Sobre entupimentos, quem paga?
SANDRA REGINA
Respostas 8
Sandra, boa tarde, Tenho o mesmo entendimento que o seu. Se o problema ocorre internamente à unidade de um morador, este deve arcar com os prejuízos causados pelo problema. Caso o problema seja externo a unidade, cabe ao condomínio arcar com a solução preventiva ou os prejuízos causados. Atenciosamente Luiz Gustavo
Luiz Gustavo Faria
Cara Sandra Miorin, Atuo em condomínio há 16 anos, apenas como zelador, entenda bem, o assunto hidraúlico dentro de um condomínio não tem segredo, separa-se em duas partes: a) Tubulação Central: É a tubulação que recolhe todo o esgoto dos aptos; b) Tubulução Secundária: É a tubulação que recolhe todo o esgoto do apto; Qualquer problema existente na tubulação central do prédio é de inteira responsabilidade do condomínio, normalmente quando o entupimento é nesta tubulação ocorre entre o 1º andar e o subsolo, onde situa-se o cotovelo (curva) da tubulação, todo esgoto produzido acima do 1º andar retornará para dentro dele, é importantissímo avisar imediatamente os aptos superiores para não utilizarem temporiamente o esgoto da tubulação em questão (por exemplo: ramal da cozinha), até a solução do problema, porque até o reembolso dos prejuízos causados no apto do 1º andar é de responsabilidade do prédio. Já o problema nas tubulações secundárias é de responsabilidade do proprietário do apto. Vale ressaltar que o ideal para um condomínio são as manutenções preventivas e não as corretivas, é muito importante enviar comunicados "educacionais" sobre itens que são jogados nos ralos, como por exemplo, pó de café, bitucas de cigarros, óleo usado, enfim, são os verdadeiros inimigos do esgoto, existe também a possibilidade de a cada período dependendo da quantidade de aptos, fazer um hidrojateamento, no popular, é um banho interno na tubulação, assim evita-se os gastos excessivos com reembolsos de danos causados aos aptos do 1º andar.
Jorge Alberto Durynek
Jorge excelente resposta, mto agradecida! Abços
Caro Sr Luiz Gustavo, Se me permite sem nenhum pingo de arrogância, nem interesses, mais todos os problemas serão sempre internos, o que diferencia a responsabilidade são as tubulações, as centrais de responsabilidade do edifício que retornará o esgoto no apto do 1º andar, inclusive o reembolso com danos no apto. E as secundárias de responsabilidade dos aptos, inclusive neste caso, a responsabilidade de pagar os danos causados no apto debaixo é do próprio apto que conter o vazamento. Isto serve tanto para esgoto como para abastecimento de água, Somente nos casos de vazamento nas tubulações de elevação por caldeira, está sim é de responsabilidade só do prédio.