voce tenha um interfone para liberação do portao de entrada pelos condominos, e se for assim, o condomino que o liberou nao percebeu que ele estava demorando muito ? Alias, ocondomino sabe que a sua visita esta processando o condominio, pois ele tambem tera que pagar a indenização, caso o juiz assim entenda !

Foto de perfilEdmilson Marsilli
Síndico(a) Profissional

Katia, O porteiro nunca pode tirar ninguém do elevador. Se uma pessoa ficar presa, tem que chamar ou o corpo de bombeiros ou a empresa que faz a manutenção. Elevador não é brinquedo não, e coisa séria e tem que ter muito cuidado. Ele não tinha celular para avisar alguém? Não sei se o juiz vai dar R$ 10.000,00 de indenização, pois na minha opinião se caracteriza enriquecimento ilícito. Está na moda peir indinização por tudo. Mas algum valor é possível que eles determinem. Vamos guardar os advogados de plantão, que também não poderão dizer quanto vai ser de indenização, mas precisa ter cuidado com segurança, pois o sindico é responsável civil e criminalmente.

Foto de perfilMaria Telma Falcão de Carvalho
Síndico(a) Profissional

Primeiramente ja fiquei presa em um elevador com minha familia,fiquei por 1h e 6 min, para sua falta de informação nenhum celular pega rede denytro de elevador, cada um sabe o dano que lhe foi causado. Talvez pense assim por nunca ter passado uma situação em que sua vida esteja em risco ou de pessoas que vc ama e se ele tivesse morrido talvez rissem ... ok Vou torcer para que seja causa ganha pra ele.....

Katia Boa Tarde. Pedir ele pode pedir até l milhão. Ocorre que o elevador foi reformado e a empresa se não instalou o interfone, é quem terá que arcar com a responsabilidade quando o Condomínio for intimado. Entretanto este visitante, não tem por acaso um telefone para efetuar uma ligação para o Corpo de Bombeiros, para quem ele foi visitar e avisar a situação e este avisar ao Sindico(a). Isto está parecendo briga de morador contra Sindico. Porque mesmo que seu Condomínio tivesse alguém, não poderia fazer o reparo no elevador, cumprindo a empresa que está reparando ou o Corpo de bombeiros. Abraços.

Foto de perfilANTONIO CARLOS EVANGELISTA
Gerente Predial

Imagem de perfil Katia Belarmino • Síndico(a)

Os visitantes estavam saindo do prédio e a moradora estava junto. Nós temos um faxineiro que fica até às 17h no prédio. Eles ficaram presos após esse horário e conseguiram ligar para o Corpo de Bombeiros pelo celular. Antes dos bombeiros chegarem, um morador chegou e ligou para a empresa de manutenção. Chegaram juntos, Bombeiros e Técnicos. Segundo a moradora, ela não foi comunicada pelos visitantes que haviam entrado com ação contra o condomínio. Esse fato ocorreu em outubro e eu assumi o condomínio agora em dezembro.

Cara Kátia: Qualquer pessoa que se sentir lesada pode entrar com ação na Justiça. Se as providências foram tomadas, cabe ao Condomínio se defender judicialmente. Peça um laudo para a empresa de manutenção de elevadores, além da planilha de manutenção do aparelho. Elas serão úteis na Justiça. Converse com a moradora e explique que em caso de condenação, ela também será chamada a pagar, afinal, ela faz parte do Condomínio. Por último, contrate um bom advogado. Boa sorte.

Foto de perfilSandro Araujo
Síndico(a)

Katia vc tem que entender que poderia ter acontecido danos a este visitante, poderia o elevador ter parado entre as paredes, ele não tinha acesso ao interfone, ja passei por uma situção dessa, cel não funciona, tem um bloqueio de rede dentro do elevador, a pessoa se desespera muito, talvez quem esteja de fora não compreenda os danos, mas te garanto não são bons, estava com minha familia, tinha um recem nascido, viamos a temperatura subir,o calor falta de ar, ficamos 1h e 6 min. tb não tinha interfone, nem luz.... Foi simplesmente horrivel, só passando para saber.... Cada caso um caso, mas vou torcer para que ele ganhe....Faça o que cabe a vc como sindica... e deixe a justiça com o resto... Poderia ser alguém proximo seu... e ai... pensaria o que??? Att. Thalita

Foto de perfilThalita de Almeida Paula
Outros

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error