Condominio residencial que moro nao tem rede de esgoto somente fossa, a obra para a rede quem paga?

o condominio quando foi construido nao foi com rede de esgoto e sim com fossa em cada casa, porem agora dando variso problemas de encher as fossas o tempo todo, a sindica resolveu se mexer e ir atras para implantação da rede. Ela relatou que as obras para passagem da rede sao os condominos que devem pagar e ficara em torno de 100.000,00, que sera rateado entre todos os condominos e incluido no boleto do condominio. Essa obra nos temos mesmo que pagar sendo que a rede passada por via publica quem paga é a sanepar ou prefeitura? Obrigada

Imagem de perfil Tatiana cugnier machado
Condômino(a)


Respostas 4

Tatiana, como a rede a ser construida é rede interna ao condomínio é de responsabilidade do condomínio, ou seja, será rateada por todos os condôminos, a SANEPAR é responsável apenas pela rede pública, isto é, externa ao condomínio.

Foto de perfilAngela MG
Síndico(a)

Tatiana, quem paga a conta é o condomínio que rateará as despesas entre os condôminos,ok

Foto de perfilAderson José de Oliveira
Síndico(a)

Tatiana, Verdade, responsabilidade do condomínio e o rateio é coletivo, certo?

Foto de perfilPessoa bloqueada

Tatiana, vocês estão fazendo uma pequena confusão, o fato de existir fossa não se comunica com a existência ou não de rede pública de esgoto. Vamos tentar esclarecer: existem basicamente três sistemas de recolha de esgoto sanitário: (i) o sistema de fossa e sumidouro, (ii) o sistema de fossa e coleta pública pluvial e (iii) o sistema de coleta pública do tipo separador absoluto. Sem me estender muito, o primeiro tipo é realizado quando inexiste rede pública de coleta, que deve ser o caso de vocês já que nos outros casos a mudança proposta não se justificaria. Esclareço que, enquanto existir fossa, ela vai continuar enchendo independentemente do sistema de recolha utilizado. A limpeza periódica de fossa é algo de que não se tem como escapar. O sistema de fossa com coleta pluvial, ocorre quando inexiste rede do tipo separador absoluto (que separa as águas pluviais das águas ditas servidas - as do esgoto doméstico ou industrial), neste caso a fossa serve para separar o material sólido (lodo) do líquido, e encaminhar somente o líquido para a rede. Então como você vê, a função da fossa é acumular o material sólido, por isso ela sempre necessitará de limpeza periódica. O que sai da fossa é somente líquido. Acredito que no caso do seu município esteja sendo implantado o sistema de coleta do tipo separador absoluto, que elimina totalmente a necessidade de fossa, filtros e sumidouro. Equivale a dizer que o esgoto vai direto das caixas de gordura e dos vasos sanitários para a rede de coleta. Essa rede é encaminhada para um sistema público de tratamento (que pode ser uma fossa gigante - reator biológico, sistema de lagoa de estabilização, aquele em que um tipo de capim "consome" o material orgânico, enfim, são vários). Neste caso não sei que tamanho é o condomínio, mas é um serviço relativamente simples. Você tem que pegar esse valor e dividir pelo número de casas, para ter um número realista de custo por unidade. Assim sabe-se quanto está sendo cobrado de cada proprietário. Essa despesa é sempre de vocês e não do poder público.

Foto de perfilCésar Oliveira
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error