Posso processar um síndico ou o condomínio por falta d'água?
Moro há 3 anos em um condomínio. Quando cheguei foi feito uma assembléia para escolha do orçamento da reforma da caixa d'água. Escolhida, a síndica deu início as obras. Entrou um novo síndico e este informou que o serviço tinha sido mal feito, devendo ser refeito. Este ano, entrou um novo síndico, mas não resolveu o problema, e parece que na gestão dele as coisas só pioraram, pois pelo menos uma vez por mês, falta água, e em horários importunos, em um final de semana ou feriado e à noite.
É um transtorno gigante, pois somos sempre pegos de surpresa. Você está no banho e de repente falta água ou você chega cansado e descobre que não há água para tomar um banho, ou ainda, vai sair para o trabalho pela manhã e não há água. Lógico que há casos piores, uma vez minha vizinha estava com o marido com diarreia e com um bebê com febre ( e todos sabem quão importante é um banho frio para baixar a temperatura de uma criança).
Eu não reclamaria tanto se fosse uma vez outra, mas todos os meses acontece isso.
Certa vez, eu não tinha água para tomar banho pela manhã e quando desci, toda a água da caixa d'água estava sendo derramada na rua.
E, antes, que alguém me pergunte, nunca fui síndica, não pretendo ser. Mas tenho o direito de reclamar, pois pago a taxa em dia, o síndico recebe bem para exercer sua função e, assim como em qualquer emprego, se você não tem capacidade para aquele cargo, você não se candidatar.
E ainda, sei que em um processo ganho, quem paga a conta são os condôminos, incluindo a mim.
Não me importo de pagar, nem mesmo de perder dinheiro com a contratação de um advogado, se o problema for resolvido.
E, como vi em outro post, não tenho paciência para este tipo de absurdo. Se pago, quero meus direitos garantidos. Simples assim.
Já falei com o síndico mais de uma vez e ele me disse que isso seria resolvido em breve, o que, claramente, não ocorre.
Agradeço quem puder responder!
Bruna.
O que está parecendo é que este problema é crônico, pois vocês já estão com o 3º síndico e o problema ainda foi resolvido. Sugiro que vocês montem uma comissão de obras para tentar dar uma maior agilidade ao problema. Quanto ao processo você iria processar qual dos três síndicos? De repente este último é quem vai resolver o problema. Tentem ajudar a encontrar uma solução. O condomínio não é uma empresa que nos presta serviços é um lugar em que temos também que nos mobilizar.
Se de alguma forma a falta d´agua esta causando transtorno e o sindico não consegue resolver, una-se a outros proprietarios e forme uma comissão para obter do sindico uma posição mas claro do que esta acontecendo e qual a solução para isso.Em condominio não basta pagar a taxa em dia, tem que participar tambem, é um bem de todos.Não é só porque ele foi eleito ou contratado a peso de ouro que vai fazer tudo sozinho, ele depende da ajuda de voces tambem.Caso o resoltado não seja satisfatorio, reuna 1/4 das assinaturas de proprietarios adimplentes e peça pela convocação de uma assembleia para discutir o assunto e coloquem em pauta e destituição e eleição de um novo sindico.Lembre-se o atual sindico tem o direito de se defender.
Bruna tive um caso semelhante e vou relatar para voce^;
A caixa dágua que usavamos para as 24 salas no prédio de 12 andares sempre tinha condôminos reclamando que faltava agua.Era aquela situação que não agradava o síndico e nem o condômino.
Num belo dia chamamos um amigo que conhecia de Hidráulica e êle nos sugeriu a colocar uma nova caixa dágua no subsolo e instalar uma bomba elétrica , colocar boias elétricas, tanto na caixa de baixo como na caixa de cima.Levamos a água pela canalização rente a parede do prédio até a caixa mestra, lá em cima do prédio. Bruna quando á agua acabava na caixa de cima a bomba entrava em ação e bombeava a água de baixo alimentando diariamente a caixa de cima e não tivemos mais nenhum problema. Que tal vc.tentar fazer o mesmo . Ficou barato e acabou a insatisfação de todos.
Olá Bruna, mas eu não entendi o motivo da falta d'água. É por algum defeito na caixa ou é por falta de água na rede pública?
Se for por defeito na caixa, pelo Código Civil, não é preciso esperar pela boa vontade do síndico, qualquer condômino pode assumir a bronca e resolver o problema. Para isso basta que vocês reúnam o quórum, destituam o síndico, solicitem o dinheiro do caixa e façam a obra necessária.
Se for problema na rede pública, neste caso o síndico não tem responsabilidade.
No meu caso a atual síndica que fez o sistema de abastecimento do condomínio , mas o sistema não é suficiente para abastecer tds as casas do condomínio sempre acontece que alguns pontos que fica distante da caixa fica prejudicado com o abastecimento, já fiz várias indicações para a síndica instala manobra separando por rua e a mesma não tem dado atenção sempre de maneira ofensiva e com desculpa e até algumas vezes tivemos que compra caminhão pipa de água.
Gostaria de sabe se cabe recurso, se tem como processar por serviço mal feito e tbm pedir depósito judicial da taxa condomínial
Existe uma empresa atendendo a grande Curitiba que trabalha com um sistema de prestação de serviços que através de monitoramento remoto, visa de todas as formas possíveis evitar a falta de água em condomínios. O interessante é que em algumas vezes esta empresa, percebendo que vai faltar água no condomínio, avisa o síndico da ocorrência e envia um técnico até o local para sanar o problema. Esta empresa se chama DeltaComm.
Interessante.
Um monte de resposta evasiva, tipico de.. síndicos.
Quando um síndico assume o posto, ele tem sim obrigação de resolver e arcar com os eventuais problemas de infra estrutura.
As respostas que foram dadas acima são claramente de pessoas que nao entendem o principal papel de um sindico dentro da operação predial.
Pode procurar um advogado.
Sindicos devem se conscientizar que existe uma grande responsabilidade nesse tipo de função.