O que fazer em caso de queda de energia em um único apartamento,como posso ajudar o morador ?

Sou porteiro noturno e trabalho com mais um porteiro, como só fica nós dois no condomínio gostaria de dicas de como proceder. Valeu!

Imagem de perfil RICARDO DO ROSÁRIO GOMES
Porteiro(a)


Respostas 5

Prezado Ricardo, Precisa ver se o disjuntor dele caiu. Se não foi isso ou falta de pagamento, ele, o morador, deve dirigir-se à Cia. de energia da cidade.

Foto de perfilMaria Telma Falcão de Carvalho
Síndico(a) Profissional

Acredito que esse problema não é o de sua função,mas se você quer ajudar o morador,provavelmente ele está com problemas nas instalação elétrica na unidade já que é somente no apartamento dele ,ele deve chamar um eletricista e verificar as instalações. Paliativo, você pode orientá-lo a instalar umas luminárias de emergência na sala,cozinha ou corredor que funcionam muito bem em caso de queda de energia,pois quando acaba a energia a gente nunca tem uma vela ou lanterna nas mãos no momento ,não é mesmo?Porém se o condomínio for antigo,convém fazer um estudo de demanda de energia na edificação para realizar uma reforma elétrica geral. Até mais.

Foto de perfilLiliane
Síndico(a) Profissional

1o. Verifique o registro de prestadores de serviço. Normalmente a Eletropaulo durante o dia faz oa cortes de energia devido a falta de pagamento. O porteiro do dia DEVE registrar nome e RG de quem tenha vindo fazer o corte, assim como os aptos afetados. A Eletropaulo costuma deixar avisos individuais que são entregues aos aptos informando sobre o corte e o que o usuário deve fazer p/ pedir religação. 2o. Se não for situação de corte, TODO apto (ou casa) possui quadro de distribuição interno. Abrindo o quadro, todos os dijuntores (mais antigos são fusíveis de rosca ou faca) devem estar ligados (para cima - fusíveis íntegros). O própio morador levanta o dijuntor (ou deve ter fusíveis de reserva em casa). Caso o dijuntor continue caindo, um eletricista deve ser chamado pois indica que algo está em curto dentro do apto. Tenha uma lista de bons eletricistas que o morador pode chamar. 3o. JAMAIS deixe o teu posto para auxiliar particularidades de morador. 4o. A dica de luzes de emergência é excelente. Cada um coloca uma luminária dessas dentro do apto e/ou cada um providencia lanternas de recarga (dispensam pilhas) p/ terem nos aptos.

Foto de perfilJussara Cunha
Condômino(a)

Ricardo, em novas construções é obrigatório o DDR, que desliga como chave geral, todo o local. Disturbios causados por sobrecarga em função´ou de excesso em uma tomada ou algo mais grave, como falta de proteção ou derretimento dela nos fios. SE houve uma sobrecarga ele ao colocar no verde, voltará a funcionar, mas se ele cair novamente, aconselhe o Morador a procurar um eletricista o mais rápido possível. Empresas concessionárias não fazem corte após o horário Comercial. Luzes de emergência, duram de 1 a 3 horas com uma lâmpáda acessa, e custam em torno de 30 a 60 reais., pena que a vida útil seja pequena, então constantemenmte deverá fazer a substituição. Outra solução seria um Gerador de emergência, mas se o problema for interno ele também não resolverá. O Secovi sempre promove cursos para porteiros. Boa sorte.

Foto de perfilE. Rui Franco
Síndico(a) Profissional

AMIGO VÁ A UNIDADE DESLIGUE TODOS OS DIJUNTORES,DEPOIS VÁ NA CENTRAL LIGUE NOVAMETE O DISJUNTOR CAIDO, VA NOVAMENTE NA UNIDADE APT.COMECE A LIGAR DE UM POR UM O QUE FIZER CAIR A ENERGIA, VOCE DEIXA DESLIGADO, E QUANDO AMANHECER VOCE CHAMA O ELETRICISTA

Foto de perfilJose Orlando Tomaz de Aquino
Porteiro(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error