Sr. Síndico - Eu nunca administrei um condomínio que tivesse em sua edificação uma bomba de incêndio até então nem sabia que isto existia. Mas consultando do Dr. Google, pude observar que existem em edificações, mas a sua existência não é usual. Conforme site abaixo, informa que os testes tem que ser realizados anualmente. Mas como envolve água, aconselho a liga-la pelo menos uma vez por mês. 0k
https://www.rescuecursos.com/laudo-e-teste-de-bomba-de-incendios/
https://ramfej.com.br/servicos/sistema-de-bombas-de-incendio-caracteristicas-tipos-e-funcoes/
Ola boa noite,
Quanto a duvida sobre o teste no sistema de PREVENÇÃO contra INCÊNDIO (Bomba de incêndio, Leds e suprimento de energia da Central de Alarme...); IDEAL que seja pelo menos uma vez por semana.
OI VM!
O IDEAL É PERGUNTAR PARA O ENGENHEIRO QUE FEZ O SEU PLANO PREVESÃO DE INCENDÊNCIO, CADA PRÉDIO TEM UM CRITÉRIO CONFORME SUA ESTRUTURA.
UM ABRAÇO!
A bomba de incêndio serve normalmente para atender os dois últimos pavimentos devido estarem muito perto da caixa d'água e desta maneira necessitar auxiliar a pressão na mangueira.
A norma do corpo de bombeiros exige que tenha a bomba e que esteja sempre em bom funcionamento.
O teste requer em torno de 20 segundos, ou seja, ligar através da botoeira dos dois últimos pavimentos ou na contatora localizada ao lado da própria bomba. Não existe nenhuma recomendação, mas seria interessante em realizar pelo menos uma vez por mês, pois em falta de funcionamento poderá acarretar em problemas de ressecamento de bobina dentro da bomba.
Bom dia, sugiro que o seja feito semanalmente, pois esse tipo de bomba destina-se aos últimos pavimentos e possui uma potência menor (em torno de no máximo 03CV).
Como os demais colegas mencionaram, não há uma especificação de período de teste. Apenas para verificar o seu funcionamento.
Espero ter ajudado!
Att.
Fabio - MARALDI
Olá, tudo bem? Então as bombas de incêndio devem ser testadas mensal e anual para garantir que elas funcionem conforme planejado . Esses dois testes são chamados de teste de “churn” mensal e um teste de fluxo anual.
A norma NBR 13714 C-1.3.2 e a norma NFPA 25 descreve as características técnicas e principais particularidades para a execução do serviço de teste de desempenho das bombas de combate a incêndio.
Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características, dos componentes de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para uso exclusivo de combate a incêndio.
Bom Dia. Conforme a instrução técnica 22 dos bombeiros e anexo F (atestado de inspeção do sitema de hidrante) e NBR 13714, para vistoria periódica do sistema de hidrante é orientado a cada 3 meses e para o plano de manutenção do sistema no minimo a cada 1 ano. Oriento que seja feito por empresa habilitada com ART do engenheiro e reciclagem da brigada de incêndio. AT
Prezado(a),
A bomba de incêndio é um importante equipamento que fará com que os hidrantes funcionem adequadamente. Geralmente há necessidade dessa maquina para que os 9 ultimos andares tenham pressão suficiente para combater um incêndio. Há edificações antigas em que se exigia para apenas os 3 ultimos pavimentos, todavia o calculo hidraulico demonstra insuficiencia para, habitualmente, os 8 ou 9 andares mais altos.
Assim sendo, recomendaria uma conferencia periódica semanal por uma equipe do condomínio e mensal por uma empresa com expertise para isso. Para tanto essa empresa deve ser registrada no CREA e ter como responsável técnico um Engenheiro de Segurança do Trabalho.
A Ortega Equipamentos Contra Incêndio certamente poderá lhe auxiliar e dividir essa tarefa. Atendemos toda região metropolitana de São Paulo e nos colocamos à disposição.
Cordialmente,
Boa Tarde:
Todo plano de manutenção prevê testes periódicos de atuação dos componentes. Usualmente adota-se acionamentos mensais para sistemas hidráulicos e de geração de energia, assim como: bombas de recalque e pressão, geradores de energia, etc.
Para o sistema de iluminação de emergência com blocos autônomos (que utilizam baterias), deve-se promover o acionamento dos blocos mensalmente, mensurando o tempo de duração do bloco (que deve permanecer aceso por no mínimo 2 horas), até descarregar completamente a bateria, promovendo a carga do bloco. Esse procedimento eleva a vida útil do componente.
Os geradores de energia devem ser acionados pelo menos uma vez por mês, sem carga, para possibilitar a utilização dos componentes do motor, assim como: bomba de combustível, lubrificação geral, filtros, etc) e a cada 3 meses, com carga plena, a fim de colocar além dos sistemas do motor, também os componentes do gerador (alternador, reguladores de tensão, etc), além dos testes de entrada automática e manual do conjunto moto-gerador.
Esses procedimentos evitam falhas que podem ocorrer quando o sistema é solicitado durante um possível sinistro.
A CONSED é especializada em manutenção predial em geral.
Dessa forma encarregamo-nos da elaboração dos programas de manutenção preventiva e corretiva dos componentes dos sistemas instalados e da operação dos planos estabelecidos, com técnicos especializados com larga experiência na modalidade de serviços disponibilizados.
Se necessitar de mais alguma informação, entre em contato com nosso Depto. Comercial, para que possamos apresentar nossas propostas de parceria técnico-comercial.
Atenciosamente.
CONSED - Comércio e Serviços Ltda
Gilson Nunes Guardado
Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho
consed@consed.com.br
O correto é fazer a manutenção preventiva permanente e o teste são mensais para avaliar o desempenho da bomba, fundamentais para garantir a esperada efetividade e eficácia do combate ao incêndio, se isso for necessário.
Boa noite
VM,preste vem atenção:
O teste da B.I deve sempre ser realizado no período de 30/30 dias por questões simples:
1. Travamento da B.I;
2. Danos na parte elétrica;
3. Intempéries, etc..
O importante observar é que, ao aciona-lá e havendo rotação do motor,se não estiver com uma linha aberta (hidrante ),poderá ocasionar danos na tubulação e acumulo de pressão na rede.
Portanto ao aciona-lá, havendo ignição é rotação ,desligue à imediatamente. Não havendo ignição e rotação do motor, também desligue a imediatamente.
Fico impressionado com alguns colegas que dizem serm da área de prevenção e combate a incêndio e só dizerem besteira. Por isso que estou menos atuante no portal.
Att;
Carlos Justo
Just & Just Inst.de sistemas de Prevenção Contra Incêndio
carlosjusto890@gmail.com
11 97800 8392tim whatsapp
Pergunta: qual é intervalo de tempo em que devem ser feitos testes de bomba do sistema de incêndio para verificação de seu bom funcionamento?
Consultamos um parceiro, especialista experiente, que de forma resumida e sem justificar os motivos e normas, nos indicou ações que seguramente vão atestar o bom funcionamento do sistema. Seguem as suas orientações:
Ações Frequência
Inspeção visual do painel de comando para verificação do status:..................................................diária
Ligar a bomba manualmente durante 5 segundos:..............................................................................semanal
Testar o funcionamento de modo automático no ponto mais desfavorável ou onde for possível:..mensal
Testar a pressão no esguicho do ponto mais desfavorável:................................................................anual