Tubulação de internet saturada, síndico não permite instalação externa
Recentemente comprei um apto, e assim que me mudei já fui atrás de internet etc pois necessito da mesma para estudar e trabalhar.
O pessoal da Net foi até lá e tentaram de tudo para fazer a instalação, porém os cabos não passavam, visto que a tubulação já estava saturada. Eles também já me avisaram que não importa qual operadora eu opte, vai ocorrer esse problema. A solução mais simples que me foi dada é a de passar os cabos por fora, pelo corredor, até o meu apto. Outra opção foi abrir uma parte do chão para passar o fio. Essas foram as ideias que o pessoal da Net me deu. Porém, de qualquer forma, eu precisaria da aprovação e da assinatura da síndica para fazer isso. Ela não gostou da ideia e desde então está "complicando a situação", dizendo que precisa avaliar a estética do prédio etc - sendo que a instalação que a Net faz é praticamente imperceptível.
Agora, ela falou que eu estou sendo inconveniente por solicitar essa instalação e que o prédio só cuida do exterior dos aptos - sendo que a tubulação fica no corredor, logo, não faz parte do meu apto.
Estou com medo que ela não irá aceitar essa solicitação e nem irá dar outras ideias e eu siga sem internet por meses. Eu estou no último semestre da faculdade, fazendo meu trabalho de conclusão e é extramente inviável eu ficar sem internet. Fora isso, também tenho "freelas" que estou atrasando por causa disso.
Minha dúvida é se ela pode me barrar e eu acabar ficando sem a instalação de internet, ou é dever do prédio facilitar isso - visto que é somente por causa do cabeamento saturado que ainda não consegui resolver essa questão.
Paloma,
Vamos lá...
(1) Tubulação saturada: Se o cabeamento não passa, não adianta forçar. O ideal é fazer uma assembleia para relatar o problema e realizar obras de ampliação da capacidade da tubulação, ou seja, trocar tudo.
(2) Fiação por fora: O que diz sua Convenção sobre a instalação de cabeamento externo? Não pode ser considerada alteração de fachada? Peça para o assunto ser tratado na próxima assembleia.
No meu entendimento existem um problema físico e um problema legal e acho que o síndico está correto nas ações que tomou.
Vagner Rodinick De Oliveira mas então eu deveria ficar sem internet porque o prédio está mais preocupado com a estética - que diga-se de passagem é inexistente - do que com o bem estar dos moradores? Acredito que essa situação poderia ser facilmente resolvida, até porque a instalada seria no rodapé e pelas vigas, ou seja, não ficaria aparente.
Paloma roteador é internet móvel. Ligue em uma tomada e só. Evidente que internet cabeada é mais rápida mas o roteador não deixa de ser uma medida paliativa.
Porque vai custar uma grana boa resolver as tubulações então será preciso assembleia e rateio. Ou pior, quem sabe você precise acionar a justiça de forma que é melhor uma internet um pouco mais lenta do que ficar sem ela. Ninguém merece.
Boa sorte
PALOMA: O problema vai muito além de estética e está ligado a alterações que o síndico não tem autorização para decidir sozinho, por isso minha citação de ASSEMBLEIA, sempre.
Sua situação pode ser resolvida através de um modem 3G/4G.
Existem inclusive roteadores Wireless (Wi-FI) preparados para este tipo de conexão e que podem suprir sua necessidade de sinal seguro dentro da sua unidade.