A troca de chave faca no PC de luz deve ser custeada por quem?

O síndico me mandou um comunicado que a unidade onde moro ainda possui uma chave faca no PC de luz e que eu providencie a troca por disjuntores sendo que o equipamento é de responsabilidade do condômino. É isso mesmo ? Está previsto em lei ou é pela convenção?

Imagem de perfil Sandra Bendetson
Condômino(a)


Respostas 4

Sandra - O equipamento NÃO é de RESPONSABILIDADE do condomínio e é individualmente de cada condômino. O condomínio apenas faz a guarda, pois o PC fica localizado em suas partes comuns. Este tipo de chave não se usa há mais de 30 anos e os fusíveis são até difícil de ser encontrados, portanto, terá que troca-la para disjuntores, normalmente os usados são de 40A. Muitas pessoas usam o 50A que pelo meu entendimento é errado, pois acontecendo um curto, este não desligará facilmente e neste caso muitos aparelhos eletrodomésticos já podem ter sido danificando dentro da unidade. O importante também, a caixa de distribuição dentro do PC esteja aterrada, neste caso, o aterramento da caixa é responsabilidade do condomínio, pois resguarda todos os relógios de distribuição individual existente. 0k

Foto de perfilGeraldo Majella da Silva
Condômino(a)

Sandra - a responsabilidade é do condômino (proprietário). Melhor você trocar e com urgência pois se acontecer algo no condomínio poderá ter problemas.

Foto de perfilJOSE LOPES
Síndico(a) Profissional

Boa noite! O síndico não tem nada a vê com isso ,este cuida da área comum. Esse tipo de chave realmente não é mais utilizada por não desarmar em caso de curto. No entanto ela seria a segunda opção de segurança, a primeira são sempre os disjuntores esse sim é o mais importante.

Foto de perfilPaulo Rodrigues de Moura
Síndico(a) Profissional

Sra. Sandra; A “chave faca” (chave seccionadora com fusíveis) pertencente a proteção geral da energia elétrica em sua Unidade deverá ser substituída por disjuntor termomagnético, pois a mesma está em desacordo (não conformidade) com a NBR-5410 e a NR10. Se na atual conjuntura, todos os medidores de energia elétrica existentes no PC ainda são equipados com esse dispositivo (“chave faca”), entendo ser prudente que o Condomínio administre as adequações elétricas. Em contrapartida, se todos os medidores já estiverem equipados com disjuntor termomagnético e somente uma única “chave faca” ainda existir no PC, será que vale à pena, o Condomínio colocar em risco de vida por choque elétrico, moradores e prestadores de serviço por causa de uma única chave? Por derradeiro entendo que, por se tratar de espaço coletivo, o Condomínio não deve esperar iniciativas individuais das Unidades.

Foto de perfilMarco Aurélio Pereira
Empresa do setor

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error