A síndica quer impedir a troca da fiação elétrica do meu AP alegando que vai aumentar a carga

Ela alega que vai aumentar a carga do apartamento e consequentemente a carga do condomínio e que eu vou estar colocando em risco outros condôminos pois aumentando a carga corre risco de incêndio. Ela pode fazer isso mesmo eu estando amparado por um Engenheiro Eletricista ???

Imagem de perfil Fernando Lucas de Oliveira
Condômino(a)


Respostas 31

Fernando no meu prédio você apenas reformaria da sua unidade para dentro; sem triscar em fio nenhum que passe pelas áreas comuns. Abraços

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Caro Fernando. Se há iminência de risco para demais condôminos, entendo que sim, ela pode interromper qualquer alteração nas unidades autônomas, pois, está amparada pela norma 16.280 - ABNT. Porém, você poderia providenciar um laudo de um técnico especialista, informando que não haverá alteração de carga (Se realmente não houver). Um abraço

Foto de perfilGuilherme Siqueira
Gerente Predial

Fernando, da sua unidade pra dentro, tu tens o ônus e o bônus, se der mais carga que o normal, pagarás por isso, então... Diria, do quadro principal de seu apartamento para fora, não tens permissão, portanto, se há o respaldo de um engenheiro eletricista e ele está coberto de certeza que haja o que houver "ligado na tomada" que o disjuntor principal (da sala de distribuição) referente à sua unidade, aguente, vá em frente.

Foto de perfilMG Condomínios
Síndico(a) Profissional

Fernando, se você fornecesse mais informações, conseguiriamos mais precisão na informação. A grosso modo, funciona assim, se você por um motivo ou outro deseja aumentar a bitola de sua entrada de energia para consequente aumento de carga( maios quantidade de equipamentos em uso), você deve faze-lo sob a supervisão de um engenheiro elétrico e um projeto bem elaborado, após o trabalho encerrado, você deve solicitar a companhia distribuidora o aumento de carga em seu relógio medidor, não há o que a sindica se opor, estando tudo certinho, o aumento de carga virá somente para sua unidade,ok Pode questioná-la !!

Foto de perfilAderson José de Oliveira
Síndico(a)

Fernando Para alteração de carga é necessario enviar projeto e solicitação para a companhia distribuidora de sua região, que apos estudos de viabilidade, defere ou não. Se deferido, a companhia enviara a bitolagem de fios e dijuntores, necessario para a nova carga, ou ampliação de voltagem e apos a verificação dos procedimentos recomendados, troca-se o medidor de energia. A administração do condominio, não interfere em nada. Portanto não pode impedir nada. Provavelmente sua sindica é leiga nesse assunto e pelo que parece varios outros assuntos tambem. Faça a alteração de carga e veja pessoalmente se ela tem o poder de impedir alguma coisa da materia.

Foto de perfilRoberto Martins
Síndico(a) Profissional

Muito Obrigado a todos... E só pra explicar um pouco mais o caso como o Sr. Aderson José de Oliveira pediu la vai. Eu quero só trocar os fios de dentro do meu apartamento, pois são fios de 1,50 mm no apartamento inteiro, quando foi projetado a fiação elétrica desse prédio a 10 anos atrás pode até ser que isso desse conta, mas agora com todos esses equipamentos eletrônicos que temos a nossa disposição essa bitola de fio astá muito ultrapassada. Contratei um Engenheiro tenho ART mas mesmo assim a síndica diz que não pode pois eu alterando os fios do meu apartamento vou estar alterando a carga, mas pelo que os Srs. estão me falando isso não procede pois para aumentar a carga só entrando em contato com a Concessionária daí eu pergunto novamente ela pode embargar a minha obra ??? Quais providências devo tomar ??? Obrigado se ficou alguma dúvida favor passar que eu tentarei expor de outra forma.

Foto de perfilFernando Lucas de Oliveira
Condômino(a)

Roberto você me convenceu em 90%, mas vamos tentar os outros 10%: no meu caso específico que você conhece temos o relógio que manda a energia para uma caixa que por sua vez distribui os fios para os apartamentos. Estive conversando com o síndico em questão e ele nos disse que cada conduíte serve dois apês. Do térreo até o último andar. Eu continuo entendendo que o que serve mais de um apê passa a ser comum. Concordo quanto ao custo; continuo resistente quanto à responsabilidade pelo serviço. O que você acha? Fernando adianta você aumentar a sua fiação? No meu prédio nós trocamos toda a fiação externa, até dentro dos apartamentos, e uma vez na caixa de força do apê ficou por conta de cada condômino. Não seria necessário dar uma geral no prédio?

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Fernando, dentro de sua unidade, pode executar o trabalho, sempre sob a supervisão do engenheiro elétrico, ao contrário do que sua sindica pensa, cabos mais grossos esquentam menos, logo diminuem as possibilidades de curto circuito por sobreaquecimento, você aumentando a bitola de sua fiação, por tabela aumenta a segurança de seu vizinho. Coloque com bastante jeito para a sua sindica, que ela está mal informada. Se você desejar aumentar muito o seu consumo interno, ai sim será necessário você pedir a companhia distribuidora de energia, um acréscimo de carga,ok

Foto de perfilAderson José de Oliveira
Síndico(a)

Boa tarde.Em 07/2013 fiz a reforma de todo ap do meu filho inclusive toda parte elétrica com auxilio de um profissional especializado.Nunca foi questionado.Dentro da sua unidade amparado por prissional e dentro da lei quem manda é vc.

Foto de perfilluiz madureira
Condômino(a)

Trocar o cabeamento (fios) não altera a carga... Provavelmente você está correndo mais riscos com os fios de 1,5mm²! Respalde-se com a ART do engenheiro e mãos à obra! Agora se o caso é instalação de novos aparelhos (ar-condicionado, chuveiro elétrico, máq. de lavar e etc.), você deve pedir para o engenheiro calcular a nova carga do seu apartamento e se for o caso trocar o disjuntor do seu quadro. Peça também para o eletricista verificar se a bitola da fiação que vai para o medidor da concessionária está de acordo com o calculado pelo engenheiro. Se for o caso de troca você deve pedir autorização à síndica e fazer o serviço semente depois de autorizado. Confie no profissional engenheiro!

Foto de perfilFelipe Ponce de Leon
Condômino(a)

Contrate um Arquiteto especialista em Autovistoria Predial que todos os seus problemas estarão resolvidos... Tel: 21 - 99844-8285 email: ccc_torres@hotmail.com Claudio - Arquiteto

Foto de perfilClaudio Campinho Torres
Outros

Prezado Fernando, se vc não alterar a amperagem e o número de fases do disjuntor de entrada vc pode fazer a mudança interna que quiser. Vc pode até trocar o disjuntor por um mais novo mas mantendo as mesmas características de tensão, corrente e número de fases. Somente tome cuidado que os disjuntores são projetados, também, para proteger os cabos logo ao aumentar os cabos internos certifique-se que os disjuntores instalados iram protegê-los.

Foto de perfilWaltencir dos Santos ANdrade
Síndico(a)

Fernando, voce esta relatando que tem o respaldo de um engenheiro eletricista, ja é um profissional de respeito, com certeza ele vai o veredito correto. Provavelmente a sindico não tem ganho de causa.Abraços

Foto de perfilLuiz Otaviano dos Santos
Síndico(a)

Fernando, sou arquiteta. Se você está trocando Somente os fios por outros mais grossos e mantendo o projeto elétrico com a distribuição de carga exatamente igual, não tem porque a sindica se intrometer. Isso, isoladamente não aumenta o consumo da unidade. Ao contrario, evita aquecimentos e perdas podendo diminuir o consumo final e reduzir o risco de incêndios. Agora se, juntamente com a mudança do diametro dos fios/cabos você esta alterando o projeto eletrico original, adicionando pontos de consumo, isso aumenta a carga total da unidade. Qual o problema? a princípio nenhum, desde que o restante do predio tenha estrutura (bitola dos cabos) para suportar esse aumento. Caso contrário os fios/cabos que chegam na sua unidade podem ser sobrecarregados e aquecer, podendo provocar incêndio ou quedas de energia (caso a chave geral nao suporte o aumento). Mas se vc tem um engenheiro, que assinou uma ART, nao deve ser a sindica que vá questionar. A não ser que ela seja também profissional da área e descorde do colega ou tenha um laudo provando que seu engenheiro está errado.

Foto de perfilFlavia Cavalcanti
Condômino(a)

Fernando, se voce esta trocando os fios velhos por novos com mesma bitola nada a ser questionado. Se voce esta trocando fios velhos por novos com maior bitola e não aciona nenhum aparelho de ar condicionado, chuveiros devido a novos banheiros, aquecimento central voce esta jogando dinheiro fora. Se voce esta trocando fios velhos por novos com maior bitola e aciona aparelho de ar condicionado, chuveiros devido a novos banheiros, aquecimento central o disjuntor de entrada do prédio vai cair e ai voce não poderá nem sequer pensar em mudar o mesmo.Requer a troca de toda fiacao da sua entrada no apto ate a entrada no relógio marcador da companhia de eletricidade instalada no térreo geralmente e isso so o sindico pode alterar e obviamente em conjunto com todos condôminos e aprovado em assembleia e novo projeto elétrico submetido a companhia elétrica. Porem pode ser uma pequena adicao por exemplo: so ar condicionado neste caso solicite do sindico ou obtenha na companhia elétrica o projeto elétrico do prédio para saber se a demanda calculada que define a capacidade dos disjuntores consegue absorver esta adicao do ar isto o seu engenheiro pode ver. Boa sorte

Foto de perfilLuiz Antonio Martins Fontes
Síndico(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error