Depende do tamanho do condominio, em primeiro momento se perde a 'transparencia' pois as cotas condominiais seriam paga diretamente ao sindico.E ja viu dinheiro na mão não é dinheiro no banco e se o cara não for 100%, o risco de desvio e ou misturar com contas pessoais é grande.
Administradora prepara os livros fiscais, com entradas e saidas, inadimplencia, acordos, etc...
Eduardo existem inclusive softwares de uso livre para condomínios menores. O dinheiro não precisa ser entregue ao síndico; o condomínio continua tendo a sua própria conta bancária.
E o sistema funciona tão bem que em meia hora a gente emite todos os boletos; mais meia hora e fecha-se a conciliação bancária. O próprio sistema emite alerta de inadimplencia. E a se optar por software pago (custa barato), os boletos serão impressos diretamente no correio, que e encarrega da distribuição.
E de que livro fiscal você está falando?
Nenhum. Administradoras são meros prestadores de serviço que podem ser substituidos por um (ou mais) auxiliar de escritório contratado pelo condomínio. Ou o serviço prestado pela administradora pode ser feito pelo síndico ou qualquer condômino de boa vontade.
Evidente que se estamos falando de um condomínio grande então haja boa vontade; num micro condomínio é fácil de levar.
Também nada impede a auto gestão passando para um contador apenas a parte trabalhista e tributária (que é sensível). Ou, como alternativa, pode-se, ainda na auto gestão, pagar apenas a assessoria da administradora.
Abraços
Érico, a chamada autogestão, que é a forma de administração sem uma administradora, deve ser analisada com cuidado e depende do condomínio ter mais ou menos necessidades contábeis, por exemplo, se a mão-de-obra é terceirizada é diferente de quem tem funcionários próprios, pois Folha de Pagamento é um dos itens que exige cuidado e conhecimento para que não gere problemas futuros, processos trabalhistas, outros itens fiscais também devem ter alguém que oriente o condomínio a como fazer.
Enfim, muitos condomínios ao invés de ter administradora têm um contador para fazer a contabilidade e assim ter alguém com conhecimento atualizado para evitar problemas maiores.
OK?!
Minha dúvida também é essa!!! Estou pegando o condomínio agora, numa fase de transição do sistema de segurança. Será todo automatizado, ficando apenas um funcionário. Não valeria mais a pena termos um escritório Contabil (que é mais financeiramente viável), do que continuar com uma administradora? Já somos um condomínio com poucas unidades e bastante problema com caixa, sem fundo de reserva por conta da inadimplência... toda redução de custo é válida!
Eduardo existem inclusive softwares de uso livre para condomínios menores. O dinheiro não precisa ser entregue ao síndico; o condomínio continua tendo a sua própria conta bancária. E o sistema funciona tão bem que em meia hora a gente emite todos os boletos; mais meia hora e fecha-se a conciliação bancária. O próprio sistema emite alerta de inadimplencia. E a se optar por software pago (custa barato), os boletos serão impressos diretamente no correio, que e encarrega da distribuição. E de que livro fiscal você está falando?