Rateio do decimo terceiro dos funcionarios

Todos os anos rateamos o decimo terceiro dos nosso funcionários(ja faz 20 anos que é assim).Nas gestões anteriores nem se fazia anunciar esse rateio vinha direto nos boletos e pagávamos, agora nesse ano especifico de 2017 não foi diferente mas alguns poucos condôminos não aceitaram o rateio , sendo que na minha gestão nunca ficou sem avisar por assembleia e ainda faço lembrete via comunicado para que os mesmos se previnam.Nosso condomínio nunca teve fundo de reserva e alem do que não temos caixa para pagarmos o decimo sem rateio... Sofri até ameaças e injurias e agora? att Rose

Imagem de perfil Condomínio Texas
Síndico(a)


Respostas 7

Boa noite! Isso deveria está previsto na previsão orçamentária. É custo ordinário como tem um certo prazo pode ser aprovado em assembleia, bem como apenas um comunicado e fazer a cobrança. Uma alternativa interessante é fazer a cobrança durante todo o ano para ficar um valor" suave".

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Isso deveria ser apreciado em assembleia e aprovado, o que não é difícil. Quando fizer a próxima previsão, já coloque o assunto em pauta e aprove.

Foto de perfilEduardo Stefanes Santamaria
Síndico(a)

Lei 4.090 de 13 de Julho de 1962 Art. 1º - No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus. Prevista na previsão orçamentária ou não, o condomínio terá que fazer este rateio entre os condôminos para atender a Lei. Os condôminos que trabalham não recebem o seu 13º então porque os empregados que os serve não teriam este direito. Para o próximo ano inclua o pagamento do 13º salário dos empregados do seu condomínio e comece a cobrar logo no primeiro mês da gestão que se inicia a cada ano e deposite este dinheiro em uma caderneta de poupança. Assim os futuros síndico não sofreram ameaças e injurias. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Texano não é porque seus dez antecessores trabalharam errado que você vai repetir o erro. Fez previsão orçamentária? convoque a assembleia e explique que errou não prevendo esse item.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Que derrapada hein! Tem de convocar AGE para aprovar.

Foto de perfilAndrey Oliveira
Condômino(a)

Olá!!! Ficou claro pelas respostas dos meus colegas que o ideal para o próximo ano é elaborar uma previsão orçamentária onde o 13 salário esteja contemplado, desta forma o valor definido da nova quota condominial terá embutido um valor referente a ele e como será pago ao longo de todo o ano, não onerará em demasia o orçamento dos condôminos. Para este ano o erro, mais uma vez, já está feito e não tem como se esquivar do pagamento, pois se não pagar o que é de direito dos trabalhadores, poderá receber uma multa de 160 UFIRs por funcionário além de pagar juros e correção monetária. Outro ponto muito importante que mencionou e que deve ser corrigido na próxima Assembleia Geral é a formação de um Fundo de Reserva (FR), pois se tiverem algum imprevisto, terão um fôlego para lidar com a situação. Normalmente se cobra um valor entre 5% a 10%, e é bem provável que este percentual esteja definido na sua Convenção. Se não estiver previsto, e quiserem instituí-lo o quorum necessário será de 2/3 de todos os condôminos, lembrando que apenas os adimplente votam, pois trata-se de mudança na Convenção. Abraços!!!

Foto de perfilDécio Sunagawa
Síndico(a) Profissional

Melhor aprovar em assembleia é mais seguro.

Foto de perfilvs.sindicanciaprofissional
Síndico(a) Profissional

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error