A administração deve avisar sobre dedetização e controle de pragas?

Hoje estava passeando com meu cão em uma área comum do meu condomínio e me deparei com várias pilhas de veneno, que para mim era de rato. Logo em seguida fui conversar com o zelador e ele me disse que se tratava de veneno para caramujos, o que de fato tem de monte aqui. O zelador me informou que o veneno era inofensivo para outros animais, porém em uma pesquisa rápida no google encontrei o site do fabricante onde diz que o produto é altamente tóxico para crianças e animais domésticos, e que os mesmos deveriam ser isolados da área de aplicação. Minha dúvida é, a administradora não deveria avisar aos moradores quanto a isso, expondo os riscos e alertando quanto ao contato com o veneno? Se algum animal é intoxicado, quem se responsabiliza por isso, uma vez que não nos foi avisado?

Imagem de perfil Tabata
Inquilino(a)


Respostas 24

Tabata, você tem toda a razão, é necessário avisar, mesmo que não sejam tóxicos, muitas pessoas são alérgicas. Em caso de acidente a responsabilidade é do condomínio.

Foto de perfilEliasar Pereira Eduardo
Condômino(a)

Bom dia! O local onde foi colocado não sendo apropriado para uso comum fica difícil de resposabilizar o condomínio, exemplo jardim, este é local para crianças ou animais? Normalmente fica em local estratégico.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Boa tarde! Independente de ser tóxico ou não, todo serviço que demanda tempo de um prestador dentro do condomínio deve ser informado aos condôminos. A responsabilidade é do condomínio. ZARDETTO Administração Condominial e Síndico Profissional E-mail: comercial@zardetto.com.br Telefone: (11) 5565-4019 WhatsApp: (11)99170-3470 Site: www.zardetto.com.br

Foto de perfilRosalia Zardetto
Outros

Sra. Tabata, boa tarde. Seria de bom tom a administração informar, assim como uma dedetização para outros animais é informada. Espero ter ajudado.

Foto de perfilKarina Nappi
Síndico(a) Profissional

Olá Tábata Por mais inofensivo que seja o produto, é prudente que os moradores sejam comunicados sobre a operação. Normalmente as próprias empresas de dedetização já fazer este comunicado e distribui pelo condomínio, para se evitar maiores problemas. De qualquer forma é sempre bom manter os moradores informados sobre tudo que ocorre no condomínio, afinal são eles que pagam a conta. Atenciosamente

Foto de perfilARTUR DE OLIVEIRA ABREU
Administradora de condomínio

Com certeza a Dedetizadora sempre envia um aviso com antecedência para que o responsável (síndico) possas estar colocando em lugares visíveis. Assim os moradores estarão ciente dos lugares onde foi dedetizado.

Foto de perfilManoel Trajano Bezerra
Outros

Olá Tabata, tudo bem? Para casos que haverá uma exposição de produtos químicos é bom senso que a administração disponibilize a informação de forma antecipada a fim de gerar menor atrito ao cotidiano do condômino(a). A exemplo são os " fumacês" que visam o combate à mosquitos onde a fumaça que é liberada poderá adentrar apartamentos e com isso causar incômodo, mesmo não sendo suficientemente letal a saúde. De igual forma a inserção de venenos, muito embora, esses geralmente, são colocados em pontos estratégicos onde roedores, caramujos tem como habitualidade aparecer e sendo adverso aos locais que costumeiramente os animais domésticos transitam. Assim como a administração não pode se responsabilizar integralmente por animais domésticos, onde devem se limitar as unidades.Por isso, entendemos que existe a " mea-culpa", logo faltou bom senso da administração em não informar e deve haver o bom senso do condômino(a) que ao transitar em local que não seja a sua unidade, poderá estar colocando em risco o seu pet em local não supervisionado que o(a) deixe tranquilo(a). Espero ter ajudado!

Foto de perfilChristian
Outros

Olá Tábata, Tudo que diz respeito à segurança dos condôminos deve ser tratado com muito critério e responsabilidade. O Síndico deveria sim informar o uso de tal veneno, para que serve, por quanto tempo ficaria exposto e quais os riscos para moradores e animais. Dessa forma evitaria reclamações, aborrecimentos e possíveis incidentes com o veneno.

Foto de perfilSORAIA DA SILVA ANDRÉ
Administradora de condomínio

Sendo administradora contratada pelo condomínio, a mesma tem por obrigação informar a todos os condôminos, colocando aviso (mural) disparando via e-mail, ou outra alternativa caso o condomínio tenha, comunicando a todos sobre o serviço a ser realizado, com data e horário.

Foto de perfilJoão
Outros

Prezada Tabata. Uma questão importantíssima apresentada quanto ao veneno encontrado. Vamos aos pontos: 1 - a empresa contratada para a distribuição do veneno no condomínio deixou de informar o zelador do risco desse produto; 2 - o zelador poderia ter buscado informação referente ao produto que estava sendo aplicado; 3 - a contratação da empresa foi por intermédio da administradora, se sim, essa precisaria junto com a empresa contratada fazer informativo dos riscos; 4 - se a área comum é autorizado o passeio com animais e possibilita que uma criança possa ter contato, a aplicação esta incorreta, pois deve sempre prevalecer a segurança dos condôminos; Veja que são vários pontos a serem observados e que pode ser que alguém tenha deixado de observar esses pontos. Portanto se o material continua em local de acesso, precisa pedir para que seja remanejado, assim garante que outras pessoas fiquem fora do risco.

Foto de perfilJoão Júlio Maciel de Oliveira
Outros

Boa tarde Tabata Sim, vocês deveriam ser avisados, porém, internamente quem solicita os comunicados é o síndico que está acompanhando juntamente ao zelador o dia-a-dia do condomínio. Se houver qualquer dúvida, estaremos a disposição para esclarecimento

Foto de perfili9AdmBens
Outros

Sra Tábata, boa noite! Sim é necessário a própria empresa na qual vai prestar o serviço envia os comunicados com antecedência. Cobra essa posição ao corpo diretivo do prédio. Abcs

Foto de perfilJussara Rizzo do Valle
Outros

Obrigado pela pergunta. Sem dúvida. A administradora deveria informar através do quadro de avisos, que algumas áreas do condomínio, estão com veneno para conter as pragas. E mais, deve-se observar junto ao síndico, os locais que podem ou não ser colocados, devido ao risco envolvendo crianças e animais de estimação.

Foto de perfilEduardo Oliveira Lobo
Administradora de condomínio

Olá Tabata, sim, é protocolo as empresas que executam esse tipo de serviço avisar os condôminos. Geralmente elas pedem para que seja distribuído comunicados que são disponibilizados nos murais e elevadores, informando qual o serviço que será executado e qual o risco, se há. A Administração do Condomínio (Sindico e Corpo Diretivo) deve ficar atenta e garantir que esse comunicado chegue aos condôminos. Mas a Administradora, apesar de orientar, não tem como monitorar se isso foi realizado. Lembrando que estamos considerando a hipotese do serviço ter sido realizado por empresa contratada, mas muitas vezes o proprio manutencionista/zelador compra o produto e faz a aplicação por conta e nesse caso, todo o protocolo que esperávamos não acontece. Nessa situação, o sindico e corpo diretivo precisa realizar a comunicação, garantindo assim que nenhum animal ou mesmo criança posso passar pelo local e correr algum risco.

Foto de perfilAndrea Galvani
Outros

O ideal e que os condominos sejam avisados do risco, inclusive com uma certa antecedência, como no caso da detetização do condominio, também deve-se ser observado se o produto utilizado é legal ( no sentido que algumas pessoas usam os chamados Chumbinhos) e as recomendacoes de uso, e que seja feita por uma empresa especializada.

Foto de perfilpriscilla Moraes Rocha
Outros

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error