Tubulação de internet saturada, síndico não permite instalação externa

Recentemente comprei um apto, e assim que me mudei já fui atrás de internet etc pois necessito da mesma para estudar e trabalhar. O pessoal da Net foi até lá e tentaram de tudo para fazer a instalação, porém os cabos não passavam, visto que a tubulação já estava saturada. Eles também já me avisaram que não importa qual operadora eu opte, vai ocorrer esse problema. A solução mais simples que me foi dada é a de passar os cabos por fora, pelo corredor, até o meu apto. Outra opção foi abrir uma parte do chão para passar o fio. Essas foram as ideias que o pessoal da Net me deu. Porém, de qualquer forma, eu precisaria da aprovação e da assinatura da síndica para fazer isso. Ela não gostou da ideia e desde então está "complicando a situação", dizendo que precisa avaliar a estética do prédio etc - sendo que a instalação que a Net faz é praticamente imperceptível. Agora, ela falou que eu estou sendo inconveniente por solicitar essa instalação e que o prédio só cuida do exterior dos aptos - sendo que a tubulação fica no corredor, logo, não faz parte do meu apto. Estou com medo que ela não irá aceitar essa solicitação e nem irá dar outras ideias e eu siga sem internet por meses. Eu estou no último semestre da faculdade, fazendo meu trabalho de conclusão e é extramente inviável eu ficar sem internet. Fora isso, também tenho "freelas" que estou atrasando por causa disso. Minha dúvida é se ela pode me barrar e eu acabar ficando sem a instalação de internet, ou é dever do prédio facilitar isso - visto que é somente por causa do cabeamento saturado que ainda não consegui resolver essa questão.

Imagem de perfil Paloma Kussler
Condômino(a)


Respostas 6

Paloma, Vamos lá... (1) Tubulação saturada: Se o cabeamento não passa, não adianta forçar. O ideal é fazer uma assembleia para relatar o problema e realizar obras de ampliação da capacidade da tubulação, ou seja, trocar tudo. (2) Fiação por fora: O que diz sua Convenção sobre a instalação de cabeamento externo? Não pode ser considerada alteração de fachada? Peça para o assunto ser tratado na próxima assembleia. No meu entendimento existem um problema físico e um problema legal e acho que o síndico está correto nas ações que tomou.

Foto de perfilVagner Rodinick de Oliveira
Síndico(a)

Por aí não tem internet com roteador?

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Vagner Rodinick De Oliveira mas então eu deveria ficar sem internet porque o prédio está mais preocupado com a estética - que diga-se de passagem é inexistente - do que com o bem estar dos moradores? Acredito que essa situação poderia ser facilmente resolvida, até porque a instalada seria no rodapé e pelas vigas, ou seja, não ficaria aparente.

Foto de perfilPaloma Kussler
Condômino(a)

Marisa Marta Sanchez sim, de qualquer forma os cabos da operadora teriam que passar pela tubulação.

Foto de perfilPaloma Kussler
Condômino(a)

Paloma roteador é internet móvel. Ligue em uma tomada e só. Evidente que internet cabeada é mais rápida mas o roteador não deixa de ser uma medida paliativa. Porque vai custar uma grana boa resolver as tubulações então será preciso assembleia e rateio. Ou pior, quem sabe você precise acionar a justiça de forma que é melhor uma internet um pouco mais lenta do que ficar sem ela. Ninguém merece. Boa sorte

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

PALOMA: O problema vai muito além de estética e está ligado a alterações que o síndico não tem autorização para decidir sozinho, por isso minha citação de ASSEMBLEIA, sempre. Sua situação pode ser resolvida através de um modem 3G/4G. Existem inclusive roteadores Wireless (Wi-FI) preparados para este tipo de conexão e que podem suprir sua necessidade de sinal seguro dentro da sua unidade.

Foto de perfilVagner Rodinick de Oliveira
Síndico(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error